Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento (PPGE&D) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)iniciou a suas atividades em 2011, oferecendo anualmente vagas no Curso de Mestrado. A proposta do curso foi aprovada no dia 30 de março de 2011 na 125ª reunião do Conselho Técnico-Científico da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O PPGE&D está ligado ao Departamento de Ciências Econômicas que integra o Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) da UFSM.

O Departamento de Ciências Econômicas da UFSM dispõe de corpo docente preocupado em buscar respostas para as três grandes preocupações de nosso tempo – desenvolvimento econômico, sustentável e humano – e está preparado para unir seus esforços de ensino e pesquisa para implementar o Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento (PPGE&D) da UFSM.

O PPGE&D, com característica plural, contribuirá na realização de estudos e pesquisas visando o desenvolvimento econômico e social da Região Central, Oeste e parte do Norte do Estado do Rio Grande do Sul, formando, em nível de pós-graduação, profissionais com capacidade de elaboração de análises nacionais, regionais e locais, a fim de propor estratégias alternativas de desenvolvimento.

As linhas de pesquisa propostas abrangem a diversidade de temas de pesquisa do corpo docente, bem como de acadêmicos e de docentes de outros centros de ensino da UFSM. Os assuntos delineados nas linhas de pesquisa História e dinâmica do desenvolvimento e Sistemas Agroindustriais e Comércio Internacional aparecem na produção científica dos docentes, demonstrando a maturidade científica, em reforço aos temas tratados nas duas linhas de pesquisa propostas para o PPGE&D da UFSM.

A concentração em Economia e Desenvolvimento caracteriza-se pela abertura teórica, encontrando aporte em diversas abordagens, metodologias ou escolas de pensamento, contemplando avanços recentes das diversas abordagens teóricas do desenvolvimento e realizando o esforço de incorporar disciplinas em novas áreas de investigação. Ou seja, o PPGE&D oferece uma abordagem teórica plural, enfatiza os processos históricos e os determinantes sociais e institucionais que inscrevem a Economia, em geral, e o processo de desenvolvimento, em particular, nos domínios das ciências sociais.

O curso proposto congrega disciplinas do chamado hard core da Economia, tais como Macroeconomia, Microeconomia, Economia Matemática e Econometria e um conjunto de disciplinas eletivas, associadas às áreas de pesquisa e de interesse dos diferentes professores do programa de pós-graduação, confirmando a concepção plural de economia e desenvolvimento.