Ir para o conteúdo PPGE Ir para o menu PPGE Ir para a busca no site PPGE Ir para o rodapé PPGE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PROGRAMAÇÃO DO IV ENCONTRO OUVINDO COISAS E III ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MUSICAL E PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA: SONS DA VIDA, AUTOBIOGRAFANDO HISTÓRIAS



ROGRAMAÇÃO DO IV ENCONTRO OUVINDO COISAS E III ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MUSICAL E PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA: SONS DA VIDA, AUTOBIOGRAFANDO HISTÓRIAS

 

Local: Caixa Preta/ CAL-UFSM (Provocações), Audimax e Salas de Aula /CE-UFSM (Vivências e Rodas de Conversa).
O Canal 1 da  Multiweb transmitirá ao vivo, acesse aqui – www.multiweb.ufsm.br/aovivo/canal1

 

10 DE OUTUBRO

MANHÃ

8h30min: Credenciamento

9h: Abertura

9h30min: Provocação – Sons da vida, autobiografando histórias – Valeska Fortes de Oliveira (UFSM) e Ana Lúcia de Marques e Louro-Hettwer (UFSM).

10h: Café cultural

10h30min: Provocação – Poéticas e políticas da escuta: na arte, na escola, na vida – Glauber Resende (UFRJ).

12h: Intervalo para almoço

 

TARDE

14h – Vivências (oficinas)

1. Corpo e voz na docência: O Sensível na vida do professor – Camila Borges (UFSM), Cândice Lorenzoni (UFSM) e Andriza Kemel Zanella (UERGS). Sala 1321 – CAL, prédio 40.

A proposição dessa oficina visa problematizar a docência a partir de experiências concretas, envolvendo o corpo e a voz do professor. Busca-se com este direcionamento, uma abordagem voltada à educação sensível na  formação de professores, enfocando a história de vida, o imaginário, a corporeidade, a vocalidade e a criatividade a partir de um trabalho focado no devaneio e na reinvenção de si no contexto em que vivemos/atuamos.

2. O cinema de cada um – Marilia Hartmann (IFSC), Noeli Weschenfelder (UNIJUI) e Marilene Leal Farenzena (UFSM). Sala 20 do Anexo do CE.

A oficina “O cinema de cada um” pretende trabalhar com a metodologia autobiográfica com enfoque nas singularidades do cinema na vida e na formação docente. Com o objetivo de problematizar o cinema enquanto experiência estética propulsora de imaginários.

3. Memórias e aprendizagens na flauta doce – Ana Louro (UFSM), Vanessa Weber (UFSM) e Zelmielen Adornes de Souza (UFSM). Sala Verde – 3287 – PPGE, prédio 16.

Os participantes serão convidados a narrarem as suas histórias de vida relacionada ao instrumento flauta doce. Também serão convidados a tocar dentro da experiência de cada um. Aqueles que ainda não tocam serão introduzidos ao instrumento. Disponibilizaremos flautas doce soprano e apresentadas as flautas sopranino, contralto, tenor e baixo. Serão discutidas (im)possibilidades da utilização desse instrumento no ensino de música na Escola Básica.  Será preparado um repertório com os participantes da oficina, a partir das memórias e da experiência de cada um com o instrumento, podendo incluir também a voz, materiais alternativos e/ou percussão corporal. 

4. Memórias musicais e ensino de música – Juliane Riboli Corrêa (UFSM), Jéssica de Almeida (UFSM) e Laura Cordeiro (UFSM). Sala 12 do Anexo do CE.

Oficina voltada para a reflexão e prática de repertórios e atividades musicais a partir da perspectiva das memórias e narrativas de si. Partindo desse pressuposto, questiona-se de que maneira estas memórias se manifestam na constituição dos professores e em suas escolhas pedagógicas.

5. Improvisação musical – Adolfo Almeida Júnior (UFRGS). Auditório Caixa Preta, prédio 40.

A oficina pretende oportunizar uma atividade musical para todos que se dispuserem a interagir através dos sons. Ouvir e criar música espontânea se constitui em uma alternativa à relação estereotipada com a música produzida pela massificação musical, participando do ato criativo e usufruindo do processo.

6. Cinema na escola – Mariângela Cardoso (ONG Piazito), Daniel Paim (ONG Piazito) e Cláudia Nunes (Emef Francisca Weinmann).Sala Azul – 3272 – PPGE, prédio 16. 

A oficina se destina a professores dos Anos Iniciais e Finais de todas as redes de ensino e de diferentes áreas pedagógicas que compartilham do sentido de que é possível não só compartilhar a sétima arte com o currículo, mas como potência de criar, aprender e reaprender a vida dentro da escola.

7. Fazer silêncio e cuidar de si – Marcos Villela Pereira (PUC/RS). Sala 6 do Anexo do CE.

Exercícios de leitura e escuta de poemas e textos clássicos. Pensar, pensar sobre como se pensa e pensar sobre o que se pensa, a partir da leitura/escuta e do silêncio que sobrevém. Pensar em si, falar de si e cuidar de si.

