Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Construção Civil e Preservação Ambiental

Tem por objetivo o estudo de construções sustentáveis, que apresentem maior interação entre os recursos naturais e o meio ambiente promovendo o uso de processos alternativos para construções com maior conforto, executadas com materiais econômicos e eficientes e que apresentem maior durabilidade e desempenho durante a vida útil. Esta área apresenta as seguintes linhas de pesquisa: (a) Conforto Ambiental; (b) Materiais de Construção, (c) Sistemas Estruturas e Construtivos e (d) Geotecnia e Pavimentação.

  • Conforto Ambiental: tem sua importância devido a excelência de seus laboratórios de acústica e térmica, os quais possibilitam a execução de trabalhos de elevado nível técnico. Tem com principal objetivo o estudo de novas técnicas e materiais para utilização na construção civil. 
  • Materiais de Construção: busca o estudo aprofundado dos diversos materiais utilizados na engenharia, procurando o melhor uso dos materiais existentes e a pesquisa de novos materiais. Dando ênfase às técnicas e materiais que preservem o meio ambiente. 
  • Estruturas e Sistemas Construtivos: visa o estudo das estruturas, patologias que ocorrem nas construções, bem como a análise de suas causas e as providências a serem tomadas para que não ocorram ou para que sejam solucionadas. 
  • Geotecnia e Pavimentação: Está linha de pesquisa se dedica a estudos envolvendo geotecnia e pavimentação. São tratados assuntos relacionados com fundações, taludes, barragens, contenções, aterros, ensaios de campo e laboratório e ainda estudos de pavimentos rígidos e flexíveis sob a ótica da mecânica de pavimentos: estudos de solos e materiais granulares, estabilizados e asfálticos, sua interação com o tráfego e meio ambiente bem como a análise e desempenho de estruturas de pavimentos e elementos de segurança viária. 

 

Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental

Tem por objetivo a formação de pessoal em nível de pós-graduação, como mecanismo para apoiar o desenvolvimento regional e nacional, em sustentação do processo de gestão de recursos hídricos, de acordo com o que preconiza a lei das águas do Brasil (Lei 9433/1997), no campo dos recursos hídricos e do saneamento ambiental.

É voltada ao aprimoramento de instrumentos de gestão e ao aproveitamento dos recursos hídricos em estudo de obras hidráulicas e de saneamento, em pequenas bacias hidrográficas. Esta área desenvolve suas atividades através destas linhas de pesquisa: (a) Gestão Ambiental e de Recursos Hídricos, (b) Monitoramento e Modelagem dos Recursos Hídricos e (c) Saneamento Básico e Ambiental.

  • Gestão Ambiental e de Recursos Hídricos: é o estudo de instrumentos, processos, métodos e políticas através de ação multidisciplinar, buscando o uso qualitativo e quantitativo dos recursos hídricos em harmonia com a preservação do meio ambiente.
  • Monitoramento e Modelagem dos Recursos Hídricos: tem por objetivo o desenvolvimento e a aplicação de metodologias para monitoramento e de modelagem quantitativa e qualitativa para o aproveitamento integrado dos recursos hídricos.
  • Saneamento Básico e Ambiental: tem por objetivo desenvolver e aplicar tecnologias e processos visando à melhoria no projeto e operação das unidades do saneamento básico em níveis de abastecimento e de tratamento de esgotos, bem como a manutenção do equilíbrio e controle da qualidade ambiental.