Ir para o conteúdo PPGDCH Ir para o menu PPGDCH Ir para a busca no site PPGDCH Ir para o rodapé PPGDCH
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Passos para defesa

I. Abertura do processo de qualificação (mestrado):

Encaminhar documento à coordenação do programa clique aqui

A secretaria fará convites oficiais que, após assinatura da coordenadora, serão encaminhados juntamente com o trabalho (responsabilidade do aluno).

Modelo de parecer será anexado ao convite, o qual indicará o prazo de 30 dias para apreciação do trabalho.

O membro da banca enviará, por e-mail, parecer para o orientador(a) e para o e-mail do programa.

Prazos:

– 30 dias para a banca apreciar o trabalho e retornar parecer previamente enviado.

-20 dias para aluno verificar as considerações da banca e efetuar as alterações solicitadas.

– 30 dias para nova apreciação da banca, prévia à data da defesa de dissertação.

II. Abertura do processo de defesa (mestrado):

Realizadas as correções sugeridas pela banca de qualificação, o aluno solicitará abertura do processo de defesa.

A Secretaria é responsável pela confecção do convite oficial para participação na banca, juntamente com encaminhamento de autorizações para compra de passagens, além da reserva do hotel, no caso de banca externa. O convite, após assinatura da coordenadora, será encaminhado juntamente com o trabalho impresso (responsabilidade do aluno).

O encaminhamento da versão final (anterior à defesa) deve ocorrer 30 dias antes da data da defesa. Neste momento o aluno deverá abrir processo online no site.ufsm.br/prpgp (ler tutorial solicitação de MDT).

A banca de qualificação e a de defesa de mestrado será, preferencialmente, a mesma.

É de responsabilidade do aluno coletar as assinaturas da folha de aprovação, no dia da defesa, considerando que as versões finais precisam desta folha devidamente assinada pela banca.

Após a defesa, a banca indicará um prazo (de 30 a 60 dias) para que o aluno faça as correções e entregue, na secretaria do programa, o material discriminado abaixo sendo que a não entrega implicará em não expedição do diploma.

Material que deve ser entregue após defesa de dissertação:

– 3 dissertações com capas duras, devidamente assinadas pela banca examinadora;

– comprovante de envio de um artigo, para revista Qualis B1 ou superior (área 21);

– um CD contendo o trabalho em arquivo único (PDF);

– autorização para publicação do trabalho na web, devidamente assinada.

OBS.: O PPGDCH exige ficha catalográfica na versão final da dissertação. A ficha catalográfica e a menção dos direitos autorais são itens obrigatórios conforme o Regulamento do PPGDCH, e deverão ser inseridos no verso da folha de rosto.

III. Abertura do processo de qualificação (doutorado):

A qualificação de doutorado deve ser efetivada em até 24 meses após o ingresso no programa; para tanto o aluno deverá encaminhar documento à coordenação do programa clique aqui

A Secretaria é responsável pela confecção do convite oficial, encaminhamento de autorizações para compra de passagens e da reserva do hotel, no caso de banca externa. O convite oficial, após assinatura da coordenadora, será encaminhado juntamente com o trabalho impresso (responsabilidade do aluno), no prazo de 30 dias antes da data da qualificação.

Neste momento o aluno deverá abrir processo online no site.ufsm.br/prpgp (ler tutorial solicitação de MDT).

IV. Abertura do processo de defesa (doutorado):

Solicitar abertura do processo de defesa, indicando a comissão examinadora, título do trabalho, data e hora, à secretaria do programa.

A Secretaria é responsável pela confecção do convite oficial que será encaminhado à banca, juntamente com encaminhamento de autorizações para compra de passagens, além da reserva do hotel, no caso de banca externa. O convite, após assinatura da coordenadora, será encaminhado juntamente com o trabalho impresso (responsabilidade do aluno).

O encaminhamento do trabalho deve ocorrer 30 dias antes da data da defesa. Neste momento o aluno deverá abrir processo online no site.ufsm.br/prpgp (ler tutorial solicitação de MDT),

A banca de qualificação e a de defesa de tese será, preferencialmente, a mesma.

É de responsabilidade do aluno coletar as assinaturas da folha de aprovação, no dia da defesa, considerando que as versões finais precisam desta folha devidamente assinada pela banca.

Após a defesa a banca indicará um prazo (de 30 a 60 dias) para que o aluno faça as correções e entregue, na secretaria do programa, o material discriminado abaixo sendo que a não entrega implicará em não expedição do diploma.

Material que deve ser entregue após defesa de tese:

– 3 dissertações com capas duras, devidamente assinadas pela banca examinadora;

– comprovantes de envios de dois artigos (um para revista Qualis B1 ou superior e um para revista A podendo ser A1 ou A2);

– um CD contendo o trabalho em arquivo único (PDF);

– autorização para publicação do trabalho na web, devidamente assinada.

OBS.: O PPGDCH exige ficha catalográfica na versão final da tese. A ficha catalográfica e a menção dos direitos autorais são itens obrigatórios conforme o Regulamento do PPGDCH, e deverão ser inseridos no verso da folha de rosto.