Ir para o conteúdo PPGEA Ir para o menu PPGEA Ir para a busca no site PPGEA Ir para o rodapé PPGEA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Equipe FieldCrops da UFSM em parceria com instituições internacionais lança livros sobre Ecofisiologia do Arroz Visando Altas Produtividades em três diferentes idiomas



Em um esforço de colaboração multiinstitucional e multinacional, capitaneado pela equipe FieldCrops da UFSM e reunindo uma dezena de universidades e institutos de pesquisas públicos de renome internacional, o livro de Ecofisiologia do Arroz Visando Altas Produtividades está disponível em português, espanhol e inglês. O livro traz em 312 páginas divididos em 11 capítulos informações de mais de 20 anos de pesquisa aplicada e prática em uma linguagem fácil, simples, prática e sem sobra de dúvida útil pra os todos os produtores de arroz e técnicos do Rio Grande do Sul, Brasil, América Latina e Mundo.

Pesquisadores e extensionistas de quatro países uniram esforços e resumiram conceitos clássicos de fisiologia e ecofisiologia associados a práticas de manejos para se obter a melhor eficiência no uso de recursos. Também se buscou aliar a agricultura digital 4.0 de uma forma prática e aplicada de maneira que o produtor possa acessar e tomar decisões.

Segundo o docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola/UFSM, Alencar Junior Zanon, o livro “é a reunião do estado da arte do conhecimento quando pensamos em ecofisiologia visando altas produtividades, entender os sistemas de produção e delinear os passos para se ter uma lavoura de sucesso”.

Os dados que validam as informações são oriundos de experimentos on farm (na fazenda) que permitem a Equipe FieldCrops, em parceria com as demais instituições que contribuiram na construção do livro como o Instituto Rio Grandense do Arroz – Irga; Universidade Federal de Pelotas – UFPel; Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA; EMBRAPA – Clima Temperado e Arroz e Feijão; Universidade Nacional de Entre Ríos – UNER, da Argentina; o Instituto Nacional de Investigação Agropecuária – INIA, do Uruguai; e o Fondo Latinoamericano para Arroz de Riego – FLAR, da Colômbia ter um grande banco de informações (big data) e de forma moderna fazer as análises. Garantindo elementos muito precisos e aplicáveis, pois foram gerados na fábrica dos produtores e que irão auxiliá-los, além dos técnicos e extensionistas, no dia a dia.

Segundo o docente permanente do PPGEA Nereu Streck, “para alcançar altas produtividades e rentabilidade na cultura do arroz, conhecer a ecofisiologia das cultivares atualmente semeadas, o sistema de produção e as particularidades de cada área de produção, será o divisor de águas entre uma lavoura de sucesso e uma colheita insatisfatória. Nesse sentido, buscou-se através da cooperação e união de universidades e instituições públicas de pesquisa e extensão rural do Brasil, Argentina, Uruguai, Colômbia e Estados Unidos resumir de forma clara os conceitos e práticas da ecofisiologia e manejo do arroz, aliadas a agricultura digital (4.0) e a infinidade de possibilidades abertas por elas”.

O livro que foi totalmente custeado por parceiros e pela iniciativa privada já está sendo distribuído gratuitamente para universidades, institutos parceiros e produtores de arroz de toda América Latina. A versão do livro em português está disponível para compra na livraria da UFSM no seguinte endereço: https://livrariaufsm.com.br/ciencias-agrarias/ecofisiologia-do-arroz-visando-altas-produtividades.htm?fbclid=IwAR1a3FC8jDLZz5ajlN34yvDvVsgoEyF0mLso5nUN789WzqDPKhuw_JiOlr4

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-548-757

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes