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Procedimentos

INSTRUÇÕES PARA PEDIDO DE AUXÍLIO À PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS

 O aluno poderá pleitear os seguintes itens:

A) Diárias referentes aos dias de participação no evento;

B) Passagem aérea e/ou terrestre em classe econômica.

Requisitos e condições para obtenção de auxílio:

– Ser aluno regular do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFSM;

– Autoria de trabalho científico aprovado no evento;

– O artigo aprovado deve estar relacionado a projeto de pesquisa cadastrado na plataforma sucupira;

– Autorização por parte do professor orientador (formulário deve ser assinado a punho pelo orientador);

– No título do artigo deve haver menção a objetos de estudo específicos da área da educação física;

– O professor orientador deve ser co-autor do trabalho.

Entregar na Secretaria do PPGA os seguintes documentos (com 15 dias de antecedência):

– Pedido de Auxílio à Participação em Evento, devidamente preenchido, assinado e “de acordo” do orientador, disponível para download clicando aqui;

– Prova (carta ou e-mail) da aceitação do artigo no evento;

– Folder do Evento com a programação do mesmo (pode ser página da web);

– Aguardar notificação da secretária do PPGA sobre o resultado;

– No caso de pedido aprovado, a prestação de contas deverá ocorrer na secretaria, em até 4 dias úteis após o término do evento.

Para prestação de contas, entregar os seguintes documentos (4 dias úteis após o término do evento):

– Certificado de participação (com nome do aluno)

– Certificado de apresentação do trabalho científico (com nome do aluno)

– Recibos diversos (gastos com hospedagem, alimentação, táxi, inscrição do evento, entre outros)

– Canhoto das passagens aéreas e rodoviárias, caso o aluno tenha solicitado passagem e diárias.

PROCEDIMENTO PARA OBTENÇÃO DE BOLSAS APÓS SELEÇÃO E INDICAÇÃO

Os alunos indicados à bolsa DS, pela primeira vez, pelo coordenador do curso deverão entregar à secretaria do curso:

– Cópia da carteira de identidade.

– Cópia do CPF

– Cópia do cartão do Banco do Brasil.

– Termo de compromisso. Para visualizá-lo clique aqui.

– Formulário para cadastro de bolsistas. Para visualizá-lo clique aqui.

OBS: Alunos já bolsistas que foram indicados novamente para receber bolsa entregar apenas Formulário de prorrogação de bolsa. Para visualizá-lo clique aqui.

PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE ESTUDOS

Para elaborar o plano de estudos o aluno deverá acessar o portal do aluno. Após deverá acessar o subitem “Plano de estudo e defesa de MDT”

Para obter maiores informações acesse o manual de instrução clicando aqui.

PROCEDIMENTO PARA EXAME DE QUALIFICAÇÃO

Para a qualificação do Projeto de Dissertação o aluno deverá entregar à secretaria do Curso, com pelo menos 30 dias de antecedência da data prevista para defesa, os seguintes documentos:

*Formulário com a Sugestão de Comissão Examinadora do Projeto;

OBS: Fornecer um exemplar para cada membro da comissão examinadora em um prazo mínimo de 30 dias antes da data proposta para a defesa.

No dia da qualificação levar a Ata de qualificação disponível para download clicando aqui.

OBSERVAÇÕES:

  • Projeto redigido segundo as Normas da UFSM (MDT).
  • A abertura do processo para a defesa do Projeto de Pesquisa deverá ser feita em até dezoito (18) meses após o ingresso do aluno no Curso.
  • A Comissão Examinadora deverá ser constituída de três membros efetivos e um suplente, formada, no mínimo, com um dos membros efetivos externo à UFSM (todos os membros deverão ter o título de doutor).  
  • Respeitar os preceitos éticos. 
  • O exame de qualificação pode ser realizado por teleconferência, podendo participar, como membro não-presencial da comissão Examinadora, qualquer um dos dois membros que não seja o(a) Presidente.

    A defesa de dissertação, exame de qualificação, tese ou trabalho de conclusão pode ser realizada por videoconferência, podendo participar até dois membros não presenciais.

