Ir para o conteúdo PPGEE Ir para o menu PPGEE Ir para a busca no site PPGEE Ir para o rodapé PPGEE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

“Seminários em Iluminação” iniciarão nesta sexta-feira com transmissão ao vivo no Canal do PPGEE no YouTube



Começará nesta sexta-feira, 11/12, uma série de seminários em iluminação com vários pesquisadores que fazem parte da rede do INCT e também do programa CAPES PrInt.

Os seminários são organizados pelo Prof. Marco Antônio Dalla Costa e serão transmitidos pelo canal do PPGEE no YouTube, são gratuitos e abertos à comunidade.

O primeiro seminário é intitulado “Comunicação em Sistemas de Iluminação” e será ministrada pelo Prof. Carlos Henrique Barriquello. Atualmente é professor associado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), lotado no Departamento de Eletrônica e Computação (DELC), do Centro de Tecnologia (CT) e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE).
 
Esta é o primeiro de uma série de seminários, organizados pelo Prof. Marco Antônio Dalla Costa, intitulados “Seminários em Iluminação, como forma complementar à disciplina “Sistemas Eletrônicos para Iluminação”, ministrada para os cursos de Mestrado e Doutorado no PPGEE/UFSM.
 
Os seminários ocorrerão de 11/12/2020 até 12/02/2021, toda sexta-feira às 14h, com transmissão ao vivo no Canal do PPGEE/UFSM no YouTube e contarão com a presença de pesquisadores que fazem parte da rede do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Geração Distribuída de Energia Elétrica (INCT-GD) e também do programa CAPES PrInt.
 
Resumo do seminário desta sexta-feira:
Título: Comunicação em Sistemas de Iluminação
1- Fundamentos teóricos da comunicação
2- Evolução das tecnologias de comunicação
3- Aplicações em sistemas de iluminação:
3.a. Iluminação inteligente indoor
3.b. Telegestão de iluminação pública
3.c. IoT e smart grids.
4. Demonstração de sistema de telegestão do campus da UFSM
5. Tendências
 
Inscreva-se no Canal do PPGEE/UFSM no YouTube e receba as notificações das lives.

Publicações Recentes