Objetivos/perfil profissional a ser formado
Como metas e perspectivas para a excelência da Pós-Graduação do CEFD destacam-se: fomentar pesquisas locais, regionais e multicêntricas; fortalecer projetos enviados para captação de recursos (fomento); promover a consolidação dos grupos de pesquisa; articular trabalhos de investigação de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso e mestrado; consolidar o mestrado; investir nas produções conjuntas (docentes/discentes) e qualificadas (Qualis); reedição do periódico KINESIS do CEFD/UFSM.
Como estratégias para o alcance das metas destacam-se: ampliar a estrutura física da Pós-Graduação do CEFD para melhorar as condições de infraestrutura dos laboratórios e grupos de pesquisa; organização de eventos – seminários (de integração, de avaliação, de pesquisa), oficinas (sobre artigos, plataforma Lattes, portal de periódicos), integração da graduação com a Pós-Graduação por meio da docência orientada e iniciação científica; ampliação da comunicação entre coordenação/docentes/discentes via e-mail e outros meios.
Dentro deste contexto, o Programa de Pós-Graduação do CEFD/UFSM objetiva:
– Qualificar profissionais no âmbito da Educação Física e áreas afins, capazes de atuar no meio acadêmico desenvolvendo atividades de ensino e pesquisa que busquem transformar o contexto social dos locais onde estejam inseridos, pela capacidade de desenvolver investigações qualificadas e com atenção à inovação tecnológica;
– Formar um núcleo científico em Educação Física na região central do Rio Grande do Sul;
– Fomentar ações interdisciplinares, visando qualificar a utilização dos meios pedagógicos e científicos para a formação profissional;
– Promover a integração entre graduação e pós-graduação através das atividades de ensino, pesquisa e extensão;
– Viabilizar a produção de conhecimento qualificado da Educação Física, colaborando assim com o desenvolvimento da área.
O aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação Física/CEFD/UFSM deverá ser capaz, ao final de seu percurso acadêmico, de: formular questões e objetivos relativos à área e linha de pesquisa de sua escolha; formular hipóteses de pesquisa e desenvolver um trabalho individual; avaliar pesquisas em bases de dados e fomentar a pesquisa; estabelecer relações com outros tipos de pesquisa na área e em áreas afins; descrever, analisar e interpretar dados relativos à sua linha de pesquisa; argumentar e discutir os resultados relativos à pesquisa; ministrar aula na área ou em áreas afins; atuar em laboratórios de pesquisa e atividades de ensino e extensão. Estas capacidades o habilitarão para o amadurecimento intelectual e ético com o desenvolvimento da aptidão necessária para o trabalho científico consciente e responsável na área da Educação Física.