Ir para o conteúdo PPGEC Ir para o menu PPGEC Ir para a busca no site PPGEC Ir para o rodapé PPGEC
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Internacionalização

O processo de internacionalização universitária consiste na mobilidade e contato com uma nova cultura e uma nova realidade de pensamento, na busca da qualificação e absorção das práticas de ensino. O PPGEC já tem esse propósito e abaixo colocamos algumas participações de internacionalização.

  • Oferta de vagas exclusivas em processos seletivos a candidatos estrangeiros;
  • Participação de pesquisadores de outros países como examinador de bancas de defesa;
  • Coorientações de alunos do PPGEC;
  • Parcerias e atividades de ensino e pesquisa; e
  • Demais destacadas abaixo.
1. Professor Visitante:
O professor Rinaldo José Barbosa Pinheiro esteve no ano de 2017 como professor visitante para a disciplina de Estabilización de Taludes, na Universidad Mayor Real Y Pontificia de San Francisco Xavier de Chuquisaca – U. P. MAYOR na Bolívia. 
 
2. Atividades de docentes:
A professora Rutineia Tassi realizou missão de 15 dias no mês de dezembro de 2019, onde esteva na Universidade de Auburn, nos Estados Unidos, para o desenvolvimento de pesquisa conjunta com os professores Latif Kalin e José Goes Vasconcelos.
 
Participação do professor Elvis Carissimi na Reunião do Conselho da Administração (Member Board Management) como representante da América Latina do Projeto Exceed-Swindon em Braunschweig (Alemanha) de 25 a 28 de novembro de 2018 para Avaliação dos Resultados 2018 e Programação de Atividades 2019.  


O professor Daniel Gustavo Allasia esteve em missão por na Universidade de Auburn nos Estados Unidos durante o mês de junho de 2018, período em que desenvolveu pesquisa conjunta com o professor José Goes Vasconcelos.

 
O professor Elvis Carissimi participou como avaliador na Plenária Regional do Projeto Exceed-Swindon em Havana (Cuba) de 22 a 26 de abril de 2018 para Avaliação dos Resultados 2017 e Programação de Atividades Latino-americanas de 2018, sendo eleito o representante do projeto na América Latina (Latin America Deputy) e Membro do Conselho Administrativo.  
 
Participação do professor Elvis Carissimi no encontro referente ao projeto intitulado: A new hybrid concept for sea water desalination and potable water based in energy recovery by reverse electrodialysis – Edital DAAD entre os dias 17 a 20 de junho de 2018 em Mérida (México) na Universidad Autónoma de Yucatán.

Confira, clicando neste link: Convênios Bilaterais da UFSM, e acesse a lista de países e respectivas universidades com as quais a UFSM possui convênio bilateral.

Convênios firmados pelo PPGEC: 

– Acordo de Cooperação Internacional entre a Universidade Federal de Santa Maria (Brasil) e o Instituto Superior de Tecnologias Avançadas do Porto (Portugal), baseada na participação conjunta das duas instituições e com base na reciprocidade e na equivalência de ações; com o propósito de acelerar e assegurar a expansão qualitativa e quantitativa no ensino superior e terá vigência de 5 anos, de junho de 2021 a maio de 2026. O professor Rogério Cattelan Antocheves de Lima, docente no PPGEC, é o responsável pelo acordo na UFSM.

Aula inaugural:  no dia 10 de março de 2020 com a Palestra “Internacional Nanomaterials for Water Treatment” com a Profa. Dra. Vinka Craver da University of Rhode Island (USA).   
 
Curso: “Numerical Solutions in Water Resources and Environmental Applications” com o Prof. Dr. José Goes Vasconcelos, da Auburn University dos Estados Unidos, para alunos do PPGEC entre os dias 17 de junho a 27 de junho de 2019. (mais informações aqui)
 

Disciplina: ofertada no 2º semestre de 2019 a alunos do PPGEC, a disciplina ECC864 – Projeto de Edificações em Situação de Incêndio com carga horária de 30 horas pelo Prof. João Paulo Correia Rodrigues, da Universidade de Coimbra – Portugal.

Palestra: na área de tratamento de efluentes, em especial com o uso de wetlands”Tannery Industry Effluent Treatment ins Developing Countris” em 24 de novembro de 2017 pelo professor Tomkouani Kodom da Universidade de Lomé (Togo). O docente do PPGEC, professor Elvis Caríssimi, foi o responsável por esta ação.

Disciplinas ministradas aos alunos na língua inglesa, ofertada nos níveis de Mestrado e Doutorado no PPGEC.

Numeral Solutions For Hydro-Envirommental Aplications (ESA896): 30 horas,  ministrada pelo professor José Goes Vasconcelos da Universidade de Auburn – AL – EUA, no 1º semestre de 2019.

The Finite Element Method And Applications TO Advanced Problems In Engineering (DEM834): 60 horas/aula, ministrada pelo professor permanente do PPGEC, René Quispe Rodriguez , no 1º semestre de 2021.

Water And Wastewater Treatment (ESA906): 60 horas, ministrada pelo professor permanente do PPGEC, Elvis Carissimi, no 2º semestre de 2021.

 

Alunos do PPGEC que realizaram doutorado sanduíche:
  1. Juliana Young: Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa/Portugal no período de abril a setembro de 2017 pelo PDSE/CAPES, sob a supervisão do professor Francisco Serdoura na Escola de Lisboa e na UFSM a orientação da professora Jussara Cabral Cruz.  

  2. Robson Ilha: Universidade Martinho Lutero de Halle-Vitemberga (MLU) na Alemanha no período de outubro/2017 a março/2018 pelo PDSE/CAPES, sob a orientação na UFSM do professor João Batista Dias de Paiva. 
     
  3.  Évelyn Paniz Possebon: Universidade de Lyon – École Nationale des Travaux Publics de L’État (ENTPE)  na França de novembro de 2019 a março de 2020 PDSE/CAPES, sob a supervisão do professor Hervé DI Benedetto em Lyon e na UFSM, e na UFSM a orientação do professor Luciano Pivoto Specht. A aluna precisou antecipar o retorno ao Brasil previsto para o final do mês de abril/2020, devido à pandemia do Covid-19.
     
  4.  Gustavo Holtz Bracher: selecionado como bolsista pelo Programa Fulbright para o doutorado sanduíche na University of Rhode Island, com a orientação do professor Elvis Carrissimi na UFSM. Devido a à pandemia do Covid-19 a viagem foi adiada do ano de 2020 e foi reagendada para setembro de 2021.  
     
  5. Elaise Gabriel: Hochschule Neubrandenburg (Universidade de Ciências Aplicadas de Neubrandenburg) da Alemanha PDSE/CAPES, sob a supervisão do professor Manfred Köhler, e na UFSM a orientação do professor Daniel Gustavo Allasia Piccilli. Devido a à pandemia do Covid-19a viagem foi adiada e deverá acontecer em novembro/2021. 
1. Alunos do PPGEC:
Gislayne Alves de Oliveira, doutoranda do PPGEC, desenvolvendo desenvolveu a etapa experimental de sua pesquisa na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) com bolsa de estudos do governo Mexicano nos anos de 2017 e 2018 sob a supervisão da professora María Teresa Orta Ledesma na UNAM e do professor Elvis Carissimi na UFSM.
 
2. Alunos estrangeiros em intercâmbio no PPGEC:
Dègninou Houndedjihou da Universidade de Lomé (Togo) realizou intercâmbio no Laboratório de Engenharia para o Meio Ambiente (LEMA) – UFSM por um período de 3 meses (junho a agosto/2019).  
 
Solen Magaly Romero Beltrán e Gerardo Samano Romero da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), estiveram em 2017 por um período de três meses realizando parte da pesquisa experimental no PPGEC sob a supervisão dos professores do Elvis Carissimi e Rutineia Tassi. A viagem e a bolsa dos estudantes foi financiada pelo Projeto Exceed-Swindon (DAAD).
 

Abaixo, destacamos algumas atividades com parcerias em pesquisas com instituições e pesquisadores de outros países:

  1. Grupo de pesquisa em Modelagem Hidroambiental e Ecotecnologias do PPGEC-UFSM, desenvolve pesquisas em parceria com pesquisadores da Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Escócia, Estados Unidos, França, Índia, Irlanda e Itália no desenvolvimento do subprojeto “Tecnologias Limpas” em consonância com o Programa CAPES/PrInt – Projeto Institucional de Internacionalização da UFSM, ainda com a participação dos programas PPGQ (Química) e o PPGEQ (Eng. Química) da UFSM.

  2.  Projeto de pesquisa intitulada “Utilization of micro algal biomass as an adsorbent for the Rhodamine B treatment” com financiamento europeu para convênio e suporte internacional – REMEDI, onde o docente do PPGEC, professor Elvis Carissimi, é o responsável no Brasil e um dos coordenadores, integrando a equipe docentes de instituições de ensino internacionais: Hedda Sander (Universidade de Ostfalia – Alemanha); John Skalbeck (Universidade de Wisconsin-Parkside, nos Estados Unidos); Mika Nieminen (Tampere University – TAMK, na Finlândia).

  3. Projeto de pesquisa “Strength, Behavior, and Failure mode of hollow concrete masonry constructed with mortars of different stregths”, em desenvolvimento com a Brigham Young University/EUA, professor Fernando S. Fonseca, e com a Eindhoven University/Holanda, professores Ad. T Vermeltfoort e Dirk R. W.Martens. . No PPGEC sob a coordenação do professor Gihad Mohamad.
  4.  Pesquisa sobre Modelagem de LID com Sistema Multi-Objetivo de Otimização, em conjunto da professora Rutineia Tassi do PPGEC com o professor Márcio Giacomonni da University of San Antonio at Texas, College of Engineering.

  5.  Projeto de pesquisas em andamento em Modelagem Distribuída em parceria com a Universidade de Swansea no Reino Unido, com integrantes de BRICS. O projeto terá coordenação do professor Daniel Gustavo Allasia.

  6.  Parceria de pesquisa com o LEPABE – Laboratory for Process Engineering, Environment, Biotechnology and Energy, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Portugal), a pesquisa será para a Análise dos Efeitos Ecotoxicológicos e Microbiológicos de Reagentes Naturais e Sintéticos utilizados no Tratamento de Água e Esgoto Doméstico. A Profa Olga Cristina Pastor Nunes é a pesquisadora portuguesa e o professor Elvis Carissimi do PPGEC é o responsável no Brasil.

  7.  Parceria com o laboratório de Engenharia Ambiental, no Instituto de Engenharia da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), para aplicação de Ozoflotação na Recuperação de Biomassa para Produção de Biocombustível. A Profa. Dra. María Teresa Orta é a pesquisadora mexicana e o professor Elvis Caríssimi representa o PPGEC nesta ação.

  8.  O GEPPASV, grupo de pesquisa no PPGEC, mantém desde 2015 uma parceria em pesquisas com a École Nationale des Travaux Publics de L’État (Université de Lyon) com estudos relacionados com a reologia de ligantes e misturas asfálticas e sob a coordenação do professor Luciano Pivoto Specht.

  9.  Cooperação em pesquisa com a Universidade Técnica de Munich (Technical University of Munich – TUM) com a visita técnica do Prof. Eric Brandão Carneiro ao grupo de Vibroacústica em janeiro de 2020.

  10. Pesquisa conjunta com o professor Dr. João Emílio Almeida, do Instituto Superior de Tecnologias Avançadas do Porto (Portugal), com início em 2020, sobre o tema Realidade Virtual e Jogos Sérios: Um Novo Paradigma de Treino de Pessoas em Evacuação de Edifícios, coordenada no PPGEC pelo Prof. Rogério Antocheves de Lima.

  11. Os docentes do PPGEC, Deividi da Silva Pereira e Luciano Pivoto Specht, estiveram em 2020, em visita técnica à Universidade Estadual da Carolina do Norte North (NCSU)em Raleigh, nos Estados Unidos. Na ocasião North Caroline State University cederam 2 softwares desenvolvidos para análise e dimensionamento de pavimentos que vem sendo utilizado pelos alunos do PPGEC.

  12.  Cooperação em pesquisa com a Universidade Técnica da Dinamarca (Technical University of Denmark – DTU) com visita técnica do Prof. Eric Brandão Carneiro em fevereiro de 2020 como pesquisador visitante, dando início a um projeto de pesquisa em medição in situ de absorção e espalhamento com foco em arranjos de sensores acústicos. O projeto de pesquisa está sob apreciação do ERC (European Research Counsil).
Docentes do PPGEC que realizaram pós-doutoramento:
1. Prof. Daniel Gustavo Allasia Piccilli no Center for Environmental Studies at the Urban-Rural Interface School of Forestry and Wildlife Sciences, Auburn University em 2019.
 
2. Profª. Débora Missio Bayer na Università degli Studi di Pavia, UNIPV, Itália entre 2018 e 2019.
 
3. Prof. Elvis Carissimi, na University of Rhode Island (URI) em Kingston nos Estados Unidos, entre maio de 2018 a janeiro de 2019 (Bolsista Fulbright).
1. Revisor excelente (Outstanding Reviewer) do Journal of Hydrologic Engineering (qualis A1) em Engenharias I, no ano de 2018 ao professor Daniel Gustavo Allasia Piccilli. (mais informações aqui)
 
2. Best Poster Award no evento RILEM – International Symposium on Bituminous Materials 2020 (Union of Laboratories and Experts in Construction Materials, Systems and Structure) no ENTPE na Universidade de Lyon pelo artigo Asphalt aggregate adhesion: Study of the influence of the morphological, chemical and mineralogical properties of different aggregates from southern Brazil da aluna de doutorado Chaveli Brondani sob a orientação do Prof. Luciano Pivoto Specht.