Ir para o conteúdo PPGD Ir para o menu PPGD Ir para a busca no site PPGD Ir para o rodapé PPGD
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo
Início do conteúdo
Publicado: 6 novembro 2019 - 19:20 | Última modificação: 6 novembro 2019 - 19:20
Ouvir
A IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS DOENÇAS PSICOSSOCIAIS NO AMBIENTE DE TRABALHO

TÉCNICO-CIENTÍFICOS

Programa de Pós-Graduação em Direito - sala 504 - Santa Maria

22/11/2019 19:30 - 29/11/2019 21:30

Descrição

CURSO: A importância da conscientização sobre as doenças psicossociais no ambiente de trabalho.

MINISTRANTE: Ma. Fernanda Duarte da Silva.
NÚMERO DE VAGAS: 30 – vagas limitadas.
INSCRIÇÕES: encaminhar Nome completo e instituição vinculada para o e-mail: doencasnotrabalho@gmail.com
PÚBLICO ALVO: estudantes de graduação e pós-graduação em Direito e demais interessados pelo tema.
DATAS: 22/11/2019 das 19H:30MIN às 22H;
29/11/2019 das 19H às 21H30MIN;
LOCAL: SALA 503, PPGD/UFSM. Rua Mal. Floriano Peixoto, 1184, Santa Maria- RS. Prédio Antiga Reitoria.
CARGA HORÁRIA: 5 HORAS.

**Após a realização do curso será emitido certificado de participação para todos que comparecerem ao evento e encaminhado para o e-mail fornecido no ato da inscrição.

Programação

EMENTA DO CURSO: Os transtornos mentais estão cada vez mais presentes e inseridos no mundo do trabalho, sobretudo nos últimos anos pela forma como as relações de trabalho foram se modificando. O meio ambiente laboral passou por diversas mudanças: a tecnologia, a inserção dos meios que facilitam a comunicação e que tanto contribuem para uma célere conexão, por vezes acabam deixando os trabalhadores reféns dos trabalhos e destes meios, ocasionando o adoecimento psicológico.
Por isso, é preciso que se busque uma conscientização geral dos atores sociais (empregadores, familiares, amigos, sociedade em geral e também dos trabalhadores) sobre a necessidade de haver um meio ambiente do trabalho psicologicamente salubre, que seja sensível aos riscos psicossociais laborais e aos transtornos mentais ocupacionais, especialmente no momento em que se vive no Brasil, frente a uma verdadeira epidemia de doenças ocupacionais.

OBJETIVOS DO CURSO: Compreender a realidade laboral dos trabalhadores no Brasil e a necessidade de implementação de recursos que tenham como resultados melhores condições de saúde para a população laboral. Pois, não interessa apenas a ausência de doenças, mas o desenvolvimento integral das pessoas e da comunidade. A ênfase, então, na saúde mental, desloca-se da doença à saúde e à observação de como os seres humanos vivem em seu cotidiano. Além disso, o objetivo é conscientizar o maior número de pessoas possíveis para a gravidade das doenças psicossociais que estão cada dia mais presentes no ambiente laboral. Avaliar as consequências das doenças psicossociais que os trabalhadores sofrem e da precarização do mundo do trabalho com o (res)surgimento de “novas formas de trabalho”. Por fim, pretende-se verificar a histórica precarização das condições de trabalho, em face das perdas sofridas pela sociedade brasileira, no que diz respeito aos direitos sociais, particularmente, os direitos trabalhistas.

O CURSO SERÁ DIVIDIDO EM DUAS UNIDADES:

UNIDADE 1 – 22/11/2019: DOENÇAS PSICOSSOCIAIS E A RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE DE TRABALHO; REFLEXOS DO MEIO AMBIENTE INSALUBRE E O SURGIMENTO DE DOENÇAS MENTAIS; RELAÇÃO DO TRABALHO COM AS DOENÇAS COMO DEPRESSÃO E SÍNDROME DE BURNOUT.

UNIDADE 2 – 29/11/2019: AS NOVAS DOENÇAS MENTAIS RELACIONADAS AO MEIO AMBIENTE DE TRABALHO; A PRECARIZAÇÃO ESTRUTURAL E AS PROFISSÕES MAIS SUSCETÍVEIS AO SURGIMENTO DE DOENÇAS MENTAIS; A NECESSIDADE DE ORIENTAÇÃO DOS ATORES SOCIAIS PARA A PREVENÇÃO DAS DOENÇAS PSICOSSOCIAIS.

Inscrição

NÚMERO DE VAGAS: 30 – vagas limitadas.

INSCRIÇÕES: encaminhar Nome completo e instituição vinculada para o e-mail: doencasnotrabalho@gmail.com

PÚBLICO ALVO: estudantes de graduação e pós-graduação em Direito e demais interessados pelo tema.

Contato

doencasnotrabalho@gmail.com

doencasnotrabalho@gmail.com

Localização

Programa de Pós-Graduação em Direito - sala 504

Rua Marechal Floriano Peixoto - 1184 - Centro - 5. andar

Santa Maria - Rio Grande do Sul

Realização