Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Grupos de Pesquisa/Research Groups

Grupos de Pesquisas com certificação institucional junto ao Diretório de grupos do CNPq

Registered Research Groups

Modelagem Hidroambiental e Ecotecnologias

Líderes do Grupo: Rutinéia Tassi e Daniel G. Allania Piccilli

Modelagem Hidroambiental e Ecotecnologias é um grupo de pesquisa, desenvolvimento e divulgação de conhecimentos técnicos, processos, produtos, serviços e equipamentos, bem como procedimentos organizacionais e de gestão com uma ótica sustentável, integrando princípios da Engenharia e Ecologia, e que podem ser utilizado para reduzir os danos causados ao ecossistema. O grupo multidisciplinar é integrado por professores, pesquisadores, técnicos e alunos de diversas instituições de ensino e pesquisa.

Página do Grupo de Pesquisa

http://w3.ufsm.br/ecotecnologias/

 

Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental – GHIDROS

GHidros

Ano de Fundação: 1993

Líderes do Grupo: João Batista Dias de Paiva e Eloiza Maria Cauduro Dias de Paiva

O grupo contribui, para o aprimoramento e desenvolvimento, sob condições tipicamente brasileiras, de metodologias de avaliação de impactos ambientais do uso do solo, sobre a precipitação, as disponibilidades hídricas, as cheias, a produção, transporte e deposição de sedimentos e sobre a qualidade da água em bacias hidrográficas e reservatórios. Tais informações permitem a sua aplicação em regiões que não disponham de dados. Colabora com o desenvolvimento científico, nacional e regional nas áreas de Recursos Hídricos, Saneamento Básico e Educação Ambiental, atuando em nível de pós-graduação nos junto aos programas de pós-graduação nas áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências da UFSM. Atua também junto a órgãos públicos e organizações não governamentais buscando a sua inserção comunitária. É prática comum o seu envolvimento em projetos de pesquisa e extensão em cooperação com órgãos da administração pública e empresas privadas, com a participação de professores e alunos. No âmbito nacional, o grupo, participou e coordenou as subredes 1 e 3 da Rede Cooperativa de Pesquisas em Recursos Hídricos (REHIDRO) – Projeto RECOPE- FINEP. Dentre os projetos em rede de pesquisa em andamento destacam-se: MATASUL – Rede de pesquisa em bacias representativas e experimentais no bioma da Mata Atlântica, na Região Sul do Brasil. CLIMASUL- Estudo de mudanças climáticas na Região Sul do Brasil. INTEGRA – Rede Cooperativa de Pesquisa em Disponibilidade Hídrica para Aplicação dos Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos. Quantidade e Qualidade de Água.

Home Page no diretório de grupos de pesquisa do CNPQ.

 Projetos:

MATASUL – Rede de pesquisa em bacias representativas e experimentais no bioma da Mata Atlântica, na Região Sul do Brasil.

Este projeto tem por objetivo geral obter uma melhor compreensão e representação dos processos hidrossedimentológicos em diferentes escalas espaço-temporais no bioma da Mata Atlântica, na Região Sul do Brasil, através de rede de pesquisa envolvendo as instituições do Sul do Brasil (UFRGS/IPH, UFSM/HDS, FURB e UFPR). As bacias estudadas são Arroio Vacacaí Mirim, Potiribu, Ribeirão Concórdia, Arvorezinha e Rio Birigüi.

Home Page do Projeto MATASUL Específico da UFSM

 CLIMASUL- Estudo de mudanças climáticas na Região Sul do Brasil.

O projeto é desenvolvido por uma rede cooperativa proposta pela FURB, com a participação das Universidades Federais UFSM, UFRGS, UFSC, UFPR e das empresas EPAGRI, EMBRAPA – Trigo e IAPAR, com a interveniencia técnica do INPE. Ele tem por objetivo a formação de uma rede cooperativa em pesquisa na área de agrometerologia e recursos hídricos visando incrementar o monitoramento hidrometeorológico com foco na evaporação e evapotranspiração, elaborar cenários de mudanças climáticas para a região Sul do Brasil e estudar os impactos das mudanças climáticas no regime hidrológico através de modelos de simulação numérica.

 INTEGRA – Rede Cooperativa de Pesquisa em Disponibilidade Hídrica para Aplicação dos Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos. Quantidade e Qualidade de Água.

Este projeto, aprovado na Chamada Pública MCT/FINEP/CT- Hidro IGRh 01/2007, tem por objetivo geral aplicar, desenvovolver e testar metodologias de avaliação de disponibilidade hídrica de pequenas bacias hidrográficas e, o estudo do comportamento do processo de autodepuração de corpos hídricos em condições degradadas de qualidade da água ou sujeitos a intensas cargas de poluição, a partir do desenvolvimento, calibração e aplicação de modelos de qualidade da água, com o objetivo de dar sustentação para a efetiva implantação da ortorga e da cobrança pelo uso dos recursos hídricos e pelo lançamento de efluentes. Os objetivos específicos são: 1. Estimativa de disponibilidade hídrica de pequenas bacias aplicação e aperfeiçoamento de metodologias, com vistas a estimativas da disponibilidade hídrica para apoio a ações de planejamento, gestão e regulação.2. Estudo da capacidade de autodepuração de corpos hídricos visando à outorga e cobrança pela diluição de efluentes estudo do comportamento do processo de autodepuração de corpos hídricos em condições degradadas de qualidade da água ou sujeitos a intensas cargas de poluição, a partir do desenvolvimento, calibração e aplicação de modelos de qualidade da água, de modo a se definirem coeficientes, como o de decaimento de parâmetros de qualidade da água, notadamente a DBO (k1), e de oxigenação (k2), visando à aplicação da outorga de direito de uso de recursos hídricos e cobrança para a diluição de efluentes.Envolve 6 instiuições nacionais atuando em Rede Cooperativa de Pesquisa, a saber: UFSM, UFRGS, FURB, UFPR, USP e UFMS. Os responsáveis pela coordenacão do projeto e subprojetos são:Coordenação Geral: João Batista Dias de Paiva-UFSM. Subprojeto 1: Eloiza Maria Cauduro Dias de Paiva-UFSM. Subprojeto 2: Adilson Pinheiro-FURB. Subprojeto 3. Nilza Maria Castro dos Reis-UFRGS. Subprojeto 4. Cristovão Vicente Scapulatempo Fernandes-UFPR. Subprojeto 5. Teodorico Alves Sobrinho-UFMS. Subprojeto 6. Monica Porto-USP.

Home Page do Projeto Integra

 

Laboratório de Hidrogeologia – LABHIDROGEO

O grupo certificado desde 2001, em estudos dos recursos hídricos subterrâneos: suas potencialidades, vulnerabilidade e fragilidades. Estuda a qualidade físico-química natural de concentrações anômalas de fluoretos. Identificação de pontos potenciais de contaminação (Lixões, Cemitérios, Postos de Combustíveis). Estudos no Sistema Aquífero Guarani e Sistema Aquífero Serra Geral/RS, SC e no Uruguai com a UdelaR/IMFIA. Utiliza técnicas de geologia, geoquímica, geotecnologia, geoestatística aplicada e mapas temáticos em 3D em Sistema de Informações Geográfica. Participa em projetos de interação rio-aquífero com Grupos GERHI (FRAG-RIO), GHIDRO, e em estudos de EIA/RIMA de obras de engenharia. Estudos de Balanço hídrico em áreas de florestamento de eucaliptos. Realiza interfaces com Geotecnia, Pedologia, Geografia e Hidráulica. Visa a formação de recursos humanos no monitoramento e no gerenciamento. Atua em rede em bacias costeiras com a UFCG/PB e UFAL/AL. Projetos financiados pelo GEF/Banco Mundial, FINEP, CNPq/FAPERGS.

Página do grupo