Ir para o conteúdo PPGD Ir para o menu PPGD Ir para a busca no site PPGD Ir para o rodapé PPGD
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Migraidh promove oficinas nas escolas com o tema Migrações Internacionais e Direitos Humanos



No mês de setembro, o Migraidh realizou mais uma etapa do projeto Oficina nas Escolas, que tem como objetivo a conscientização a respeito do tema das migrações internacionais e dos direitos humanos.

“Os direitos humanos precisam estar presentes”. “Todo mundo, todo ser humano quer sobreviver, então precisamos colocar isso na nossa perspectiva e também em nossa proteção para os migrantes”. “A questão é que todo o migrante, todo o refugiado pode acrescentar algo para a sociedade”. “Os refugiados não estão vindo de mãos vazias”. Estas são frases ditas por refugiados e migrantes nas Nações Unidas, que falam sobre reconhecimento, respeito e igualdade sem discriminação por condição de nacionalidade e inspiram as oficinas para o debate de direitos humanos que o tema convoca e a importância das migrações para o desenvolvimento das sociedades de acolhida. 

A dificuldade de acesso aos serviços públicos e atendimento inadequado, pelo desconhecimento sobre os direitos de migrantes e refugiados, pela barreira linguística e cultural, a dificuldade de inserção laboral, por estes fatores, e a tendência de maior exploração na relação de trabalho, o preconceito vivido na sociedade de acolhida, são uma realidade para migrantes e refugiados. Pessoas que buscam segurança de vida e oportunidade de melhores condições para viverem com dignidade enfrentam nos países de destino muitas situações de exclusão e discriminação. Isso porque há um senso comum que reforça o preconceito e a violência contra imigrantes e refugiados, que naturaliza uma posição inferior diante do nacional. As oficinas nas escolas, voltadas aos estudantes de ensino médio, buscam alertar para essa situação e combater a discriminação por meio da informação e do conhecimento sobre as migrações internacionais.

A atividade perpassa a desconstrução de estereótipos sobre a presença dos imigrantes na sociedade de acolhida, enfatiza a importância da informação, o respeito à diversidade cultural, aborda sobre os direitos reconhecidos na Política de Estado brasileira e convida os participantes a refletir sobre o compromisso ético com o outro e os direitos humanos.

As oficinas contam com a participação de estudantes de graduação e pesquisadores/as e imigrantes integrantes do coletivo Migraidh, de variadas áreas do conhecimento, como Direito, Psicologia, Relações Internacionais e Serviço Social.  Até o momento, estudantes do Colégio Politécnico da UFSM e do Colégio Marista Santa Maria já contaram com as oficinas.

Equipe Migraidh

Fonte das frases referidas: ONU Brasil. Migrantes e Refugiados por eles mesmos. Disponível em: <https://youtu.be/kxWDTjeOQT4> 

 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-563-4499

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes