Ir para o conteúdo PPGD Ir para o menu PPGD Ir para a busca no site PPGD Ir para o rodapé PPGD
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

MIGRAIDH/CSVM recebe integrantes da OIM e da ADRA Brasil para discutir a inserção laboral de migrantes em Santa Maria e região



Na última sexta-feira (18), a coordenadora do MIGRAIDH/CSVM, Giuliana Redin, juntamente com integrantes do grupo, recebeu Iurqui Pinheiro, coordenador de projetos da OIM – Organização Internacional para as Migrações, e Tânia Fritoli, gerente de projetos da ADRA Brasil, para discutir a inserção laboral de migrantes em Santa Maria e região. Na ocasião, foram apresentadas diferentes iniciativas lideradas pelas organizações em prol da inserção de migrantes no mercado de trabalho no Brasil.

O Projeto Oportunidades – Integração no Brasil, da OIM, tem como objetivo impulsionar a integração econômica de venezuelanos e migrantes de países vizinhos em situação de vulnerabilidade no Brasil e atua em diferentes frentes, do fomento ao empreendedorismo para migrantes que querem iniciar seu negócio ou que já são empreendedores à capacitação profissional, à empregabilidade nos setores produtivos locais. Um dos projetos apoiados pelo Oportunidades e apresentados no encontro é o Connect Brasil, iniciativa da ADRA Rio Grande do Sul, que estruturou uma plataforma que conecta migrantes a vagas no mercado de trabalho do Rio Grande do Sul e apoia o empreendedorismo na área de doceria gourmet. Para a professora Giuliana, a parceria entre a OIM e o MIGRAIDH/CSVM é fundamental para o fortalecimento das redes locais de apoio à inserção laboral e estímulo à contratação de migrantes no setor produtivo local, essenciais à integração local.

Os mesmos projetos foram apresentados em reunião do MIGRAIDH/CSVM, OIM e ADRA Brasil com o secretário João Chaves e o chefe de gabinete Naldo Vargas, da Secretaria de Município de Desenvolvimento Social de Santa Maria. Na ocasião foi destacada a importância da inserção dos municípios nas estratégias de interiorização de venezuelanos pelo Governo Federal. 

A inserção laboral de migrantes e refugiados é uma das questões mais relevantes para o MIGRAIDH/CSVM e foi tema de um painel e de um módulo no 2º Curso de Formação e Capacitação em Direitos Humanos para Servidores Públicos e Atores Sociais de Santa Maria, Migração, Refúgio e Políticas Públicas, realizado em dezembro de 2021. Atualmente, uma equipe do MIGRAIDH/CSVM faz o levantamento semanal das vagas de trabalho disponíveis na cidade de Santa Maria e região e divulga nas redes sociais e nos grupos dos migrantes. A equipe auxilia, também, na criação e formatação de currículos, bem como na facilitação e orientação dos migrantes para as entrevistas de trabalho.

Matéria: Marília Moreira Ravanello 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-563-4203

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes