Ir para o conteúdo PPGEC Ir para o menu PPGEC Ir para a busca no site PPGEC Ir para o rodapé PPGEC
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Cancelamento/Desligamento de Curso de Pós-Graduação

Descrição

O cancelamento de Curso é o desligamento permanente do aluno de algum curso da UFSM, ou seja, a perda de vínculo.

O cancelamento de curso serve para que o aluno se desligue do curso ou da UFSM e possa, por exemplo, assumir uma vaga em outra Universidade pública, em caso de aprovação. Conforme a Lei nº 12.089, de 11 de novembro de 2009, é proibido ao estudante assumir duas vagas em cursos de universidades públicas.

O guia acadêmico da UFSM é que informa sobre desistência/cancelamento/desligamento de discentes da UFSM e é o ato por meio do qual o aluno perde o vínculo com a universidade por iniciativa própria ou institucional.

O cancelamento de curso a pedido, ocorre quando o aluno solicita o cancelamento de vínculo com o curso mediante requerimento entregue ou enviado ao setor de Controle Acadêmico da PRPGP.

ATENÇÃO: Não é possível reverter o Cancelamento de Curso. O eventual retorno dependerá de nova seleção de ingresso, conforme os processos disponíveis na UFSM e o enquadramento do candidato às normas da seleção.

PROCEDIMENTO:
– Discente deve enviar o “formulário de solicitação de cancelamento do curso”  juntamente com uma cópia de um “documento de identificação” para que a matrícula possa ser cancelada.
– O discente pode enviar ao curso ou encaminhar diretamente ao e-mail academico.prpgp@ufsm.br.

Informações também em no site da PRPGP/UFSM