16h – Café cultural

16h30min: Rodas de Conversa (apresentação de trabalhos):

1. Narrativas e música na Educação Básica – Mediadora: Tamar Genz Gaulke (UFRGS). Sala 18 do Anexo do CE.

2. Experiências de professores e música(s) – Mediador: Gérson Luís Werlang (UPF). Sala 20 do Anexo do CE.

3. Imaginário, Cinema e Formação – Mediadora: Ana Iara Deus (IESA) e Lisandro Moura (IFSul). Sala Verde – 3287 – PPGE, prédio 16.

4. Imaginário, Cuidado de Si e Arte – Mediador: Deonir Kurek (UNIOESTE) e Janine Bochi do Amaral (IF Farroupilha). Sala Azul – 3272 – PPGE, prédio 16.

18h30min: Lançamento de Livros, no hall do CE, prédio 16.
Apresentação do Grupo Vocal Canta: Cláudia Bellochio (UFSM), Jéssica Fritzen (UFSM), Charles Tones (UFSM).

 

PROGRAMAÇÃO CONCOMITANTE

14h – Transmissão da premiação do II Festival Nacional de Cinema Estudantil.
Local: Auditório da Multiweb, prédio 67.
O Canal 2 da Multiweb transmitirá ao vivo, acesse aqui – www.multiweb.ufsm.br/aovivo/canal2

 

11 DE OUTUBRO

MANHÃ

9h: Apresentação cultural com grupos de música de escolas da Educação Básica.

9h30min: Provocação – Música para todos – Adolfo Almeida Júnior (UFRGS).

10h30min: Café cultural

11h: Provocação – Etnografando mestres da cultura popular, ou como as políticas do sensível negociam o saber local e o saber global – Lauren Garrabe (UFSM) / Música: Apropriar… Transmitir… Ressonâncias de Si – Delmary Abreu (UnB).

12h30min: Intervalo para almoço

 

TARDE

14h – Vivências (oficinas):

1. Corpo e voz na docência: O Sensível na vida do professor – Camila Borges (UFSM), Cândice Lorenzoni (UFSM) e Andriza Kemel Zanella (UERGS). Sala 1321, CAL – Prédio 40.

2. O cinema de cada um – Marilia Hartmann (IFSC), Noeli Weschenfelder (UNIJUI) e Marilene Leal Farenzena (UFSM).Sala 20 do Anexo do CE.

3. Memórias e aprendizagens na flauta doce – Ana Louro (UFSM), Vanessa Weber (UFSM) e Zelmielen Adornes de Souza (UFSM).Sala Verde – 3287 – PPGE, prédio 16.

4. Memórias musicais e ensino de música – Juliane Riboli Corrêa (UFSM), Jéssica de Almeida (UFSM) e Laura Cordeiro (UFSM). Sala 12 do Anexo do CE.

5. Improvisação musical – Adolfo Almeida Júnior (UFRGS). Auditório Caixa Preta, prédio 40.

6. Cinema na escola – Mariângela Cardoso (ONG Piazito), Daniel Paim (ONG Piazito) e Cláudia Nunes (Emef Francisca Weinmann).Sala Azul – 3272 – PPGE, prédio 16.

7. Fazer silêncio e cuidar de si – Marcos Villela Pereira (PUC/RS). Sala 6 do Anexo do CE.

16h: Café cultural

16h30min: Rodas de Conversa (apresentação de trabalhos):

1. Narrativas e música na Educação Básica – Mediadora: Tamar Genz Gaulke (UFRGS). Sala 18 do Anexo do CE.

2. Experiências de professores e música(s) – Mediador: Gérson Luís Werlang (UPF). Sala 20 do Anexo do CE.

3. Imaginário, Cinema e Formação – Mediadora: Ana Iara Deus (IESA) e Lisandro Moura (IFSul). Sala Verde – 3287 – PPGE, prédio 16.

4. Imaginário, Cuidado de Si e Arte – Mediador: Deonir Kurek (UNIOESTE) e Janine Bochi do Amaral (IF Farroupilha). Sala Azul – 3272 – PPGE, prédio 16.

17h30min: Socialização das produções de cada eixo temático. Local:Caixa Preta, prédio 40.

18h30min: Roda de conversa com alunos da EMEF Francisca Weinmann e do curso de Pedagogia da IESA – Cinema na escola/Linguagem cinematográfica na formação docente. Mediação: Cláudia Nunes, Ana Iara Deus e Juan Zapatta. Local: Caixa Preta, prédio 40.

19h30min: Piquenique Musical:
Na tal noite – Silvana Baggio e Guilherme Barros.
Desculpa, mas eu não pertenço a este mundo – Gelton Quadros (UFSM).

 

PROVOCAÇÕES PERMANENTES

1. Mostra de audiovisuais – Ana Iara Deus (IESA) e Andréa Narvaes (UNIPAMPA).
Local: Sala 1203 (miniauditório), CAL, prédio 40.

2. Xilogravura e Granito – Wagner Borges.

3. Trabalhadores do Sol – Stephanie Chauvin.

4. Instalação – Lisiane Dutra Lopes (UFSM).

5. Práticas artísticas com os alunos da Escola Estadual Humberto de Campos – Luiz Fernando Marques, Adriana Jorgge, Cândice Lorenzoni e Raquel Guerra.

6. Retratos da Boca do Monte – Alessandra Jungs de Almeida (UFSM).

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-547-1000

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes