Ir para o conteúdo PPGEC Ir para o menu PPGEC Ir para a busca no site PPGEC Ir para o rodapé PPGEC
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Alunos do PPGEC recebem prêmio “Trabalho Destaque” no V Congresso Brasileiro de Reologia



Durante o mês de maio, dos dias 19 a 21, ocorreu o V Congresso Brasileiro de Reologia, em Fortaleza (CE). Nele os alunos do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pavimentação e Segurança Viária (GEPPASV), ligado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC), tiveram seu trabalho contemplado pelo prêmio Trabalho Destaque. O nome do trabalho é: “Propriedades reológicas e modelagem 2S2P1D de cinco misturas asfálticas com diferentes cimentos asfálticos de petróleo brasileiros”, dos autores Evelyn Possebon, Silvio Schuster, Pedro de Almeida Júnior,  Pablo Vestena e Luciano Specht.

O trabalho faz parte da pesquisa de mestrado da Evelyn Possebon, desenvolvida no GEPPASV. Os autores utilizaram dados de reologia para determinar as propriedades viscoelásticas das misturas asfálticas feitas com ligantes asfálticos de 5 estados brasileiros e com o mesmo esqueleto pétreo. Variando apenas o tipo de ligante, foi possível verificar a influência do mesmo em várias propriedades, entre elas a reologia através de ensaios mecânicos de módulo complexo feito em uma prensa universal. Então a equipe pôde concluir que as misturas feitas com  5 ligantes asfálticos possuem propriedades similares, mas não idênticas como esperavam, já que se tratam de ligantes com mesma especificação produzidos em estados diferentes.

Além disso, o trabalho contou com a participação ativa do aluno de graduação e bolsista de iniciação científica, Pablo Vestena, que foi importante na automatização das planilhas de modelagem utilizadas para análises. Contou também com o orientador, Prof. Luciano Specht e os demais colegas de doutorado, Silvio Schuster e Pedro de Almeida Jr. que tiveram o papel fundamental de analisar os resultados e escrever o trabalho. 

A doutoranda explica que esse reconhecimento foi muito importante para o grupo e que todos ficaram contentes com a premiação: “a interação com outros grupos de pesquisa brasileiros é muito importante e faz parte da nossa rotina no GEPPASV. Esse reconhecimento intensifica essas relações, o que é benéfico para a minha pesquisa e para as pesquisas do grupo”, relata. O graduando, Pablo, compartilha como foi a experiência de desenvolver esse trabalho junto aos doutorandos: “No grupo de pesquisas não se evidencia uma hierarquia, e sim um trabalho em conjunto. É um ambiente saudável e ótimo para convívio”, enfatiza.

A tese de doutorado de Evelyn é sobre análise multi-escala de misturas asfálticas. O planejamento da pesquisa envolve ensaios químicos e reológicos em ligantes e de reologia de misturas asfálticas. Ainda, será estudado o comportamento desses materiais (ligante asfáltico e mistura asfáltica) frente aos principais processos de danificação que acontecem nos pavimentos: dano por fadiga e por deformação permanente. Espera-se correlacionar os resultados encontrados para o material na escala ligante com a escala mistura a partir destes ensaios e de modelagens matemáticas, como a 2s2p1d, que modela através de um análogo mecânico com o comportamento vicoelástico linear destes materiais asfálticos. A previsão de defesa da tese é em maio de 2022. 

https://www.geors2019.com.br/

Alunos do PPGEC recebem prêmio “Trabalho Destaque” no V Congresso Brasileiro de Reologia

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-550-678

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes