Ir para o conteúdo PPGEAMB Ir para o menu PPGEAMB Ir para a busca no site PPGEAMB Ir para o rodapé PPGEAMB
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Aproveitamento e Dispensa de Disciplinas

O aluno de mestrado e doutorado poderá solicitar o aproveitamento ou a dispensa de disciplinas já cursadas na UFSM e de outras instituições.

Art. 53 Poderá ser solicitado aproveitamento de créditos obtidos em disciplinas ou atividades de cursos de pós-graduação de outras instituições ao colegiado do programa, respeitando o regulamento de cada programa. (Regimento Geral da Pós-Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu da UFSM)

Assim, para requerer dispensa ou aproveitamento de disciplinas, o aluno deverá preencher, assinar  e entregar na secretaria do PPGEAMB o formulário Requerimento de Dispensa ou Aproveitamento de Disciplinas, anexar o Histórico Escolar onde constem as disciplinas cursadas com o conceito de aprovação.
Para as disciplinas cursadas externamente a UFSM, ainda, deverá ser anexada a ementa com o programa da disciplina.

Os créditos obtidos no mestrado poderão ser validados para o doutorado, a critério do Colegiado do PPGEAMB;

As solicitações serão analisadas pelo Colegiado do PPGEAMB e após encaminhadas ao DERCA para a inclusão no histórico escolar. 

De acordo com o Regulamento Interno do PPGEAMB:
Artigo 17:
§3º No plano de estudos do discente, poderá constar o aproveitamento de créditos obtidos em disciplinas de outros Programas/cursos de pós-graduação da UFSM ou, ainda, de outras Universidades desde que aprovado pelo Colegiado do Curso;
§4º O Colegiado do PPGEAmb poderá autorizar o aproveitamento de créditos ao discente que for aprovado em disciplinas ou atividades de pós-graduação, as quais ocorreram antes ou após seu ingresso no PPGEAMB, ministradas em universidades nacionais ou estrangeiras, sendo que a validade destas disciplinas, para o aproveitamento no PPGEAmb, será de cinco anos;
 §5º Caberá à área na qual o discente realiza a sua dissertação analisar a ementa e a veracidade quanto à comprovação de aprovação em disciplinas referidas no §4º, deste artigo, emitindo um parecer que será submetido à aprovação pelo Colegiado do PPGEAmb.

Artigo 23:
§1º Para os discentes de mestrado, a critério do Colegiado do PPGEAMB, poderão ser validados até 18 créditos de disciplinas, obtidos em outro programa, respeitado o estabelecido no inciso 3º do Art. 17, deste regulamento.
§2º Para os discentes de doutorado, a critério do Colegiado do PPGEAMB, poderão ser validados até 20 créditos de disciplinas, obtidos durante o mestrado, respeitado o estabelecido no inciso 3º do Art. 17, deste regulamento.

Para os testes de suficiência, acessar Testes de Suficiência em Língua Estrangeira