Ir para o conteúdo PPGD Ir para o menu PPGD Ir para a busca no site PPGD Ir para o rodapé PPGD
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Lançamento da obra Psicologia Social da Vulnerabilidade do Migrante Internacional



Na última quarta-feira (04), a professora Giuliana Redin, do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSM, lançou o livro Psicologia Social da Vulnerabilidade do Migrante Internacional, publicado pela Editora UFSM, na 49ª Feira do Livro de Santa Maria.

A obra aponta para a gênese constitutiva da exclusão do outro a partir do migrante internacional. Aquele que personifica “o que não se quer ser”, o não recognoscível como sujeito, alguém sem lugar na Lei da Hospitalidade tal como concebida na ordem dos Estados e das sociedades. Ao mesmo tempo, este personagem, o migrante internacional, é alguém que carrega consigo uma ruptura, um “estado de ser descontínuo”, uma “fratura incurável”, uma ausência.

Em dois capítulos, “Trauma Constitutivo” e Estrangeiridade: A psicologia social da exclusão do migrante internacional e Ser Migrante! Experiência de si em outro lugar, a autora aborda a xenofobia estrutural constitutiva das sociedades e suas instituições e também constitutiva do sujeito, e, pelos testemunhos, promove o encontro com o Outro, com o sujeito desenraizado, deslocado. 

Psicologia Social da Vulnerabilidade do Migrante Internacional traz aportes para subsidiar uma teoria sobre a vulnerabilidade psicossocial do migrante internacional e adentra nas instâncias psicossociais de análise da exclusão de migrantes e refugiados. 

“Como exorcizar a escolha de um futuro sem autonomia, a utopia sem desejabilidade, a história implicitamente determinada? Esta libertação, da exploração, da desigualdade e da opressão, poderia ser  produzida mediante o uso sistemático do conhecimento acerca das circunstâncias da vida social” (TESSARA, 2021, prefácio à obra). A obra convida a refletir sobre o sujeito e a condição de sujeito desejante, autônomo, íntegro, as instituições e os desafios dos direitos humanos, que perpassam pelo reconhecimento do outro.  

A publicação em e-book gratuito pela Editora da UFSM, pode ser acessada aqui.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-563-4245

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes