Ir para o conteúdo PPGD Ir para o menu PPGD Ir para a busca no site PPGD Ir para o rodapé PPGD
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Curso de Formação sobre Direitos Humanos e Migrações integra parceria entre MIGRAIDH e CEIP



A primeira atividade de formação conjunta entre o MIGRAIDH, Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional da Universidade Federal de Santa Maria, responsável pela Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UFSM, e a CEIP, Clínica de Estudos e Intervenções em Psicologia da UFSM, ocorreu na sexta-feira, dia 10 de maio, nos turnos da manhã e tarde.

O Termo de Parceria firmado em março deste ano entre o MIGRAIDH/CSVM e a CEIP visa consolidar um serviço especializado conjunto de atendimento psicológico à população constitutiva do grupo social vulnerável de migrantes e refugiados(as). O curso de formação é uma das ações estratégicas do convênio voltadas à capacitação e qualificação interdisciplinar das equipes extensionistas atuantes no âmbito dos respectivos programas.

A atividade desenvolvida no turno da manhã, em um primeiro momento, abordou as questões jurídicas relacionadas ao tema, como a Lei do Refúgio e a Lei de Migração, bem como os aspectos éticos que envolvem a atuação em extensão com grupo social específico. Também foi abordada a importância da política de ingresso de migrantes e refugiados da UFSM, de iniciativa do MIGRAIDH/CSVM e aprovada em 2016 na universidade, a qual permanece suspensa desde o segundo semestre de 2018 pela ausência de editais, apesar da Resolução 041/2016 prever edital permanente anual. O primeiro momento foi ministrado pela mestranda do Programa de Pós-graduação em Direito Jaqueline Bertoldo e pelo mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Luís Augusto Minchola, ambos extensionistas e pesquisadores das linhas MIGRAIDH/CSVM.

Posteriormente, o pós-doutorando Guilherme Curi e a doutoranda Nathália Drey Costa do Programa de Pós-Graduação de Comunicação, também extensionistas do MIGRAIDH/CSVM, discutiram os desafios éticos e comunicacionais das migrações, e abordaram os principais equívocos, especialmente da mídia, ao falar sobre migrações.

No turno da tarde, houve um momento para refletir sobre “A escuta psicológica”, em que as reflexões foram conduzidas pela graduanda em Psicologia da UFSM Juliana Maliska, bolsista da CEIP. A dinâmica foi de uma roda de conversa em que todos puderam discutir sobre o papel da Psicologia e sua importância na construção do reconhecimento da alteridade.

 

(Texto: Leandra Cruber e Bibiana Pinheiro. Fotos: Tainan Oliveira).

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-563-3294

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes