Ir para o conteúdo PPGEE Ir para o menu PPGEE Ir para a busca no site PPGEE Ir para o rodapé PPGEE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PPGEE/UFSM desenvolve projeto de mobilidade elétrica eficiente



O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFSM, desenvolve o projeto “Interface de Inovação Multi-Agente envolvendo a Indústria Automobilística, os Sistemas de Energia e Infraestruturas de Mobilidade Elétrica para Eletrovias Inteligentes”. O objetivo da pesquisa é criar um sistema de gestão inteligente de eletrovias, a fim de desenvolver o uso do carro elétrico no Brasil de forma rápida e no mesmo nível de inovação de países desenvolvidos.

O projeto será executado em 36 meses e as etapas prevêem a instalação de duas plantas de recarga rápida de veículos elétricos, uma em Curitiba e outra no Campus da UFSM. Será a primeira estação de recarga rápida para veículos elétricos da UFSM e da cidade de Santa Maria. Cada planta contará com geração solar fotovoltaica, sistema de armazenamento e comunicação. Desse modo, a UFSM se tornará a primeira universidade no RS a instalar um eletroposto para recargas rápidas de veículos elétricos e terá o primeiro veículo elétrico.

O projeto teve início em Dezembro de 2019 e foi pensado para agregar o conhecimento sobre gerenciamento de recursos energéticos distribuídos da equipe da UFSM à expertise da CIBIOGAS, uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT), dedicada ao desenvolvimento do biogás como recurso energético limpo e competitivo, com o objetivo de promover o mercado de energias renováveis.  O foco é no desenvolvimento de uma interface inovadora, multiagente, que apoiará, de um lado, usuários na gestão da carga disponível em seus veículos, na disponibilidade de pontos de carregamento, e, de outro lado, a concessionária, na gestão das condições da rede elétrica e limitações de atendimento às solicitações de carregamento. Ainda prevê-se a definição de modelos de negócio, amparar e expandir as opções vigentes para a recarga de veículos elétricos e que contemplem os interesses dos múltiplos agentes envolvidos. 

Espera-se com o projeto, segundo a coordenadora, Prof.ª Luciane Neves Canha, contribuir para o gerenciamento das estações de recarga da Maior Eletrovia do Brasil localizada no Paraná. “Buscamos tornar a UFSM pioneira na instalação de uma estação de recarga rápida dotada de geração solar fotovoltaica e armazenamento de energia e na aquisição de um veículo elétrico que possibilitará a realização de pesquisas voltadas à mobilidade eficiente, redução de gases de efeito estufa, gerenciamento de recursos renováveis distribuídos de energia, técnicas de inteligência artificial, machine learning, implementação de novos protocolos de comunicação, armazenamento de energia, novos modelos de negócio. Além de ampliar o número de publicações em periódicos, defesas de doutorado e mestrado, agregar alunos de iniciação científica, promover palestras e o depósito de patentes.”, comenta Luciane. 

O projeto foi apresentado em defesa pública na Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e aprovado na Chamada Pública “P&D COPEL-DIS 002”. Na classificação, o projeto está entre os 5 aprovados, entre 50 propostas. Ele será desenvolvido através de um Consórcio entre a UFSM e Centro Internacional de Energias renováveis (CIBIOGAS) pela Companhia Paranaense de Energia (COPEL-DIS). 

Texto: Laura Coelho de Almeida, bolsista de Jornalismo na Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor.


Publicações Recentes