Ir para o conteúdo PPGEA Ir para o menu PPGEA Ir para a busca no site PPGEA Ir para o rodapé PPGEA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo
Início do conteúdo
Publicado: 15 junho 2015 - 12:17 | Última modificação: 5 junho 2019 - 13:57
Ouvir
SIMANIHOT

TÉCNICO-CIENTÍFICOS

Departamento de Fitotecnia - Santa Maria

24/06/2015 00:00 - 25/06/2015 00:00

Descrição

A pesquisa com a cultura da mandioca que forneceu as bases científicas para o desenvolvimento de um simulador de crescimento, desenvolvimento e produtividade de mandioca iniciou em 2005 pelo grupo de pesquisa em Agrometeorologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Em 2011-2012, pelo programa de Pós-graduação em Agronomia, a Engenheira Agrônoma Luana Fernandes Tironi na sua dissertação de mestrado desenvolveu o código fonte de um modelo ecofisiológico da cultura da mandioca calibrado no ano agrícola 2011-2012 para a cultivar Fepagro- RS 13 e testado com dados de trabalhos realizados com essa cultivar em Santa Maria, Vera Cruz, Glorinha e Eldorado do Sul.
A partir das bases científicas surgiu a idéia da elaboração de um aplicativo mais acessível ao usuário, através de uma interface gráfica, já que o código fonte do modelo é em FORTRAN. A esse simulador foi dado o nome de Simanihot (“Si” de “Simulador”, e “Manihot” do nome científico da mandioca “Manihot esculenta Crantz”).

A partir do ano 2013, pelo programa de pós graduação em Engenharia Agrícola da UFSM, a MSc. em Agronomia Luana Fernandes Tironi continuou seu trabalho de modelagem com a cultura da mandioca, com a calibração do Simanihot para outras cultivares de mandioca, como a Fepagro-RS14, Estrangeira, Cascuda, São José e Paraguaia. Esse trabalho continuará sendo realizado nos próximos anos, afim de se ter uma calibração do modelo de mandioca para as principais cultivares de mandioca produzidas no Estado do Rio Grande do Sul.

Além disso, foi realizado um estudo do efeito do CO2 na cultura da mandioca, permitindo a introdução de uma função de resposta à CO2 na atmosfera.e realizado um trabalho em conjunto com a física do solo para a introdução de dois modelos de balanço hídrico no simulador.

O Software

O programa Simanihot é um modelo matemático dinâmico baseado em processos (process – based model) que simula diversos processos ecofisiológicos da cultura da mandioca no passo de tempo de um dia. Foi desenvolvido pelo Grupo de Agrometeorologia da Universidade Federal de Santa Maria, para simular o crescimento, desenvolvimento e produtividade de mandioca no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. As variáveis meteorológicas diárias necessárias para rodar o modelo são: temperatura mínima, máxima e média diária do ar (°C), umidade relativa do ar (%), velocidade do vento (m.s -1), radiação solar global (MJ m -2 dia -1), precipitação (mm) e evapotranspiração (mm). O usuário pode selecionar a cultivar de mandioca em uma lista. É necessário informar também o município ou latitude para onde se deseja realizar a simulação, a densidade de plantas e a concentração de CO2 na atmosfera. Também é possível optar por simular na condição sem limitação por água e nutrientes, ou considerando o balanço hídrico do solo. Esse simulador possui duas opções de modelo de balanço hídrico, e a escolha vai depender do número de variáveis de entrada de solo disponíveis e do detalhamento dos resultados do balanço hídrico do solo que o usuário está interessado.

O Simanihot foi construído utilizando equações apresentadas em Matthews & Hunt (1994), e com equações e processos para as condições do Estado do Rio Grande do Sul apresentadas em Gabriel (2013) e Gabriel et al. (2014).

O Programa foi desenvolvido por professores e estudantes de graduação e pós-graduação da UFSM, com recursos da UFSM, Fapergs, e CNPq, e não pode ser comercializado, em nenhuma forma.
O Programa Simanihot deve ser usado em sistema operacional Windows. A máquina virtual Java (JVM), versão 1.6 ou superior, deve ser instalada, pois o programa desenvolvido em Java não pode ser executado sem a JVM. A Máquina Virtual Java pode ser baixada acessando o site http://www.java.com/pt_BR/download/installed.jsp?detect=jre&try=1

Já está disponível uma nova versão do Simanihot (versão 1.2).  Para baixar usando o sistema operacional windows,clique aqui.

