Ir para o conteúdo PPGD Ir para o menu PPGD Ir para a busca no site PPGD Ir para o rodapé PPGD
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Resumo sobre extensão na área do direito é premiado em Mostra Científica



O resumo “CEPEDI educomunica direito: das oficinas de práticas educomunicativas como tecnologia assistiva” foi premiado com menção honrosa na “I Mostra Científica Online – extensão e pesquisa durante o isolamento social” promovida pela Universidade do Pernambuco (UPE). A produção acadêmica é de autoria da mestre em Direito e em Extensão Rural, ambos pela UFSM, Bárbara Chiodini Axt Hoppe e do mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (POSCOM/UFSM) Luan Moraes Romero com orientação do coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas em Direito e Internet (CEPEDI) o Prof Dr Rafael Santos de Oliveira. O resumo faz alusão às atividades de capacitação desenvolvidas no último semestre, tanto no âmbito da Universidade quanto na Universidade Franciscana (UFN), para os alunos de graduação e pós-graduação sobre o fazer extensionista em uma perspectiva educomunicacional.
 
De forma inovadora, a UPE propôs que a mostra ocorresse em ambiente virtual. Junto aos resumos submetidos também foi pedido pela instituição organizadora que um vídeo de apresentação dos trabalhos fosse enviado. Durante os dias 17 e 18 de junho todos as 160 produções audiovisual foram exibidas em um canal do Youtube atrelado à mostra, e os participantes foram convidados a comentar nos vídeos uns dos outros. No último dia 26 de junho, a comissão organizadora divulgou o nome dos trabalhos que foram contemplados com a menção honrosa. A premiação foi uma surpresa para os autores e também uma boa notícia em meio a situação pandêmica que vivemos. “Receber a menção honrosa foi uma ótima surpresa. Nos indica que nosso projeto de extensão tem caminhado na direção certa, mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia” ressalta Bárbara.
 
A situação desafiadora imposta pela pandemia de covid-19 não foi destaque só na forma com que a mostra científica ocorreu, mas também foi catalisador da reformulação das atividades de capacitação para extensão desenvolvidas no projeto “O Direito Achado na Web: riscos e oportunidades do ciberespaço”, que passaram a ser desenvolvidas no ambiente virtual. Mesmo em outras ambiências a abordagem dialógica e reflexiva é mantida, assim como a atenção na construção de ações em consonância com as realidades sociais que são trazidas na bagagem de cada um dos alunos envolvidos nas capacitações.
 
O projeto “O Direito Achado na Web” faz ações de cunho educomunicacional em parceria com a escola municipal de ensino fundamental Duque de Caxias. No biênio de 2018-2019, foram desenvolvidas oficinas com as crianças dos quartos e sextos anos, além de trabalhar com o EJA. Nesses dois anos, já passaram pelas ações 189 crianças e pré-adolescentes, e também 49 jovens e adultos do EJA, com acompanhamento de 5 professores. Em 2020, já se planeja o retorno de ações com a escola, também em âmbito virtual, assim como novos projetos estão sendo gestados após as capacitações. Quem sabe em um futuro próximo consigamos discutir com a comunidade sobre as legislações que falam sobre privacidade pessoal, ou que um chatbot nos informe sobre a disseminação de fake news, ou ainda promover discussões sobre liberdade de expressão nas redes sociais? As possibilidades se ampliam a cada vez que novas pessoas se capacitam e se engajam na defesa dos direitos humanos.
 
Para saber mais sobre as ações do projeto de extensão e sobre as atividades do Centro de Pesquisas e Estudos em Direito e Internet acesse www.cepedi.org
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-563-3517

Publicações Recentes