Ir para o conteúdo PPGD Ir para o menu PPGD Ir para a busca no site PPGD Ir para o rodapé PPGD
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Estudantes da Escola Estadual Professora Maria Rocha visitaram a UFSM em projeto vinculado ao Núcleo de Direito Informacional coordenado pela professora Dra. Rosane Leal da Silva



Após as ações realizadas pelo Observatório Permanente de Discursos de Ódio do Núcleo de Direito Informacional (NUDI) na Escola Estadual Professora Maria Rocha, no dia 17 de setembro de 2019, foi a vez dos/as estudantes do terceiro ano do Ensino Médio realizarem uma visita ao prédio do CCSH – Antiga Reitoria para conhecerem um pouco mais sobre o curso de Direito da UFSM e debaterem sobre temas abordados nas pesquisas produzidas no NUDI.

Na ocasião, foi promovida uma fala inicial sobre os discursos de ódio e sobre temas contemporâneos que envolvem os usos da Internet, realizada pela Professora Dra. Rosane Leal da Silva. Em seguida, os/as integrantes do NUDI relataram suas experiências dentro do curso de Direito, em que expuseram suas trajetórias profissionais e acadêmicas.

A promoção deste encontro é fruto de um projeto da JAI JOVEM em parceria com o NUDI, que foi proposto pela aluna Francieli do Nascimento Carvalho, sob orientação da professora Laisa Quadros da Costa, ambas da Escola mencionada.

IMG_8488
Professora Dra. Rosane Leal da Silva em fala inicial para os/as estudantes da Escola Estadual Professora Maria Rocha
IMG_8490
Mariana Moreira, Jéssica Oliveira, Isabela Quartieri, Rosane Leal, Francieli Carvalho e Laisa Costa
Fonte: https://nudiufsm.wordpress.com/2019/10/01/estudantes-da-escola-estadual-professora-maria-rocha-visitaram-a-ufsm-em-projeto-vinculado-ao-nudi/

 

 

Veja o que já foi noticiado no blog do NUDI sobre essa ação de extensão do projeto coordenado pela professora Rosane Leal:

 

AÇÃO SOBRE DISCURSOS DE ÓDIO NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PROFESSORA MARIA ROCHA

Por Jéssica Oliveira

O Núcleo de Direito Informacional (NUDI), por meio das pesquisas realizadas no Observatório Permanente de Discursos de Ódio, realizou, nos dias 9 e 10 de setembro, uma ação de conscientização sobre a ocorrência de discursos de ódio com os/as alunos/as do segundo e do terceiro ano, da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha, em Santa Maria/RS.

A presente ação é fruto de um projeto da JAI JOVEM[1] proposto pela aluna Francieli do Nascimento Carvalho, sob orientação da professora Laisa Quadros da Costa, ambas da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha.

Na ocasião, foi realizada uma palestra inicial, coordenada pela Professora Dra. Rosane Leal da Silva, em que a temática foi introduzida, explicando-se “o que é” e “o que não é” o discurso de ódio, quem são as suas vítimas e as formas de denúncia. Em sequência, os/as integrantes do Observatório Permanente de Discursos de Ódio produziram uma atividade integrativa com os/as alunos/as, promovendo uma interlocução didática.

Assim, oportunizou-se um espaço plural para o debate sobre os discursos de ódio, tema necessário e urgente a ser discutido na sociedade contemporânea.

IMG_6665 2019
Profa. Dra. Rosane Leal da Silva contextualizando os discursos de ódio
Processed with VSCO with p5 preset
Integrantes do Observatório Permanente de Discursos de Ódio: Pablo Domingues, Jéssica Reis, Isabela Quartieri, Jéssica Oliveira, Angelita Camargo e Carolina Bonoto
Processed with VSCO with p5 preset
Integrantes do Observatório Permanente de Discursos de Ódio: Bianca Petri, Elisa Viana, Isabela Quartieri e Mariana Moreira

[1] A JAI JOVEM é um evento criado dentro da Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, que busca oferecer à comunidade ligada ao ensino médio e técnico da região, estudantes e professores, um canal de aproximação com a Universidade Federal de Santa Maria, onde os alunos de escolas públicas ou privadas da região sejam estimulados a conhecer o método científico, a experimentação, a produção de novos conhecimentos e os professores possam ter na Universidade um canal de troca de informações e de conhecimentos que subsidie suas rotinas pedagógicas e suas práticas em sala de aula.

 


Publicações Recentes