Ir para o conteúdo PPGEE Ir para o menu PPGEE Ir para a busca no site PPGEE Ir para o rodapé PPGEE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Premiações e Distinções

2017

  • Relação de artigos do PPGEE premiados no XIV Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência – COBEP 2017:
  1. Prof Leandro Michels: Best Paper – “Cascaded MPPT control with adaptive voltage controller applied to boost converters for PV applications”. 
  2. Prof Cassiano Rech: Menção Honrosa – “Extension of the operating region of a nine-level asymmetrical flying capacitor inverter”.
  3. Prof Vinicius Foletto Montagner: Menção Honrosa – “Experimental evaluation of robust and nonrobust H-infinity controllers for three-phase grid-connected”.
  • O artigo intitulado “Cascaded MPPT control with adaptive voltage controller applied to boost converters for PV applications”, de autoria de  Lucas Vizzotto Bellinaso (UFSM-CS), Leandro Michels (UFSM-CT), Mauro Fernando Basquera Jr (PHB Eletrônica Ltda)., Rodrigo Padilha Vieira (UFSM-CT) e Hilton A. Gründling  (UFSM-CS) recebeu prêmio de melhor artigo no XIV Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência (COBEP 2017). O COBEP é o maior evento da área de Eletrônica de Potência da América Latina, sendo que nessa edição estão sendo apresentados cerca de 220 trabalhos. 

2018

  • O aluno de doutorado do PPGEE/UFSM, Gleisson Balen, obteve o 1º lugar no 2018 IAS CMD Student Thesis Contest – categoria Non-PhD. O trabalho teve a orientação do Prof. Humberto Pinheiro. O concurso, promovido pela IEEE Industry Applications Society, elegeu as melhores teses e dissertações elaboradas por membros da IAS, com participantes de todo o mundo.
  • O aluno Renan Rodrigo Duarte recebeu menção honrosa no Prêmio SOBRAEP pela Dissertação, defendida em 2017 e intitulada “Estudo comparativo entre semicondutores de silício e nitreto de gálio em circuitos de acionamento de LEDs”, orientador Prof. Marco Antônio Dalla Costa.  Prêmio SOBRAEP de Dissertação e de Tese – Edição 2018, referentes a dissertações e teses na área de Eletrônica de Potência defendidas no período de 1 de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2017.
  • O Prof. Hélio Leães Hey foi agraciado com o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2018, na área de Engenharia, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs).
  • O Professor do PPGEE, Marco Antônio Dalla Costa, juntamente com o discente PPGEE, Renan Rodrigo Duarte, em colaboração com o professor José Marcos Alonso, da Universidad de Oviedo – Espanha, receberam o Prêmio intitulado Second Prize Paper Award, com Artigo originalmente publicado no congresso 2017 IAS Annual Meeting. Título do Artigo: “Performance Investigation of Silicon and Gallium Nitride Transistors in an Integrated Double Buck-Boost LED Driver”.

2019

  • O doutorando Felipe Loose obteve o 2º lugar no 2019 IAS CMD Student Thesis Contest – categoria Non-PhD. O trabalho intitulado “Visible Light Communication Technique in a Step Down DC/DC Converter for LED Lighting” teve orientação do Prof. Dr. Alexandre Campos. Este concurso, promovido pela IEEE Industry Applications Society, elege as melhores teses e dissertações elaboradas por membros da IAS, com participantes de todo o mundo.
  • O mestrando Guilherme Ricardo Hubner obteve o 2º lugar no concurso de melhores Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) denominado 2019 IAS Zucker Design Contest, categoria individual. O trabalho intitulado “Mechanical Vibration Data Acquisition System for Small Wind Turbine” teve a orientação do Prof. Claiton Moro Franchi. Este concurso elege os melhores TCCs de alunos da graduação elaborados por membros da IAS, no mundo inteiro.
  • O trabalho apresentado com o título “Gestão de Energia Inteligente em Instituições Públicas”, do Projeto de P&D intitulado “Soluções Inovadoras de Eficiência Energética e Minigeração em Instituição Pública Federal de Ensino Superior: Uma Abordagem na UFSM”, desenvolvido pela UFSM, Grupo CPFL Energia e Mont Soluções, foi escolhido como o mais completo e inovador no Concurso dos Melhores Projetos para Eficiência Energética do 16º COBEE – Congresso Brasileiro de Eficiência Energética, realizado nos dias 19 e 20 de agosto de 2019, em São Paulo-SP. O prêmio foi recebido pelos mestrandos do PPGEE Luís Eduardo Rocha Nepomuceno e Pedro Daniel Bach Montani, representando a equipe do projeto.
  • A CAPES divulgou, no Diário Oficial da União (DOU), dia 06/09, o resultado com os selecionados para o Prêmio CAPES de Tese 2019, que teve recorde de inscrições, com 1140 candidaturas. O documento trouxe os escolhidos em cada uma das 49 áreas de avaliação e mais 93 trabalhos que receberão menções honrosas.
    O trabalho intitulado “Microinversores Baseados na Topologia Meia-Ponte Isolada Alimentada em Corrente” de autoria de António Manuel Santos Spencer Andrade, sob a orientação do Prof. Mário Lúcio da Silva Martins, obteve Menção Honrosa nas Engenharias IV do Prêmio CAPES Tese – Edição 2019.
    A CAPES afirmou que essa contribuição será de extrema valia para o desenvolvimento e aprimoramento da área, bem como para o avanço da pós-graduação stricto sensu e do conhecimento científico de qualidade no Brasil.
  • Os Professores do PPGEE, Marco Antônio Dalla Costa e Carlos Henrique Barriquello, juntamente com os discentes Lucas Teixeira e Felipe Loose, receberam o Prêmio intitulado First Prize Paper Award, com Artigo originalmente publicado no congresso 2018 IAS Annual Meeting. Título do Artigo: “On the LED Efficacy and Modulation Design Space for Visible Light Communication”. 

2020

  • O doutorando Jean Santis Brand obteve o 3º lugar no “2020 IAS CMD Student Thesis Contest – Non-PhD“, que elege as melhores dissertações elaboradas por membros da IAS de todo mundo.

  • O mestrando Diogo Franchi obteve o 1º lugar no concurso de melhores TCCs, no concurso “2020 IAS CMD Zucker Design Contest“, que elege os melhores TCCs de alunos da graduação membros da IAS de todo mundo.

  • O Capítulo Estudantil IEEE IAS UFSM recebeu o prêmio “2020 IAS CMD Outstanding Chapter Award“. O prêmio homenageia o Capítulo da IEEE IAS destaque entre todos os capítulos IAS do mundo, pelas suas atividades e realizações durante o ano de 2019. Alunos do PPGEE que participaram de forma voluntária da Gestão 2019 do Capítulo: Gleisson Balen (Presidente), Filipe Pinarello Scalcon (Vice-Presidente), Lucas Cielo Borin (Tesoureiro), Thiago Lazzari (Secretário) e Guilherme Ricardo Hubner (Webmaster).

  • O artigo intitulado “Emprego de Rede Neural Artificial para Predição de Temperatura de Topo de Óleo em Transformador de Potência” recebeu premiação como sendo um dos melhores das sessões técnicas do VIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos (SBSE), realizado na modalidade virtual. O trabalho tem como autor o mestrando Antônio Mário Kaminski Júnior e contou com a coautoria de docentes e discentes do PPGEE/UFSM: Tiago Bandeira Marchesan, Vitor Cristiano Bender, Leonardo Hautrive Medeiros, Micael Márcio Oliveira e Daniela Maia Bueno. Além de José Batista Ferreira Neto (Santo Antônio Energia) e Helena Maria Wilhelm (VEGOOR)
  • O artigo intitulado “Gerenciamento eficiente da produção de energia elétrica: desafios para redução do corte de geração de energia das fontes renováveis”, de autoria da doutoranda do PPGEE, Renata Lautert Yang, foi eleito um dos melhores trabalhos apresentados no XII Congresso Brasileiro de Planejamento Energético (CBPE 2020), realizado de 09 a 11 de setembro de 2020, na modalidade online. O trabalho contou com a coautoria da Prof.ª Luciane Neves Canha, docente permanente do PPGEE/UFSM e dos professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR): Gerson Maximo Tiepolo e Jair Urbanetz Júnior.

2021

  • O doutorando Guilherme Ricardo Hübner obteve o 2º lugar no “2021 IAS CMD Student Thesis Contest – Non-PhD“, que elege as melhores dissertações elaboradas por membros da IAS de todo mundo. O trabalho intitulado “Mass Imbalance Diagnosis for Aerogenerator Rotors using Support Vector Machine” foi orientado pelo Prof. Dr. Humberto Pinheiro.

  • O mestrando Giancarlo Clerici Daros obteve o 1° lugar no concurso “IAS CMD Myron Zucker Undergraduate Student Design Contest 2021“, que elege os melhores TCCs de alunos de graduação membros da IAS de todo o mundo.
    O trabalho intitulado “Analysis and Development of an Integrated Converter with Universal Input Voltage and Luminous Intensity Control for LED Driver” foi orientado pelo Prof. Dr. Álysson Raniere Seidel.

O capítulo IAS/IES/PES/PELS Joint Chapter – South Brazil Section – R9 é uma subunidade técnica da seção IEEE Sul Brasil – Região 9. O Instituto de Engenheiros Eletricista e Eletrônicos – IEEE é a maior organização mundial profissional, atualmente possui mais de 465.000 membros em mais de 160 países. A missão nuclear da IEEE é promover a inovação tecnológica e a excelência para o benefício da humanidade. Os capítulos da IEEE são agentes de conexão local para os mais variados recursos disponíveis e de suas 39 Sociedades técnicas, que vão deste a nanotecnologia até a engenharia aeroespacial.

Dentre as atividades promovidas pelo IAS/IES/PES/PELS Joint Chapter – South Brazil Section – R9 esta a realização de palestras, workshops e seminários, bem como atividades sociais assistenciais.

Os Capítulos IEEE oferecem aos membros da Sociedade oportunidades valiosas para a rede local, permitindo o crescimento pessoal e profissional.

 

O Instituto dos Engenheiros Elerrônicos e Eletricistas, IEEE, foi fundado em 1963, e hoje é uma das maiores associações técnicas profissionais do mundo, com mais de 421.355 membros em mais de 160 países. Destes, mais de 114.450 são membros Estudantes. Seu propósito principal é incentivar a inovação tecnológica para o benefício da humanidade, especialmente nas áreas de Engenharia Elétrica e Eletrônica, Comunicações, Engenharia da Computação, Ciência da Computação, Tecnologia da Informação e disciplinas afins. O IEEE é subdividido em 39 sociedades, cada uma com foco em uma área de conhecimento específica. As Sociedades disponibilizam publicações e conferências revisadas por pares, networking e outros serviços, e são organizadas localmente em Capítulos. Existem 2.116 Capítulos profissionais ao redor do mundo, 2.806 Ramos Estudantis em faculdades e universidades em mais de 100 países e 1.159 Capítulos de Ramos Estudantis das Sociedades técnicas do IEEE.

Neste contexto, nós da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, instituímos um Ramo Estudantil do IEEE com o propósito de promover localmente a pesquisa, inovação e disseminação do conhecimento em nossa Universidade e comunidade, ajudando outros a evoluir em suas carreiras profissionais e vidas pessoais. Um Ramo Estudantil permite a formação de múltiplos Capítulos de Estudantes das Sociedades do IEEE, aproximando alunos de graduação e pós-graduação que compartilham os mesmos interesses técnicos.

O Ramo Estudantil IEEE UFSM foi instituído em 10 de Maio de 2016. Para ser um membro do nosso RE, você só precisa ser membro do IEEE. E por que você deveria fazer isso? Aqui estão alguns dos benefícios para Membros Estudantes do IEEE:

– Acesso a conhecimento tecnológico de ponta, através de publicações como IEEE Spectrum Magazine, IEEE Potentials Magazine, dedicada a alunos de graduação e pós-graduação e jovens profissionais, e o banco de dados IEEExplore, que contém todos os artigos publicados nas conferências e revistas do IEEE;

– Oportunidades de networking;

– Descontos especiais e privilégios em eventos como conferências, seminários e workshops, promovidos pelo nosso RE e Capítulos relacionados, e pelas Sociedades IEEE, localmente e no exterior;

– Desenvolvimento pessoal, pois o IEEE ajuda no desenvolvimento de uma identidade profissional ao melhorar habilidades de comunicação e liderança e promover conexões locais, tanto no ambiente acadêmico como no industrial;

– Competições e prêmios.

Para informações adicionais, acesse o website www.ufsm.br/ieeesb

O Student Branch possui os seguintes capítulos (clique na imagem para acessar cada um):

Aluno do PPGEE é nomeado IAS Chapters Area Chair da América Latina na IEEE IAS: 
Caio Ruviaro Dantas Osório, doutorando do PPGEE, aceitou o convite da IEEE Industry Applications Society (IAS), através de seu Chapters and Membership Committee (CMD), para ser o “IAS Chapters Area Chair” da Região 9 – América Latina, a partir de 2019.
A posição de “Presidente de Área” é voluntária, sendo o elemento de conexão entre os capítulos estudantis de uma determinada região (América Latina, neste caso) e o CMD da IAS. As funções incluem apoiar e promover as atividades destes Capítulos, bem como levar possíveis demandas à IAS.


Docente do PPGEE assume como Chair MSDAD do IAS:
No final do mês de fevereiro deste ano, o Prof. Marco Antônio Dalla Costa assumiu como Presidente (Chair) do Departamento Técnico (Technical Department) MSDAD (Manufacturing Systems Development and Applications Department) do IAS. 
Para visualizar o comitê executivo do IAS, acesse https://ias.ieee.org/about-ias/ias-roster.html.