    É permitida a utilização de parecer, em detrimento da presença de membros nas comissões examinadoras no exame de qualificação, na dissertação, tese ou trabalho de conclusão nas seguintes condições:

     I – até um membro nas comissões examinadoras de defesa de dissertação, ou exame de qualificação no mestrado. Caberá ao presidente dos trabalhos a leitura dos pareceres dos membros não presentes, permitindo ao discente a manifestação frente ao conteúdo dos pareceres.

PROCEDIMENTO PARA A DEFESA DA DISSERTAÇÃO

Para a defesa da Dissertação o aluno deverá solicitar a defesa através do Portal do aluno, com pelo menos 30 dias de antecedência da data prevista para a defesa.

Informações sobre como realizar a solicitação pelo portal do aluno acesse o tutorial clicando aqui.

OBS: Fornecer um exemplar para cada membro da comissão examinadora em um prazo mínimo de 30 dias antes da data proposta para a defesa.

  • A comissão examinadora será composta por três membros (pelo menos um membro de outra instituição e um suplente).
  • Para a defesa o candidato deverá ter sido aprovado no teste de Proficiência em língua estrangeira (qualquer idioma, nos dois primeiros semestres do curso).
  • O curso tem a duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses podendo ser prorrogado por 6 meses, em caráter excepcional, a critério do Colegiado do Curso.
  • No dia da defesa leve 3 cópias da folha de aprovação (ver anexo D da MDT) para que seja assinada pelos membros da banca.
  • Quando houver membros da banca por vídeo conferência, tomar alguns cuidados com a obtenção da assinatura na ata e folha de rosto. Existem duas possibilidades para a obtenção da mesma:
  1. Enviar por correio convencional a ata e a folha de rosto impressa, previamente assinada pelos membros presentes à sessão de defesa, ao membro externo que a assina e envia por correio convencional.
  2. Enviar a ata e folha de rosto em formato eletrônico ao membro externo, que  imprime, assina, digitaliza os documentos e os reenvia anexado a um correio eletrônico. Após providenciar a assinatura dos membros internos (UFSM). Assim mesmo, deve ser declarado na ata que o membro externo participou através de vídeo-conferência.

ORIENTAÇÕES RELATIVAS À DISSERTAÇÃO:

  • Dissertação redigida segundo as Normas da UFSM (MDT).
  • Respeitar os preceitos éticos. 

PROCEDIMENTO PARA CONFECÇÃO DA FICHA CATALOGRÁFICA

Para a confecção da ficha catalográfica acesse o site da Biblioteca central no menu “ficha catalográfica”.

PROCEDIMENTO PARA A OBTENÇÃO DO TÍTULO

Para solicitação da tramitação do Diploma de Especialista o aluno deverá apresentar os seguintes documentos, dentro do prazo estabelecido pela banca examinadora:

*Uma cópia da Dissertação encadernada em capa dura e de acordo com a MDT da UFSM.

*Dois CD’s com o arquivo da Dissertação (em formato pdf);

*Termo de Autorização para Disponibilização on-line dos trabalhos.

*Comprovação de envio de um artigo científico para periódico qualificado na area 21.

*Formulário com os dados dos participantes da banca (somente externos).

DIPLOMA:

Responsabilidade do DERCA.

Secretaria do Mestrado (Fone: 3220-8431)

  • NÃO recebe documentação sem o correto preenchimento dos formulários ou assinaturas;
  • NÃO recebe processos faltando documentos;
  • NÃO recebe documentação por e-mail.

PROCEDIMENTO PARA PEDIDO DE PRORROGAÇÃO DA DEFESA DE DISSERTAÇÃO OU DA QUALIFICAÇÃO

(a critério do Colegiado)

*Cópia Atualizada da Dissertação (1 via);

*Ofício ao colegiado do curso solicitando prorrogação, contendo:

Justificativa para prorrogação;

Prazo de prorrogação desejado;

De acordo do professor orientador.

Cronograma indicativo das atividades a serem desenvolvidas no período de prorrogação.

OBS: A PRORROGAÇÃO PODERÁ SER CONCEDIDA PELO PRAZO MÁXIMO DE 6 ATÉ MESES.