Ir para o conteúdo PPGEE Ir para o menu PPGEE Ir para a busca no site PPGEE Ir para o rodapé PPGEE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Artigo de discente e docente do PPGEE é premiado no XII CBPE 2020

Doutoranda Renata Lautert Yang e Prof.ª Luciane Neves Canha...



O artigo intitulado “Gerenciamento eficiente da produção de energia elétrica: desafios para redução do corte de geração de energia das fontes renováveis”, de autoria da doutoranda do PPGEE, Renata Lautert Yang, foi eleito um dos melhores trabalhos apresentados no XII Congresso Brasileiro de Planejamento Energético – XII CBPE, realizado de 09 a 11 de setembro de 2020, na modalidade online.

O trabalho contou com a coautoria da Prof.ª Luciane Neves Canha, docente permanente do PPGEE/UFSM e dos professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR): Gerson Maximo Tiepolo e Jair Urbanetz Júnior.

O artigo aborda alguns desafios referentes à crescente participação de fontes intermitentes na matriz elétrica, representadas principalmente por eólica e solar. Como estas fontes apresentam previsibilidade limitada na geração de energia, o corte na geração de renováveis (curtailment) é adotado a fim de manter o equilíbrio do sistema. Entre os desafios para a redução deste corte, estão o investimento na expansão da rede de transmissão, o gerenciamento eficiente do despacho de energia e sistemas de armazenamento. Portanto, com o aumento da capacidade instalada em usinas eólica e solar, estudar e analisar estratégias a fim de reduzir o curtailment mostram-se extremamente relevantes, de forma que haja um maior aproveitamento da energia gerada através de fontes renováveis, contribuindo com a segurança da rede.
Este trabalho e outros selecionados como melhores trabalhos serão publicados na Revista Brasileira de Energia (RBE/SBPE), publicação científica da Sociedade Brasileira de Planejamento Energético.

Para acessar a relação com os melhores artigos das sessões técnicas clique em https://www.xiicbpe.com.br/melhores_trabalhos

View this post on Instagram

O artigo intitulado “Gerenciamento eficiente da produção de energia elétrica: desafios para redução do corte de geração de energia das fontes renováveis”, de autoria da doutoranda do PPGEE, Renata Lautert Yang, foi eleito um dos melhores trabalhos apresentados no XII Congresso Brasileiro de Planejamento Energético – XII CBPE, realizado de 09 a 11 de setembro de 2020, na modalidade online. O trabalho contou com a coautoria da Prof.ª Luciane Neves Canha, docente permanente do PPGEE/UFSM e dos professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR): Gerson Maximo Tiepolo e Jair Urbanetz Júnior. O artigo aborda alguns desafios referentes à crescente participação de fontes intermitentes na matriz elétrica, representadas principalmente por eólica e solar. Como estas fontes apresentam previsibilidade limitada na geração de energia, o corte na geração de renováveis (curtailment) é adotado a fim de manter o equilíbrio do sistema. Entre os desafios para a redução deste corte, estão o investimento na expansão da rede de transmissão, o gerenciamento eficiente do despacho de energia e sistemas de armazenamento. Portanto, com o aumento da capacidade instalada em usinas eólica e solar, estudar e analisar estratégias a fim de reduzir o curtailment mostram-se extremamente relevantes, de forma que haja um maior aproveitamento da energia gerada através de fontes renováveis, contribuindo com a segurança da rede. Este trabalho e outros selecionados como melhores trabalhos serão publicados na Revista Brasileira de Energia (RBE/SBPE), publicação científica da Sociedade Brasileira de Planejamento Energético. #xiicbpe #cbpe #souufsm #ctufsm #ppgeeufsm #ufsm

A post shared by PPGEE UFSM (@ppgeeufsm) on

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-553-3224

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes