Ir para o conteúdo PPGEC Ir para o menu PPGEC Ir para a busca no site PPGEC Ir para o rodapé PPGEC
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Docência Orientada

Mestrado: Docência Orientada I e II –  APG303 e APG304 
Doutorado: Docência Orientada III e IV –  APG305 e APG306 

O estágio de docência é uma atividade curricular para discentes de pós-graduação que se apresenta como disciplina denominada “Docência Orientada”, sendo definida como a participação de discente de pós-graduação em atividades de ensino na educação superior da UFSM, servindo para a complementação da formação pedagógica dos pós-graduandos.

Conforme o Regimento Geral de Pós-Graduação da UFSM será considerado atividades de ensino:

  • Ministrar um conjunto pré-determinado de aulas teóricas e/ou práticas que não exceda a (30%) trinta por cento do total da carga horária da disciplina e no máximo 4 horas semanais de estágio de docência;
  • Auxiliar na preparação de planos de aula e/ou atuar no atendimento extraclasse aos discentes;
  • Participar em avaliação parcial de conteúdos programáticos, teóricos e práticos;
  • Aplicar métodos ou técnicas pedagógicas, como estudo dirigido, seminários, etc.

Os alunos de Pós-Graduação da UFSM, em nível de Mestrado e Doutorado, poderão matricular-se na disciplina “Docência Orientada”, correspondente à atividade em disciplina de graduação. Para integralização curricular cada matrícula em docência orientada equivale a 15 horas (um crédito), o mestrando poderá totalizar até dois créditos e os doutorandos até três créditos, podendo efetuar a matrícula em uma ou mais disciplinas de Docência Orientada, conforme seu plano de estudo.

Por se tratar de atividade curricular, a participação dos discentes de pós-graduação no Estágio de Docência não criará vínculo empregatício e nem será remunerada.

As atividades de ensino desenvolvidas pelo discente de pós-graduação em Estágio de Docência Orientada deverão ser compatíveis com a área de pesquisa do programa realizado pelo pós-graduando, devendo ser desenvolvida sob a supervisão do professor responsável pela disciplina ou por outro professor de carreira do magistério superior, designado pelo departamento de ensino no qual a disciplina está vinculada.

Aos alunos bolsistas da Capes, CNPQ, Fapergs e demais agências de fomento, é obrigatório o estágio de docência, sendo que o programa que possuir os dois níveis, mestrado e doutorado, a obrigatoriedade ficará restrita ao aluno de doutorado, contudo, fica à critério do orientador do aluno avaliar a necessidade do estágio quando não houver a obrigatoriedade. Ao aluno, bolsista ou docente de ensino superior, que comprovar tais atividades, ficará dispensado do estágio de docência.

A matrícula em Docência Orientada será efetuada pela secretaria do PPGEC, no período de ajustes de matrícula, na 1ª semana de aulas, quando do envio do Plano de Trabalho conforme as instruções abaixo.

COMO PROCEDER:

1) O discente deverá elaborar um Plano de Trabalho em conjunto com seu orientador, com base no conteúdo a ser ministrado, não podendo ultrapassar 30% da carga horária da disciplina;

2) O Plano de Trabalho deverá ser encaminhado à Coordenação do Programa, ou por e-mail, ou a entrega física, assinadas pelo aluno e seu orientador, para a apreciação do Colegiado do programa durante a primeira semana do semestre letivo;

3) O Plano de Trabalho deverá ser aprovado pelo Colegiado do PPG e após pelo Colegiado do Departamento a que esteja vinculada a disciplina. Somente após o conhecimento do departamento o discente poderá executar o Plano de Trabalho.

ACESSE O MODELO DE PLANO DE TRABALHO DE DOCÊNCIA ORIENTADA

A matrícula de docência orientada é lançada no sistema da UFSM com encargos no orientador do aluno, o docente poderá inscrever o aluno para acesso à disciplina no Moodle.
Caso o aluno efetue o estágio de docência em disciplina que não seja de seu orientador, o professor da disciplina, poderá solicitar o acesso ao Moodle para o aluno, para isso, o docente ou a coordenação de PPG ou o departamento de lotação da disciplina deverá enviar ao e-mail: suportemoodle@nte.ufsm.br, solicitando a inscrição do usuário na disciplina como estagiário, informando os dados abaixo:    
    1. Disciplina: Nome, código, turma, link da disciplina no Moodle.
    2. Estagiário: Nome completo e matrícula.
    3. Professor orientador: Nome completo e SIAPE.
    4. Professor titular da disciplina: Nome completo e SIAPE.
(enviar o e-mail com cópia à coordenação de curso, ao departamento e aos docentes envolvidos) 

BASE LEGAL:

Resolução N. 015/2014/UFSM – Regimento Geral da Pós-Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu da Universidade Federal de Santa Maria.
Portaria nº 76 de 14 de abril de 2010 – REGULAMENTO DO PROGRAMA DE DEMANDA SOCIAL – DS / Capes.
Resolução n 018 de 25 de agosto de 2008 – Regulamenta o Programa Especial para Participação em Atividade de Ensino, Pesquisa e Extensão na UFSM, por docentes de outras IES, bolsistas recém-doutores, alunos de pós-graduação.