Ir para o conteúdo PPGEE Ir para o menu PPGEE Ir para a busca no site PPGEE Ir para o rodapé PPGEE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Programas e Projetos Estratégicos

Histórico

Em 2014, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com diversas instituições e com as Fundações de Amparo à Pesquisa, no caso a do Rio Grande de Sul (FAPERGS), divulgou a CHAMADA INCT – MCTI/CNPq/CAPES/FAPs nº 16/2014 e convidou a comunidade cientifica brasileira a apresentarem propostas com o objetivo de apoiar atividades de pesquisa de alto impacto científico em áreas estratégicas para a busca de solução de grandes problemas nacionais.

Nesse sentido, o Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa apresentou projeto voltado para implantação de uma rede de pesquisa na área de geração distribuída de energia elétrica, com vistas a contribuir para a redução da defasagem científico-tecnológica existente no Brasil. O projeto intitulado INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM GERAÇÃO DISTRIBUÍDA DE ENERGIA ELÉTRICA (INCT-GD). Atendendo a todos os requisitos e etapas da chamada 16/2014 a proposta obteve recomendação favorável dos órgãos financiadores e teve sua implantação a partir de janeiro de 2017.

Missão

Produzir ciência, tecnologia e inovação, formar recursos humanos e transferir conhecimentos na área de Geração Distribuída de Energia Elétrica para o desenvolvimento do setor empresarial e público, e de toda sociedade brasileira.

Visão

Ser referência nacional e internacional na área de Geração Distribuída de Energia Elétrica pelo desenvolvimento de conhecimento e pelo atendimento e antecipação das demandas de desenvolvimento e de qualidade de vida da sociedade brasileira.

Valores

Com base em princípios de ética, transparência e integridade, o INCT – GD defende e preserva um conjunto de valores que orientam continuamente suas estratégias e ações: excelência, eficácia, eficiência, efetividade, qualidade e pioneirismo na execução de suas atividades; Valorização das pessoas, reconhecimento de que o desempenho depende do desenvolvimento, da valorização, do bem-estar e da realização profissional do seu capital humano; Comprometimento, compromisso dos profissionais com o atendimento dos objetivos e com a realização de propósitos comuns e duradouros; Pluralidade, respeito à diversidade de ideias e opiniões e estímulo à criatividade em harmonia com a missão.

DINTER UFSM – UNIR

1. PROJETO DE DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL EM ENGENHARIA ELÉTRICA – DINTER

PROMOTORA: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA – UFSM
Coordenador: Ph.D. José Renes Pinheiro
Professor Titular, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.

RECEPTORA: UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA – UNIR
Coordenador: Dr. Carlos Alberto Tenório de Carvalho Júnior
Professor Associado II, Líder do Grupo de Pesquisa em Modelagem de Sistemas Elétricos.

Relatório Final de Execução (2012 – 2016)

1.2. Teses de Doutorado 

  1. Cicero Hildenberg Lima de Oliveira. APLICAÇÃO DE LEDS NA MICROSCOPIA ÓPTICA AO DIAGNÓSTICO DA MALÁRIA, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Área de Concentração em Processamento de Energia, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), 2016.
  2. Elaine Aparecida de Lima Vianna. PRIORIZAÇÃO DA MANUTENÇÃO EM SUBESTAÇÕES COM FOCO NA CONFIABILIDADE E NA REMUNERAÇÃO DA FUNÇÃO TRANSMISSÃO, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Área de Concentração em Processamento de Energia, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), 2017.
  3. Paulo Roberto de Oliveira Borges. REPOTENCIALIZAÇÃO DE SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO RURAIS MONOFÁSICOS POR MEIO DE DOIS CABOS AÉREOS O O SOLO COMO A TERCEIRA FASE, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Área de Concentração em Processamento de Energia, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), 2017.
  4. Letícia Carvalho Pivetta, SISTEMA DE PROJETOS OTIMIZADOS DE CONVERSORES ESTÁTICOS (POCE) USANDO ALGORITMOS GENÉTICOS, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Área de Concentração em Processamento de Energia, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), 2017. 
  5. Antonio Carlos Duarte Ricciotti. MODULAÇÃO DESCONTÍNUA PARA CONVERSORES COM PERNAS EM PARALELO MAGNETICAMENTE ACOPLADAS, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Área de Concentração em Processamento de Energia, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), 2017.
  6. Ciro José Egoavil Montero. MONITORAMENTO REMOTO E SEGURO DO CAMPO ELETROMAGNÉTICO EM LINHAS D TRANSMISSÃO DE ALTA TENSÃO, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Área de Concentração em Processamento de Energia, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), 2017.
  7. Cláudio Luiz do Amaral Santini. UM CONTROLADOR ÓTIMO ROBUSTO APLICADO A INVERSORES CONECTADOS À REDE, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Área de Concentração em Processamento de Energia, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), 2017.

