Ir para o conteúdo PPGEE Ir para o menu PPGEE Ir para a busca no site PPGEE Ir para o rodapé PPGEE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Docente do PPGEE recebe prêmio de Pesquisador Destaque da UFSM – 2020

O Prof. José Renes Pinheiro foi agraciado com o Prêmio de Pesquisador Destaque da UFSM - 2020...



No dia 19 de outubro de 2020, segunda-feira, o Prof. José Renes Pinheiro foi agraciado, em cerimônia online, com o prêmio de Pesquisador Destaque da UFSM de 2020. Esse prêmio é concedido anualmente, desde 2016, a um pesquisador da instituição que ao longo da carreira desempenha significativa contribuição à pós-graduação e ao desenvolvimento científico e tecnológico da UFSM.

A escolha de seu nome foi motivada pela destacada contribuição à formação de recursos humanos de pós-graduação e pelo desenvolvimento de projetos de pesquisa de grande importância institucional.

Em sua trajetória, o Prof. Renes atuou efetivamente para criação e consolidação do Grupo de Eletrônica de Potência e Controle (GEPOC), do Instituto de Redes Inteligentes (INRI) e do Seminário de Eletrônica de Potência e Controle (SEPOC). Dentre inúmeras atividades, atuou por oito anos como Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da UFSM, de 2007 a 2015, sendo sua atuação importante para o programa alcançar conceito de excelência (conceito 6) no ano de 2013. Colaborou diretamente para a consolidação de importantes projetos institucionais, dentre os quais, CT-Infra, INCT-GD e Embrapii.

Junto à Sobraep o Prof. Renes também possui atuação destacada, colaborando nos Congressos Brasileiros de Eletrônica de Potência, tendo sido coordenador técnico do COBEP’99 e coordenador geral do COBEP’13.

O Prof. Renes também orientou 29 dissertações de mestrado, 11 teses de doutorado e supervisionou 3 pós-doutorados. É pesquisador Nível 1B do CNPq, com atuação destacada na área de comutação suave, integração e otimização de conversores, e controle de conversores.

Atualmente o Prof. Renes é professor voluntário da UFSM e professor pesquisador da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O vídeo da cerimônia está disponível no canal da Multiweb UFSM, no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCewmcNYSNyILEDEzFpzEXlg

https://www.instagram.com/p/CGuwrX0sIlt/

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-553-3240

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes