Ir para o conteúdo PPGEE Ir para o menu PPGEE Ir para a busca no site PPGEE Ir para o rodapé PPGEE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Maria oferece cursos em nível de Mestrado e Doutorado, conferindo o título de Mestre ou Doutor em Engenharia Elétrica, na área de concentração de Processamento de Energia.

Dentro da área da Engenharia Elétrica, o Processamento de Energia é responsável pela conversão, controle, qualidade e conservação da energia elétrica para as mais diversas aplicações. Neste sentido o candidato desenvolve suas atividades curriculares dentre quatro linhas de pesquisas:

i. Controle Aplicado
ii. Eletrônica de Potência
iii. Sistemas de Energia
iv. Sistemas de Iluminação
 

Controle Aplicado

Análise, desenvolvimento e avaliação de técnicas de controle analógico e/ou digital aplicado a processos e sistemas de processamento de energia.

Eletrônica de Potência

Desenvolvimento de conversores estáticos, fontes de energia, dispositivos de potência, técnicas de controle aplicado, sistemas eletrônicos de iluminação e automação, sistemas distribuídos de energia elétrica, acionamentos elétricos.

Sistemas de Energia

Análise e estudo da viabilidade de fontes alternativas de energia, sistemas elétricos de potência e proteção. A linha de Sistemas de Energia está voltada para a pesquisa, na área de otimização, planejamento, operação, análise e modelagem.

Sistemas de Iluminação

Eficientização energética de sistemas de iluminação, desenvolvimento de reatores eletrônicos para alimentação de lâmpadas de descarga de alta e baixa pressão, desenvolvimento de drivers eletrônicos para LEDs, análise térmica de luminárias de LEDs, estudo ótico de luminárias, caracterização e minimização de ressonâncias acústicas em lâmpadas de descarga de alta pressão, estudo e implementação de técnicas de dimming em lâmpadas de descarga e LEDs, automação de sistemas de iluminação, desenvolvimento de conversores para geração de radiação ultravioleta.