PROCAD UFSM – UFPE

Edital: CAPES / Programa Nacional de Cooperação Acadêmica – Edital N° 071/2013

Título do projeto: Conversores Estáticos e Estratégias de Controle para Conexão de Sistemas Geradores Fotovoltaicos à Rede Elétrica

Instituição proponente:

UFSM – Universidade Federal de Santa Maria

CT – Centro de Tecnologia

PPGEE – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

Instituição associada 1:

UFPE – Universidade Federal de Pernambuco

CTG – Centro de Tecnologia e Geociências

PPGEE – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

Instituição associada 2:

UDESC – Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina

CTC – Centro de Ciências Tecnológicas

PPGEEL – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

Coordenador geral: Leandro Michels (UFSM)

Comitê Assessor:     EE – Engenharia Elétrica e Biomédica

Área de Conhecimento: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos.

Vigência: Out/2014 – Out/2020

Objetivos:

Este projeto visar fortalecer a interação científico-acadêmica entre grupos de pesquisa de três programas de pós-graduação em Engenharia Elétrica das Regiões Sul (UFSM e UDESC) e Região Nordeste (UFPE) do Brasil, de competência reconhecida nas áreas de Eletrônica de Potência e Sistemas de Controle, formando uma rede de cooperação para o desenvolvimento de conversores estáticos de potência e suas estratégias de controle para a conexão de geradores solares fotovoltaicos de energia na rede elétrica de distribuição.  A cooperação proposta busca auxiliar no processo de desenvolvimento tecnológico nacional para o aproveitamento da potencialidade da energia solar fotovoltaica, ainda pouco aproveitada no Brasil.  Um dos fatores necessários para o desenvolvimento desta tecnologia é a qualificação da indústria nacional para o desenvolvimento de equipamentos que supram estes setores, que se dá tanto através de pesquisa quanto de qualificação de mão-de-obra especializada.

Os objetivos específicos são os seguintes:

i. Conceber, projetar e simular topologias de conversores estáticos de alto desempenho para conexão de fontes renováveis de energia na rede de distribuição de energia, em especial de energia solar fotovoltaica;

ii. Conceber, projetar e simular estratégias de controle para conversores estáticos empregados na conexão de geradores fotovoltaicos de energia na rede de distribuição de energia;

iii. Implementar os sistemas propostos e comparar seus desempenhos com sistemas similares apresentados na literatura;

iv. Analisar a conformidade com as normas nacionais e internacionais relativas à qualidade da energia produzida e consumida pelos sistemas propostos;

v. Compartilhar os diferentes conhecimentos associados ao tema de Energia Solar Fotovoltaica entre os diferentes pesquisadores das equipes, criando uma rede de colaboração técnico-científica;

vi. Formar recursos humanos qualificados para as áreas de Geração Fotovoltaica, Geração Distribuída, Fontes Renováveis de Energia, Eletrônica de Potência e Sistemas de Controle;

vii. Fortalecer a infraestrutura de pesquisa dos grupos de pesquisa nas áreas de Geração Distribuída e Fontes Renováveis de Energia;

viii. Aumentar a publicação de artigos em congressos e periódicos de qualidade reconhecida pela área com o envolvimento de alunos.

Ações já realizadas/em andamento até o momento:

Foram realizadas reuniões, encontros, seminários, palestras, (co) orientações, tutoriais, defesas, missões de trabalhos e estudos, e produção de artigos científicos no âmbito do projeto PROCAD, pode-se citar (apresentadas no item 10) em números:

i. Seminário realizados – 2

ii. Tutoriais realizados – 1

iii. Artigos científicos no tema do projeto publicado por pesquisadores vinculados ao PROCAD no período – 79

iv. Participação em eventos científicos custeados pelo PROCAD – 5

v. Defesas de mestrado, doutorado e qualificação de doutorado com participação de docentes PROCAD de mais de uma instituição em bancas – 10

vi. Missões de trabalho/estudos – 29

Destacam-se os seguintes resultados obtidos:

1) Realização de 9 missões de estudo de alunos completa, com duração mínima de 4 meses. Resulta em uma imersão do aluno nos grupos de pesquisa das instituições de ensino, possibilitando a ele viver novas experiências e criar novas redes de relacionamento, bem como transmitindo essa experiência no retorno à sua instituição de origem;

2) Implementação de ao menos cinco (5) protótipos de conversores estáticos controlados em malha fechada para o estudo da conexão de sistemas fotovoltaicos na rede elétrica de distribuição; (7) protótipos de conversores estáticos controlados em malha fechada foram construídos no período:

3) Desenvolvimento e implementação de circuitos eletrônicos auxiliares para alimentação, acionamento, comando e proteção de dispositivos semicondutores de potência;

4) Desenvolvimento de ferramentas computacionais (softwares) de auxílio ao projeto (CAD e CAE) dos conversores estáticos e de seus sistemas de controle;

5) Disseminação do conhecimento técnico entre os grupos de pesquisa envolvidos. Os seminários realizados e as missões de estudo de alunos com coorientações disseminaram os conhecimentos distintos entre as instituições.