Ir para o conteúdo PPGEA Ir para o menu PPGEA Ir para a busca no site PPGEA Ir para o rodapé PPGEA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Aproveitamento de teste de suficiência

O (a) discente que realizou e foi aprovado (a) em teste de suficiência/proficiência em outra instituição, deverá solicitar o aproveitamento, para que ele seja lançado no histórico escolar pelo Controle Acadêmico de Pós-Graduação.

IMPORTANTE: os pedidos de aproveitamento de testes de suficiência/proficiência devem seguir o disposto na Resolução 003/10, disponível em: https://portal.ufsm.br/documentos/publico/documento.html?id=4328328.

De acordo com a resolução supracitada “só serão revalidados os testes reconhecidos pela CAPES e/ou emitidos por instituições com programas de pós-graduação, reconhecidos pela mesma, e realizados no máximo há cinco anos”.

Conforme decisão do Colegiado do PPGEA em 30/10/2014, a pontuação obtida na parte “Reading Comprehension” do TOEFL ITP (Level 1) poderá ser substituída pelo teste de suficiência. Para tal, o (a) aluno (a) deverá apresentar pontuação igual ou superior a 41 pontos para solicitar o aproveitamento.

Para solicitar o aproveitamento de teste de suficiência/proficiência, o (a) discente precisa proceder com a abertura de um Processo Eletrônico Nacional (PEN) acessando o Portal de Documentos da UFSM: https://portal.ufsm.br/documentos/login.html

Para ter acesso a tramitação e assinatura eletrônica, o (a) discente deverá assinar o Termo de Concordância para Assinatura Eletrônica Cadastrada no SIE. O tutorial está disponível clicando aqui.

Ao acessar o Portal de Documentos, o (a) discente deverá fazer o login com o número de matrícula e senha (a mesma do Portal do Aluno).

Ao acessar o Portal de Documentos, o (a) discente deverá clicar em “novo” e em seguida em “processo”.

Abrirá a página para a criação do PEN.

Em tipo documental o (a) discente deverá digitar “aproveitamento” e aparecerá a opção “Solicitação de aproveitamento de disciplinas de pós-graduação – APG (134.23)”. O (a) discente deverá selecionar esta opção.

Após selecionar esta opção, o campo procedência será preenchido automaticamente, caso o (a) discente tenha apenas uma matrícula na UFSM.

Caso o (a) discente tenha mais de uma matrícula, deverá selecionar a matrícula correspondente ao PPGEA.

O campo “descrição” pode permanecer como está e o próximo passo é clicar em “salvar”.

Clicando em “salvar”, o (a) discente terá acesso ao número do processo (sempre iniciando com 23081). É importante guardar este número para consulta.

Nesta página o (a) discente deverá inserir os documentos obrigatórios em formato pdf:

1) Requerimento de dispensa ou aproveitamento de disciplinas de mestrado/doutorado. Documento disponível clicando aqui; e

2) Comprovante de aprovação em disciplina para APG (histórico escolar ou atestado/certificado).

Orientações para preenchimento do requerimento de dispensa de teste de suficiência/proficiência:

Nome do curso: PPGEA

Código do curso: 943 (mestrado) ou 999 (doutorado)

Campo “parecer da Coordenação do curso” deverá ficar em branco.

O documento não deverá ser assinado, a assinatura será de modo eletrônico. 

Clicar em “adicionar” e sem seguida clicar em “enviar”. Abrirá uma janela para anexar o “Requerimento de dispensa ou aproveitamento de disciplinas de mestrado/doutorado”.

O tipo documental é preenchido automaticamente pelo sistema.

Clicar em “escolher arquivo” para anexar o requerimento em formato pdf preenchido e sem assinatura (a assinatura será realizada de forma eletrônica).

Após o arquivo ser anexado, no campo “o documento inserido foi” clicar em “gerado eletronicamente”.

Em “tipo de conferência”, clicar em “sem autenticação”.

Em “assinar documento” clicar em “sim”. E clicar em “adicionar”.

Pronto, o Requerimento foi anexado ao processo.

Agora o (a) discente deverá anexar o “Comprovante de aprovação em disciplina para APG” (histórico escolar ou atestado/certificado) seguindo os mesmos passos acima, entretanto, no campo “assinar documento” assinalar “não”.

Caso o histórico escolar ou atestado/certificado tenha sido digitalizado, no campo “o documento inserido foi” deverá ser assinalada a opção “digitalizado” e no campo “tipo de conferência” deverá ser assinalada a opção “original”.

No campo “assinar o documento” assinalar a opção “não”.

No campo “responsável pela guarda” assinalar a opção “interessado”.

Clicar em “adicionar”.

Anexado o comprovante, o (a) discente deverá clicar em “salvar”.

Abrirá a janela para que o (a) discente proceda com a assinatura eletrônica.

Caso o (a) discente tenha mais de um vínculo com a UFSM, deverá assinalar a matrícula do PPGEA, digitar a senha e clicar em OK.

Na próxima tela o (a) discente tem acesso ao resumo do processo. Clicando em “documentos inseridos”, o (a) discente poderá conferir se anexou os documentos corretos.

Estando tudo correto, o (a) discente deverá clicar em “tramitar”.

Nesta página, as informações já são preenchidas automaticamente, sendo o campo “despacho” de preenchimento opcional.

O (a) discente deverá clicar em “tramitar”.

Pronto. O PEN foi tramitada para a caixa postal do PPGEA. A Coordenação/Secretaria fará a conferência e, estando tudo correto, encaminhará o PEN para o Controle Acadêmico de Pós-Graduação, que fará o lançamento no histórico escolar do (a) discente.