Ir para o conteúdo PPGEC Ir para o menu PPGEC Ir para a busca no site PPGEC Ir para o rodapé PPGEC
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Aproveitamento e Dispensa de Disciplinas de Pós-Graduação

O aluno de mestrado e doutorado poderá solicitar o aproveitamento ou a dispensa de disciplinas já cursadas na UFSM como aluno especial e regula e em outras instituições de ensino superior, ao critério do Colegiado do programa.

Art. 53 Poderá ser solicitado aproveitamento de créditos obtidos em disciplinas ou atividades de cursos de pós-graduação de outras instituições ao colegiado do programa, respeitando o regulamento de cada programa. (Regimento Geral da Pós-Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu da UFSM)

As disciplinas de Docências Orientadas (APG303-304-305-306) e ECC829-Seminário de Projeto de Dissertação de Mestrado não são possíveis de aproveitamento por decisão do Colegiado do PPGEC.

 =>Assim, para requerer dispensa o aproveitamento ou a dispensa de disciplinas, o aluno deverá seguir os passos a seguir:
I – Preencher o Requerimento de Dispensa ou Aproveitamento de Disciplinas, e efetuar a abertura do processo PEN da UFSM (Processo Eletrônico Nacional), anexando o histórico escolar (constando as disciplinas cursadas com o conceito de aprovação) e ou documentos que justifiquem a solicitação. Para as disciplinas cursadas externamente a UFSM, ainda, deverá ser anexada a ementa e programa da disciplina;
III – Após a abertura do processo, este deverá ser tramitado ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (código 07.10.03.00.0.0) para a apreciação do colegiado;
IV – A secretaria recebe e confere a documentação, caso não esteja de acordo, retorna ao aluno para correção;
V – As disciplinas cursadas externamente à UFSM e ao PPGEC, serão analisadas, primeiramente, pelo orientador do aluno que irá verificar a viabilidade de aproveitamento à pesquisa a ser desenvolvida;
VI – Após, o colegiado irá apreciar o pedido, deferir ou indeferir, a solicitação, e que constará em ata da reunião;
VII – A secretaria de PPGEC irá dar conhecimento ao aluno sobre a decisão e tramitará o processo PEN ao DERCA para a inclusão no histórico escolar do acadêmico(a). Após o processo será arquivado.

Dados para preenchimento do requerimento: 
– Código do curso: 908 para mestrado; e 1109 para doutorado.
– Para as disciplinas cursadas na UFSM, preencher no local espaço em cor cinza, código e nome da disciplina a ser dispensada.
– Para disciplinas cursadas em outras instituições, preencher no local espaço em cor cinza, deixar o espaço de “Código da disciplina” sem preenchimento, e preencher com o nome da disciplina cursada de acordo com o histórico escolar, no espaço “Nome da disciplina a ser dispensada” (conforme a figura abaixo) .

Para os testes de suficiência, acessar Testes de Suficiência em Língua Estrangeira

Tutorial para a abertura e tramitação do Processo Eletrônico Nacional – PEN/UFSM para requerer o Aproveitamento e Dispensa de Disciplinas de Pós-Graduação:

  • O aluno deve acessar o Portal de Documentos da UFSM em: https://portal.ufsm.br/documentos, efetuar o login (nº de matrícula) e senha.
  • Na barra superior, selecionar NOVO.
  • Irá aparecer esta tela para NOVO PROCESSO ELETRÔNICO.
    => O item ‘Tipo documental’ refere-se a qual tipo de processo você está abrindo e que é: Solicitação de aproveitamento de disciplinas de pós-graduação – APG (134.23).

  • O campo ‘Procedência’ virá preenchido automaticamente com o nome do aluno de acordo com o Tipo documental. Poderá vir mais de número de matrícula, procure a que se refere o processo.
    => Na ‘Descrição’ o sistema já carrega automaticamente a descrição padrão, mas poderá ser complementado.
  • Ao completar os campos da tela inicial (acima), SALVAR o processo, e avançar para a inclusão dos documentos.
    O processo já está criado e já possui um NUP (Número Único de Protocolo) que inicia por 23081., (anote esse número).
  • Na tela acima, Documentos, já constam algumas opções de Tipos de Documentos. Para adicionar, você deve clicar no ícone +Adicionar, que aparece à frente do documento. 

Documentos obrigatórios a serem anexados:
Requerimento de aproveitamento e dispensa de disciplinas;
– Histórico escolar das disciplinas cursadas;
– Demais documentos a serem anexados (disciplinas cursadas externamente a UFSM, deverá ser anexada a ementa e programa da disciplina), devem ser adicionados pelo botão Inserir outros documentos, conforme a figura abaixo.
                 

  • Para a tela abaixo, Tipo documental procure os documentos como exemplo: Histórico escolar de mestrado/doutorado (134.41), ou a opção que for necessária; Ementa de disciplinas de mestrado/doutorado (132.3).
     Após a adição de cada documento clicar em ADICIONAR.
  • Na opção de ‘Pessoa responsável pela guarda’ deve ser indicado quem tem a guarda do documento original utilizado, ou seja, nome do aluno, sendo que as opções que vêm preenchidas podem ser alteradas conforme necessidade.
  • A tela abaixo é para o procedente/requisitante (aluno) assinar o requerimento eletronicamente, caso não tenha sua assinatura cadastrada no PEN-SIE, deverá cadastrar-se, basta seguir Passo a passo para assinatura do Termo de Concordância Assinatura Eletrônica.
  • Quando efetuada a assinatura eletrônica no documentos, requerimento, não necessitará de assinatura escrita;

  • Após incluídos os documentos, e salvar, não é mais possível remover os arquivos. Então, antes de salvar, você pode conferir o arquivo incluído no botão ‘Detalhes’, e se for o caso, excluir o item antes de salvar.
  • Conforme tela abaixo, ir em TRAMITAR.

Na próxima tela, abaixo, tramitar o processo ao PPGEC, colocar o despacho e TRAMITAR.

Para acompanhar o processo, consulte pelo NUP (Número Único de Protocolo), acessando o Portal Documentos e ou  pelos campos disponíveis na consulta, como nome do interessado, tipo documental, etc, ou, ainda, o aluno pode acompanhar o processo fazendo login no Portal Documentos, ir na aba ‘Meus Documentos’, ‘Interessado’.

O DAG tornou accessível o tutorial genérico que orienta a abertura de processos no PEN-SIE:
https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/416/2020/05/tutorial-de-abertura-pensie.pdf