Ir para o conteúdo PPGD Ir para o menu PPGD Ir para a busca no site PPGD Ir para o rodapé PPGD
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

XII Seminário Nacional da Cátedra Sérgio Vieira de Mello do ACNUR (CSVM) – 28 e 29 de setembro



Nos dias 28 e 29 de setembro, será realizado o XII Seminário Nacional da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, que terá como tema a Proteção de Refugiados no Contexto da Pandemia. O evento será transmitido pelo Canal do ACNUR no Youtube.

Neste ano, o Seminário Nacional da Cátedra Sérgio Vieira de Mello do ACNUR (CSVM) é organizado pelas universidades UFSM, UFES, UFRGS e UFU, com o apoio da Agência da ONU para Refugiados. O evento acadêmico apresentará 4 mesas temáticas para discussão e elaboração de proposições em torno de temas sensíveis voltados à agenda de direitos humanos de refugiados.

A conferência de abertura acontecerá no dia 28, às 18h30, com a presença do Representante do ACNUR no Brasil, José Egas, e do Padre Paolo Parise, referência na atuação com a proteção das pessoas refugiadas. Também serão apresentados os dados do Relatório Anual da CSVM, com as ações e resultados de pesquisa, ensino e extensão das 30 universidades que integram a Cátedra.

Cronograma das mesas:

28/09, às 14h00, Mesa 1: Revalidação de Diplomas e Inserção nas Universidades, organizada e mediada pela Profa. Dra. Giuliana Redin (UFSM), com a participação da convidada Camila Suemi Tardin e dos representantes das Cátedras, Prof. Dr. José Blanes Sala (UFABC), Prof. Dr. João Henrique Ribeiro Roriz (UFG), Prof. Dr. Marcio de Oliveira (UFPR) e Profa. Doutoranda Angela Magalhães Vasconcelos (UFF).

28/09, às 16h00, Mesa 2: Acolhimento Linguístico e Mediação Intercultural, organizada e mediada pelo Prof. Dr. Rodrigo Lages (UFRGS), com a participação da convidada Profa. Dra. Gabriela da Silva Bulla (UFRGS) e dos representantes das Cátedras, Profa. Dra. Rosane Silveira (UFSC), Profa. Dra. Bruna Pupatto Ruano (CSVM UFPR) e Profa. Dra. Maria Lúcia Assunção Barbosa (UnB).

29/09, às 8h00, Mesa 3: Acesso a Direitos, organizada e mediada pela Profa. Dra. Brunela Vincenzi (UFes), com a participação do Dr. João Freitas de Castro Chaves (DPU) e dos representantes das Cátedras, Prof. Dr. João Carlos Jarochinski Silva (UFRR), Profa. Doutoranda Angela Vasconcelos (UFF) e Profa. Me. Rafaela Ludolf (UNIFACS).

29/09, às 10h00, Mesa 4: Políticas Públicas e Marcadores Sociais, organizada pela Profa. Dra. Marrielle Maia Alves Ferreira, mediada pela Profa. Dra. Vivianne Peixoto, com a participação da convidada refugiada advogada Hortense Mbuyi Mwanza e representantes das Cátedras Profa. Dra. Maria da Consolação Gomes de Castro (PUC Minas), Prof. Dr. Hermes Moreira Júnior (UFGD) e da Profa. Dra. Brunela Vieira de Vincenzi (UFES).

Acesse aqui a descrição de cada uma das mesas

Link de inscrição (para certificação):  www.even3.com.br/xiiseminariodascsvm

Link de transmissão: https://bit.ly/seminarioCSVM

Mais informações sobre o seminário: csvmufu@gmail.com

Clique aqui para ler o texto completo no site do ACNUR

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-563-4050

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes