Ir para o conteúdo PPGEC Ir para o menu PPGEC Ir para a busca no site PPGEC Ir para o rodapé PPGEC
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

A UFSM sediou, entre os dias 26 e 30 de Novembro de 2018, o IV Seminar on Catchment Monitoring and Assessment of the Southern Cone e III Forumof Geo-Bio-Hydrology.



           Entre os dias 26 e 30 de Novembro de 2018,a UFSM sediou o IV Seminar on Catchment Monitoring and Assessment of the Southern Cone e III Forumof Geo-Bio-Hydrology.

           O evento organizado por Grupos de Pesquisa da UFSM, UFRGS e CNRS (França) contou com 110 participantes, pertencentes a 21 grupos de pesquisas de diferentes regiões do Brasil (Piauí, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Brasília, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul), Uruguai, Argentina, França e Estados Unidos. Entre esses participantes estavam professores, pesquisadores, discentes de Pós-graduação e de Graduação de diferentes cursos, Analistas de Ciência e Tecnologia, Especialistas da ANA e Técnicos em Hidrologia.

    O encontro permitiu a integração de grupos que utilizam a bacia hidrográfica como unidade de estudo, e que exploram técnicas de monitoramento e de modelagem matemática, visando um melhor entendimento da dinâmica hidrológica e processos associados, como qualidade da água, erosão, produção e transporte de sedimentos, entre outros.

            Durante os dois primeiros dias do evento, os participantes tiveram a oportunidade de apresentar suas pesquisas, possibilitando o intercâmbio de conhecimentos relacionados ao Monitoramento e Avaliação de Bacias Hidrográficas. Reflexões ao final de cada dia permitiram definir ações e estratégias para o estabelecimento de protocolos de monitoramento, atividades em rede, cooperações interinstitucionais e delineamento de pesquisas de interesse.

            No terceiro dia, os participantes realizaram uma visita a uma bacia experimental, localizada no município de Arvorezinha-RS. Esta atividade permitiu aos participantes um contato com estratégias de monitoramento em diferentes escalas de análise de uma bacia hidrográfica.

          No dia 29 os participantes tiveram a oportunidade de participar de um workshop com o Prof. Dr. Olivier Cerdan (BRGM da França) sobre o uso do modelo WATERSED.

          No dia 30 foram realizados três workshops: Identificação de fontes de sedimentos (Fingerprinting) com os Professores Tales Tiecher da UFRGS e Olivier Evrard do LSCE-CEA da França; SWAT com o Prof. Latif Kalin da Auburn University dos Estados Unidos; e LISEM com a Professora Cláudia Barros da UFRGS e Doutorando Alexandre Schlesner da UFSM.

        A programação completa do evento pode ser encontrada em: AQUI VAI O LINK PARA A PROGRAMAÇÃO

         A próxima edição do evento será organizada pelo Instituto de Pesquisas Hidráulica e pela Faculdade de Agronomia  na cidade de Porto Alegre, no primeiro semestre de 2020.

         FIQUE LIGADO!

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-550-487

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes