Ir para o conteúdo PPGD Ir para o menu PPGD Ir para a busca no site PPGD Ir para o rodapé PPGD
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Núcleo de Direito, Marxismo e Meio Ambiente

NÚCLEO DE DIREITO, MARXISMO E MEIO AMBIENTE

Pesquisa Em Atividade

Contato:

nudmarx.ufsm@gmail.com (55) 3220-9203 Prédio:3º andar Sala:sala 305 – Rua Marechal Floriano Peixoto, nº 1184

Notícias nudmarx
Divulgada a programação do IV Encontro Regional de Direito, Marxismo e Meio Ambiente
Nos próximos dias 24 e 25 de outubro de 2019, durante a Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, ocorrerá o IV Encontro Regional de Direito, Marxismo e Meio Ambiente, organizado pelo…
26/09/2019 – 15:51
NUDMARX organiza III Encontro Regional de Direito, Marxismo e Meio Ambiente
Nos dias 25 e 26 de outubro de 2018, o NUDMARX realizará o “III Encontro Regional de Direito, Marxismo e Meio Ambiente”. O Evento é uma continuação das edições anteriores,…
05/10/2018 – 16:00
NudMarx promove aula aberta sobre marxismo e meio ambiente
Nos dias 25 e 26 de outubro de 2018, o NUDMARX realizará o “III Encontro Regional de Direito, Marxismo e Meio Ambiente”. O Evento é uma continuação das edições anteriores,…
05/06/2018 – 16:01
NudMarx organiza oficina no XIII Congresso de Direito da UFSC
Na última sexta-feira, 18 de maio, o NudMarx participou do XIII Congresso de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), organizado pelo Centro Acadêmico XI de Fevereiro (CAXIF). Na…
19/05/2018 – 16:04
NudMarx promove segunda edição do Curso sobre Categorias Marxistas
Nesta quinta-feira, dia 5 de abril, inicia a segunda edição do Curso Sobre Categorias Marxistas, uma das iniciativas que deram origem ao Núcleo de Direito, Marxismo e Meio Ambiente da…
02/04/2018 – 16:06
Núcleo de Direito, Marxismo e Meio Ambiente (NUDMARX) participou do evento “Diálogos entre Universidades – USP/UFSM – Direito, sociedade e crítica”
Nos dias 02 e 03 de junho, o Núcleo de Direito, Marxismo e Meio Ambiente (NUDMARX) da Universidade Federal de Santa Maria participou do evento “Diálogos entre Universidades – USP/UFSM…
25/08/2017 – 16:08
Apresentação

O NuDMarx é um grupo de pesquisa vinculado ao Curso e ao Programa de Pós-gradução em Direito da UFSM, e coordenado pela prof.ª Maria Beatriz Oliveira da Silva (Prof.ª Bia). As pesquisas científicas desenvolvidas pelo grupo concentram-se em três linhas:

1) Marx por ele mesmo;

2) Marxismo e Direito;

3) Marxismo e Meio Ambiente.

Seu principal objetivo é atualizar o debate no campo teórico marxista com a temática jurídico ambiental e, ao mesmo tempo, enriquecer a teoria crítica do direito com o instrumental teórico marxista.

História 

O ensino proposto para os alunos do Curso de Direito apresenta um caráter predominante dogmático. Por isso, impera a necessidade de oportunizar um aprendizado crítico.

Nesse sentido, em abril e maio de 2014, a Prof.ª Maria Beatriz Oliveira da Silva, vinculado ao Departamento de Direito da UFSM, realizou um curso sobre Categorias Marxistas. Esse curso contou com as contribuições do Prof. Diorge Alceno Konrad, vinculado ao departamento de História da UFSM, e Sérgio Alfredo Prieb, vinculado ao departamento de Economia da UFSM.

O objetivo desse evento residia na aquisição de conhecimento das categorias-chaves da teoria de Marx pelos participantes, e na formação de um grupo de pesquisa em Direito e Marxismo na UFSM.

Felizmente, os propósitos desse curso foram cumpridos. E assim, nasceu o Núcleo de Direito, Marxismo e Meio Ambiente (NuDMarx) em agosto de 2014.

Acervo Bibliográfico

Funcionamento

O NuDMarx objetiva realizar uma crítica à forma jurídica e também reivindicar a sua superação. Além disso, o grupo aborda a crise ambiental através da matriz teórica marxista, contribuindo para a atualização desse campo teórico.

As pesquisas desenvolvidas em seu âmbito estruturam-se em três eixos:

1) Marx por ele mesmo: resgate das categorias e do método proposto por Karl Marx;

2) Marxismo e Direito: contribuições da teoria marxista para uma teoria crítica do Direito;

3) Marxismo e Meio Ambiente:  análise da crise ambiental no capitalismo e das possibilidades de um desenvolvimento sustentável.

Esses eixos norteiam as leituras realizadas nas reuniões do Núcleo. As reuniões ocorrem quinzenalmente nas quintas-feiras das 17h às 18h30, na sala 503, 5º andar do Prédio da Antiga Reitoria da UFSM.

Os encontros são abertos à comunidade em geral e as leituras requisitadas são previamente divulgadas. Assim, é possível participar do grupo como ouvinte ou como pesquisador.

Ouvinte é aquele que comparece às reuniões do grupo, contribui para as discussões, mas não firma nenhum compromisso com a produção científica. Já pesquisador é aquele que, além de comparecer nas reuniões e ser participativo, elabora trabalhos científicos.

Para ser pesquisador, não é exigida uma análise de currículo, nem a realização de provas. Basta a assiduidade do aluno e a apresentação de projeto adequado às linhas temáticas.

O NuDMarx está cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e conta com financiamento desse órgão.

Ademais, o grupo possui uma sala própria, número 305, localizada no 3º andar do Prédio da Antiga Reitoria da UFSM.