Ir para o conteúdo PPGEA Ir para o menu PPGEA Ir para a busca no site PPGEA Ir para o rodapé PPGEA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Lançamento de livro – Máquinas auxiliares para silagem e fenação



O docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola/UFSM, Airton dos Santos Alonço, lançou o livro Máquinas auxiliares para silagem e fenação; com coautoria dos Professores Antônio Lilles Tavares Machado e Mauro Fernando Ferreira, ambos da UFPEL.

O objetivo deste livro é o de apresentar diversos equipamentos existentes no mercado nacional e internacional para o complemento das atividades do processo da silagem e fenação, suas funções, princípio de funcionamento e características.

O livro pode ser adquirido acessando clicando aqui.

Para conhecimento, segue o PREFÁCIO:

Ao concluirmos a revisão e ampliação deste que compõe a trilogia sobre máquinas para silagem, máquinas para fenação e máquinas auxiliares para a silagem e fenação, neste frenético século XXI em que “amanhã” tudo o que dissemos e escrevemos “hoje” já parece soar obsoleto, ainda assim, acreditamos que conseguimos cumprir nosso objetivo inicial que era o de oferecer aos nossos alunos, informações concentradas e atualizadas sobre estas máquinas, tão úteis e necessárias em todo e qualquer empreendimento agropecuário.
Pretendíamos, lá no longínquo ano de 2003, quando escrevemos a primeira edição do livro de Máquinas para Silagem, que este também fosse útil a profissionais que atuam na área, assim como a agropecuaristas em geral. Isto, segundo nossa ótica, também foi atingido. Mas, cabe aqui um alerta: nosso leitor jamais deverá deixar de atualizar-se nesta área em que as inovações são frenéticas e diárias.
É com muito orgulho que conseguimos disponibilizar à comunidade esta segunda edição revista e ampliada deste livro que, a exemplo do anterior, foi feita com muita humildade, esforço, trabalho e carinho. Não foram poucos os tropeços, obstáculos, dúvidas, medos e insegurança que tivemos que transpor até chegar aqui. Porém, vencemos e, ficamos tão fortes como profissionais e amigos, que prometemos aqui: Estamos iniciando agora o LIVRO SOBRE MECANIZAÇÃO AGROPECUÁRIA que pretendemos lançar dentro de no máximo um ano e que contemplará, com certeza, nosso antigo sonho.
Esperamos que você, caro leitor, através deste conteúdo, possa também ser tão realizado como o são os autores, por que diariamente, através de nossos ensinamentos que estão registrados em nossos livros, tentamos diminuir o número de acidentes no meio rural, otimizar o uso das máquinas ao mesmo tempo que buscamos aumentar a qualidade do alimento oferecido aos animais domésticos.
E o principal, que nossos alunos saibam que seus professores lhes respeitam, e tentam, mesmo face a tantas dificuldades, oferecer-lhes um material atualizado onde possam estudar preparando-se para o futuro que, esperamos nós, seja mais fraterno e menos discriminatório.

Boa leitura.

Os autores

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-548-755

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes