Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Infraestrutura/Laboratórios

Laboratório para pesquisa – recursos disponíveis:

O PPGEAmb/UFSM desenvolve suas atividades de pesquisa e a parte experimental das dissertações apoiado diretamente na infra-estrutura disponibilizada pelos Laboratórios do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental.

 

Para complementar as pesquisas ainda podem ser utilizados outros Laboratórios da UFSM, destacando-se: Laboratório de Caracterização de Rochas e Solos do Departamento de Geociências, Laboratório de Solos da Agronomia, Laboratório de Química Analítica do Departamento de Química, Laboratório de Química Inorgânica do Departamento de Química, Laboratório de Microscopia Eletrônica do Departamento de Mecânica e Laboratório de Matérias de Construção, do Departamento de Engenharia Civil.

Conta ainda com veículos de apoio, como por exemplo camionetes, vehiculos utilitarios, camionetes tracionadas, além da própria frota de veículos de uso geral compartilhada com o restante da universidade (ônibus, camionetes, caminhões, pás carregadeiras, etc.)

Os laboratórios diretamente envolvidos nas pesquisas são:

Laboratório de hidrometria e sedimentometria

Este laboratório dá apoio às atividades monitoramento hidrossedimentométrico e de qualidade da água, desenvolvida pelo corpo docente e discente ligados ao PPGEAMB e ao DESA. Trata-se de um laboratório de pesquisa, cujas atividades são prioritariamente desenvolvidas no campo. Dentre as atividades realizadas neste laboratório, destacam-se as medições de vazões líquidas para estabelecimento da curva chave, além do monitoramento da precipitação, nível de água, vazão e concentração de sedimentos em suspensão. A partir destes dados busca-se relacionar a complexidade hidrossedimentológica com a aplicação de modelos físicos e matemáticos para estudo dos processos avaliados em bacias de tamanhos diferenciados, permitindo avaliar os impactos ambientais da urbanização, agricultura e pecuária, sobre as cheias, a produção, transporte e deposição de sedimentos e sobre a qualidade da água em pequenas bacias hidrográficas e reservatórios.

Conta com a instrumentação necessária para a execução das atividades a que se propõe, constituída dos equipamentos clássicos de medição de vazões e sedimentos; molinetes, micromolinetes, amostradores de sedimentos em suspensão que permitem a coleta de amostras pontuais e por integração vertical, equipamentos de coleta de amostras de material de fundo e equipamentos de medição da descarga sólida por descarga de fundo.

Laboratório de saneamento e qualidade da água.

Este laboratório está apto para realizar as seguintes atividades:

1) Análises Físico-químicas e de qualidade da água:

DQO, DBO, OD, condutividade, salinidade, turbidez, pH, série de sólidos, série nitrogenados, série fosforados, cloro residual, gases no ambiente (CO, O2, H2S, gás combustível – como CH4), gorduras totais, fluoreto, teste de jarros, coloração da água; análise colorimétrica (método de Nessler): alumínio, amônia, análise de cor, cloro, cobre, cromo VI, ferro total, fluoreto, fosfato, manganês e nitrito; cromatografia de íons; coleta de amostras aquáticas e de sedimentos; fotometria de chama: lítio, sódio e potássio;

2) Experimentos didáticos em Microbiologia:

Coliformes totais e E. Coli; tubos múltiplos (coliformes totais e E. coli ), semeadura, inoculação e contagem de colônias; microscopia para microbiologia; coleta de amostras aquáticas para contagem de algas e quantificação de clorofila.

3) Experimentos didáticos em Termodinâmica e Hidrologia:

Temperatura do corpo hídrico, diversas analises de qualidade já mencionadas anteriormente.

Para o desenvolvimento das atividades mencionadas acima, o laboratório conta com uma série de equipamentos, entre os quais se destacam: Agitador magnético com aquecimento, Autoclave, balança de precisão diversas, banho de ultrasso, banho-maria microprocessado, bloco digestor microprocessado (análise de DQO), bomba de vácuo, centrífugas microprocessadas, clorímetros, condutivímetro, contador eletrônico de colônias, desionizador de leito separado, detector de gases digital, espectrofotômetro UV-Visivel, estufas e fornos tradicionais, incubadoras e a vácuo, extrator de gordura de Soxhlet, fluorímetros, microscópios, ph-ametros, medidores de OD, cloro livre, etc.

O laboratório de saneamento está dividido em 2 laboratórios, um destinado prioritariamente às atividades pesquisa, e o outro destinado ao ensino. Ambos cumprem exaustivamente com todas as exigências de segurança e trabalho.

Um terceiro laboratório para análise de microbiologia está em etapa previa a sua licitação, com recursos assegurados programa REUNI.

Atualmente estão na fase de licitação diversos materiais e aparelhos para o futuro laboratório, que temporariamente compartilharão espaço nos laboratórios existentes (reduzindo a duplicidade de equipamentos para ensino). Entre os equpamentos   disponíveis podem ser mencionados, sistema de filtração e ultra-purifacação de água, comparador colorimétrico de Nessler (discos para cobre, ferro total, fosfato, cromo VI, nitrito, manganês, fluoreto, cloro, alumínio, amônia, análise de cor), compressores de ar eletromagnéticos, cromatógrafo de íons, destilador de Kjeldahl tradicional macros, draga de Petersen, espectrofotômetro microprocessado, espectrofotômetro UV-Vis de varredura, etc.

Laboratório de geoprocessamento aplicado aos recursos hídricos.

Este laboratório tem por objetivo dar apoio às atividades didáticas das disciplinas dos cursos de graduação e pós graduação em Engenharia Civil, Engenharia Sanitária e Ambiental e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental, ora proposto, na área de Geoprocessamento Está equipado com plotter HP formato A0, scanner de alta resolução, mesa digitalizadora formato A1, estações tatais, GPS vários, softwares diversos onde destaca-se a coleção do pacote ArcGIS 10 em 31 computadores utilizados para ensino e pesquisa.

Deve mencionar-se ainda que estão em fase de licitação, com recursos ja empenhados, diversos softwares e equipamentos, tais como os softwares ArcGIS Server, ArcPad e Idrisi (este último para pelo menos 20 máquinas).

O laboratório, além dos computadores na sala específica, se apóia nos computadores da sala 361 para o ensino e prática do Geoprocessamento, lembrando que a sala que atualmente possui 40 computadores com processadores de 4 núcleos.

Laboratório de mecânica dos fluidos e hidráulica

Este laboratório Possui área de 503,26 m². Conta um reservatório de 130 m³ que abastece um circuito fechado para escoamento em canal. Conta também com caixas calibradas e canais de retorno. O canal tem capacidade de circulação de uma vazão de até 1 m³.s-1 , com medição feita através de vertedouro e de até 0,5 m³.s-1, com medição volumétrica de vazão na caixa calibrada.

Atualmente encontra-se com o canal e as caixas calibradas em operação, equipado com bomba IMBIL, tipo 250 290, 1750 RPM, vazão: 300 m³.h-1 .

Está previsto a construção a médio prazo de um circuito fechado para escoamento em condutos forçados e ensaios de golpe de ariete.

O laboratório conta ainda com bancadas para ensaio de bombas centrífugas, Turbinas Pelton e Francis, e de turbina tipo Hélice Reversível (água), para estudo de perda de carga em líquidos em movimento (água) e de Hidráulica; condutos forçados e canais (água).

Laboratório de ecotecnologias e instalações prediais

Este laboratório está em reestruturação. Atualmente ele está funcionando em forma provisória dentro do laboratório de hidráulica, no entanto está sendo licitada uma estrutura específica uma vez que o local para sua instalação já foi escolhido e já existe um projeto básico do mesmo. O laboratório contará com bancadas de teste para golpe de ariete, módulos para estudos de perdas de carga e funcionamento de diferentes estruturas de instalações prediais de água.

Ainda, se complementa com estruturas de ecotelhados ou telhados verdes, instaladas no estacionamento do DESA, assim como trincheira de infiltração e trincheira de evaporação (também chamada de fossa de bananeiras). Já se encontram licitadas bancadas para aproveitamento de águas pluviais, aquecimento solar e medição individualizada de água.

Infraestrutura Computacional

O Departamento de Engenharia sanitária e Ambiental, conta com a infraestrutura computacional necessária para o desenvolvimento dos trabalhos dos alunos do PPGEAMB junto aos laboratórios e orientadores, em termos de computadores, impressoras, ploters, scaners e softwares.

Os equipamentos de uso comum encontram-se   nas salas informatizadas do centro de tecnologia.

As Salas informatizadas do Centro de Tecnologia, cuja descrição e regras de utilização estão descritas no site: http://w3.ufsm.br/sict/.