Ir para o conteúdo PPGEC Ir para o menu PPGEC Ir para a busca no site PPGEC Ir para o rodapé PPGEC
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupo de pesquisa da UFSM, GEMASC, realiza impressões 3D em concreto



A impressão 3D vem sendo amplamente utilizada em vários campos de pesquisa, tornando-se uma das tecnologias criativas que mais irão contribuir para o futuro. Moldando produtos sólidos através do empilhamento de materiais camada a camada, esse tipo de produção pode encurtar o ciclo de desenvolvimento dos produtos e diminuir os custos, em comparação com os métodos tradicionais de fábrica.

Na UFSM, o Grupo de Estudos em Materiais Sustentáveis para Construção (Gemasc), do Centro de Tecnologia (CT), está desenvolvendo um projeto de impressão 3D em concreto. Estão sendo realizadas as primeiras impressões, ainda em estágio inicial de experimentação. O objetivo da equipe, formada por docentes e estudantes de graduação e pós-graduação em Engenharia Civil, é contribuir para o desenvolvimento, caracterização e entendimento de materiais tradicionais e alternativos para a construção civil, reduzindo seu impacto ambiental. 

O laboratório do Grupo de Estudos em Materiais Sustentáveis para Construção é voltado para o estudo das propriedades de diferentes materiais de construção, trabalhando principalmente com concretos, argamassas, cimentos alternativos e materiais de natureza cerâmica (principalmente tijolos). Frequentemente, o grupo caracteriza os materiais com o objetivo de entender seu desempenho em serviço, correlacionando diferentes características microestruturais. Também é estudado o desenvolvimento de materiais alternativos mais sustentáveis, com o objetivo de viabilizar sua utilização na indústria da construção civil. 

LEIA A REPORTAGEM NA ÍNTEGRA EM: https://ufsm.br/r-1-58738

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-550-1851

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes