Ir para o conteúdo PPGEDF Ir para o menu PPGEDF Ir para a busca no site PPGEDF Ir para o rodapé PPGEDF
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

Área de Concentração 1 – Atividade Física, Saúde e Performance

Descrição/Caracterização: Esta área de concentração contempla os estudos dos aspectos biológicos e comportamentais ligados a prática de atividades ou exercícios físicos em diferentes contextos e populações, tanto na busca por melhora da condição da saúde quanto de uma maior performance. Com os estudos que serão propostos pretende-se promover reflexões e futuras aplicações acerca do papel da atividade física, do exercício e do esporte no âmbito da saúde e qualidade de vida nas diferentes populações, com especial interesse nos fatores determinantes de qualidade de vida, preditores de doenças associadas ao sedentarismo, métodos de avaliação da saúde e da performance, adaptações agudas e crônicas ao exercício e inovação tecnológica aplicada ao exercício físico.

Linhas de Pesquisa

– Atividade Física e Saúde

Descrição/Caracterização: Relações da atividade física com mudança nas condições de vida e de saúde de diferentes populações em distintos ambientes e contextos sociais. Estudo das associações entre atividade física e indicadores gerais de saúde e qualidade de vida. Investigação de estratégias para promoção e estimulação de reflexões em prol da saúde e qualidade de vida em diferentes faixas etárias e condições de saúde.

Docentes: Dra. Andréia Machado Cardoso, Dr. Antonio Marcos Vargas da Silva, Dra. Daniela Lopes dos Santos, Dr. Felipe Barreto Schuch, Dr. Fernando Copetti, Dr. Jessié Martins Gutierres, Dr. Luis Ulisses Signori, Dr. Luiz Fernando Freire Royes, Dra. Sara Teresinha Corazza, Dra. Silvana Corrêa Matheus.

– Atividade Física e Performance

Descrição/Caracterização: Estudo de fatores e mecanismos determinantes de alterações neuropsicomotoras, fisiológicas, bioquímicas e biomecânicas em resposta à atividade física, ao exercício físico, esporte, reabilitação e atividades funcionais em diferentes populações e contextos. Os estudos desenvolvidos nessa linha buscarão evidências sobre como os processos adaptativos ocorrem em resposta ao exercício ou disfunções, assim como compreender quais mudanças podem ser determinantes da melhora nos componentes de saúde e performance, considerando tanto respostas agudas quanto crônicas. Pretende-se também investigar e empregar ferramentas de inovação tecnológica como a realidade virtual combinado ao exercício físico.

Docentes: Dr. Carlos Bolli Mota, Dr. Felipe Pivetta Carpes, Dr. Fernando Copetti, Dra. Michele Forgiarini Saccol, Dr. Luiz Fernando Freire Royes, Dra. Nádia Cristina Valentini, Dra. Sara Teresinha Corazza e Dra. Silvana Corrêa Matheus.

Área de Concentração 2 – Estudos Socioculturais e Pedagógicos da Educação Física

Descrição/Caracterização: Abrange a produção do conhecimento relativo aos fundamentos teórico-metodológicos dos processos socioculturais e pedagógicos da Educação Física escolar e não escolar orientada pelo campo de conhecimento das ciências sociais e humanas. Os processos socioculturais têm como foco o estudo dos fundamentos históricos, antropológicos, sociológicos e filosóficos relativos à cultura de movimento. Os fundamentos pedagógicos da Educação Física têm como foco elaborações teórico-metodológicas para o ensino nos âmbitos escolar e não escolar.

Linhas de Pesquisa

– Estudos Socioculturais da Educação Física

Descrição/Caracterização: Abrange investigações de temas socioculturais da Educação Física apropriando-se do referencial teórico-metodológico das ciências humanas e sociais referenciadas nas manifestações da cultura de movimento. Contempla estudos referentes às temáticas de sociedade, corpo e movimento.

Docentes: Dra. Angelita Alice Jaeger, Dra. Elizara Carolina Marin; Dr. Rosalvo Luis Sawitzki; Dr. João Francisco Magno Ribas.

– Estudos Teórico-Pedagógicos da Educação Física

Descrição/Caracterização: Abrange investigações que estabeleçam a relação de aspectos pedagógicos da Educação Física, considerando o referencial teórico das ciências humanas e sociais. Contempla o estudo de formação de professores em Educação Física, propostas curriculares para os diferentes níveis de ensino, as práticas pedagógicas e seus fundamentos epistemológicos.

Docentes: Dra. Elizara Carolina Marin; Dr. João Francisco Magno Ribas, Dra. Maria Cecília Camargo Günther; Dra. Maristela da Silva Souza, Dr. Rosalvo Luis Sawitzki.