 Aviso
Após realizar o download dos dados meteorológicos no site do INMET, no cabeçalho do arquivo retirar o espaço entre as variáveis “vento_vel” e “vento_rajada”. Após isso o arquivo pode passar pelo conversor de dados horários para dados diários normalmente.

 Importante: 
Na aba “Ajuda” do aplicativo, o usuário tem um tutorial e informações detalhadas sobre o uso e a validação do modelo no Rio Grande do Sul. Para baixar o tutorial do Simanihot clique aqui .
 Antes do primeiro uso, todo usuário do Simanihot deve informar à Equipe do Simanihot que irá usar o programa e onde usará os resultados (pesquisa, ensino, extensão ou consultoria), enviando mensagem de e-mail ao Prof. Nereu Augusto Streck (simanihot.ufsm@gmail.com , nstreck2@yahoo.com.br), coordenador e responsável pelo programa.

 

Referências:
GABRIEL, L. F. Simulação da produtividade de mandioca para o estado do Rio Grande do Sul. 2013. 92p. Dissertação (Mestrado em Agronomia) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.

GABRIEL, L. F. ; STRECK, N. A. ; ROBERTI, D. R. ; CHIELLE, Z. G.; UHLMANN, L.O. ; SILVA, M.R. da ; SILVA, S. D. Simulating cassava growth and yield under potential conditions in Southern Brazil. Agronomy Journal, v. 106, p. 1119-1137, 2014.

MATTHEWS, R. B.; HUNT, L. A. GUMCAS: a model describing the growth of cassava (Manihot esculenta L. Crantz. Field Crops Research, v.36, p.69-84, 1994.

Equipe

A equipe que desenvolveu o aplicativo Simanihot é composta por professores e estudantes de graduação e de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e por pesquisador da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (FEPAGRO). São eles:


Nereu Augusto Streck
PhD. em Agronomia (Agrometeorologia)
Professor do Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Santa Maria.


Luana Fernandes Tironi
Engenheira Agrônoma
Estudante de Doutorado do Programa de pós-graduação em Engenharia Agrícola.
Extensionista Rural da Emater/ASCAR.


Andrea Schwertner Charão
Doutora em Informática: Sistemas de Comunicação
Professora do Departamento de Linguagens e Sistemas de Computação da Universidade Federal de Santa Maria.


Rômulo Pulcinelli Benedetti
Estudante de Graduação em Ciência da Computação.


Débora Regina Roberti
Doutora em Física
Professora do Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Maria.


Simone Erotildes Teliginski Ferraz
Doutora em Física
Professora do Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Maria.


Paulo Ivonir Gubiani
Doutor em Ciência do Solo
Professor do Departamento de Solos da Universidade Federal de Santa Maria.


Lilian Osmari Uhlmann
Engenheira Agrônoma
Estudante de Mestrado do Programa de pós-graduação em Agronomia.


Charles Patrick de Oliveira de Freitas
Estudante de Graduação em Agronomia.


Zeferino Genésio Chielle
Mestre em Agronomia
Pesquisador da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária.


Marília N. de Abreu
Designer.


Bruna San Martin Rolim Ribeiro
Estudante de Graduação em Agronomia.


Wolnei Castro de Oliveira Junior
Estudante de Graduação em Agronomia.


Amanda Thirza Lima Santos
Engenheira Agrônoma
Estudante de Mestrado do Programa de pós-graduação em Agronomia.


Gabriel Antonello Lago
Estudante pós médio do Técnico em Agropecuária do Colégio Politécnico da UFSM.

Cultivares

Programação

Contato

Para informações, dúvidas, críticas e sugestões sobre o funcionamento do Simanihot, entrar em contato com

E-mail: simanihot.ufsm@gmail.com,

nstreck1@smail.ufsm.br,

nstreck2@yahoo.com.br

 

 

Localização

Departamento de Fitotecnia

Av. Roraima - 1000 - Camobi

Santa Maria - Rio Grande do Sul

Galeria de fotos
Apoiadores