Ir para o conteúdo PPGEE Ir para o menu PPGEE Ir para a busca no site PPGEE Ir para o rodapé PPGEE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Egresso do GEPOC é contemplado com Prêmio CAPES de Tese



A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou no dia 06 de setembro a relação de premiados do Prêmio Capes de Tese 2019. Três trabalhos da UFSM foram contemplados, entre eles o de um egresso do Centro de Tecnologia. A tese intitulada “Microinversores baseados na topologia meia-ponte isolado alimentada em corrente”, teve autoria de António Manuel Santos Spencer Andrade, sob orientação do professor Mário Lúcio da Silva Martins, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da UFSM.

A tese trata sobre o estudo de microinversores, no contexto de geração de energia elétrica a partir de sistema fotovoltaico. Nesse sentido, a tese de doutorado apresenta contribuições em relação a topologias de microinversores, em que os objetivos são: garantir maior rendimento possível, confiabilidade, e qualidade no processamento de energia elétrica oriunda de um painel solar.

O orientador, professor Mário Lúcio, aponta os diferenciais do trabalho desenvolvido pelo egresso António Andrade: “A tese teve como grande diferencial o aprimoramento e o refinamento das técnicas de análises, tanto téoricas e experimentais utilizadas. Aprimoramento esse que foi alcançado por meio do processo extensivo de avaliações que ocorreram durante a divulgação dos resultados da tese em Jornais e Periódicos especializados”. Durante a tese, foram publicados 7 periódicos internacionais (entre Qualis A1 e A2) e 4 periódicos nacionais (Qualis B1).

O professor Mário ainda falou sobre a importância dos fomentos da atividade de pesquisa e da concessão de recursos pelas agências de fomento, tais como CAPES, CNPq e FAPERGS. E para António, o prêmio é uma grande motivação: “é um incentivo para que eu possa continuar trabalhando na pesquisa com o mesmo entusiasmo de sempre. E para que a nova geração da minha família, de estudantes e de colegas que continuem estudando e acreditando em alcançar os melhores resultados.”

Atualmente, António Andrade é professor da UFSM no Campus Cachoeira do Sul. Em vista de o campus ser novo, as perspectivas do docente são de contribuir no desenvolvimento de novas pesquisas e extensão, principalmente na área de eletrônica de potência. Ele destaca que sempre procura instigar novos alunos para trabalharem e começarem as atividades de jovens pesquisadores.

O trabalho está disponível online no repositório da UFSM.

Texto por Jéssica Medeiros, acadêmica de Jornalismo – Divulgação Institucional do CT/UFSM.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-553-2505

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes