Ir para o conteúdo PPGEC Ir para o menu PPGEC Ir para a busca no site PPGEC Ir para o rodapé PPGEC
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Doutorando do PPGEC em Doutorado Sanduíche pelo Programa Fulbright



O doutorando do PPGEC, Me. Gustavo Holz Brächer, encontra-se desde setembro de 2021 em Kingston, condado de Washington, Rhode Island nos Estados Unidos em estágio no Doutorado Sanduíche do Programa Fulbright, ele participou da chamada de 2020 para o ano acadêmico 2021-2022. A previsão de retorno ao Brasil é em junho de 2022.
 
O doutorando está desenvolvendo a sua pesquisa na University of Rhode Island (URI), sendo que o estágio é de 9 meses e está sob a orientação da professora Dra. Vinka Oyanedel-Craver, que também é sua coorientadora na tese em desenvolvimento. A pesquisa do Gustavo é intitulada: Uso de nanomateriais para melhorar a performance de sistemas bioeletroquímicos de tratamento de água e efluentes.
Os sistemas bioeletroquímicos são sistemas capazes de produzir energia elétrica e combustível a partir da depuração de água e efluentes promovida por micro-organismos exoeletrogênicos. Desta forma, estes sistemas têm sido vistos como uma alternativa sustentável para a ampliação dos serviços de tratamento de água e esgoto, tanto na perspectiva ambiental como econômica. A eficiência destes sistemas é extremamente dependente dos materiais que compõem os seus eletrodos. Por isso, o objetivo desta pesquisa é avaliar o potencial de novos nanomateriais como material de revestimento de eletrodos destes sistemas. Os nanomateriais avaliados podem tornar estes sistemas mais eficientes e acessíveis para sua aplicação em grande escala.
 
Na UFSM, o doutorando está sob orientação do professor Elvis Carissimi na linha de pesquisa de Saneamento Básico e Ambiental.
 
O Fulbright, Programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do Governo dos Estados Unidos, tem como principal objetivo ampliar o entendimento entre os EUA e outros países. A Fulbright busca candidatos conectados com o mundo e com a realidade em que vivem sempre dispostos a multiplicar e compartilhar o conhecimento adquirido em suas experiências para promoção da educação, ciência e cultura. (Fonte: Site Fulbright Brasil)
 
O Gustavo nos contou que a experiência de trabalhar com o grupo de pesquisa Water for the World com a supervisão da Dra. Craver e infraestrutura fornecida pela URI tem sido extremamente satisfatória para ampliação do meu conhecimento e perspectivas sobre a minha área de pesquisa. Além disso, o suporte fornecido pelo programa Fulbright tem sido excepcional para viver essa experiência e para o meu desenvolvimento pessoal, além de ter sido essencial na minha preparação para o intercâmbio, aprimoramento das habilidades de comunicação em inglês e imersão na cultura americana.
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-550-1835

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes