Ir para o conteúdo PPGEF Ir para o menu PPGEF Ir para a busca no site PPGEF Ir para o rodapé PPGEF
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Parceria histórica entre a UFSM/PPGEF e a CMPC



O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Floresta,l vem desenvolvendo uma série de atividades visando tornar o Programa mais sintonizado com as demandas da sociedade e alinhado com as diretrizes estabelecidas pela CAPES.
Uma destas atividades é uma aproximação institucional com o setor produtivo, o primeiro passo foi dado em junho quando 17 professores do PPGEF foram visitar e conhecer as demandas da CMPC- Celulose RioGrandense, em Guaíba, RS.
A CMPC é a maior empresa florestal do RS, é uma das 5 maiores empresas do RS e a história e crescimento desta empresa faz parte da história e do crescimento da Engenharia Florestal da UFSM.
O Segundo passo foi dado no dia 13/12, sexta-feira, quando a UFSM recebeu todo o corpo técnico de Pesquisa e Desenvolvimento da CMPC, a Eng. Florestal Brígida Valente e os Eng. Florestais Jose Carlos de Deus, Elias Frank, Osmarino Pires e Norton Borges. Para apresentar 13 projetos de pesquisa das áreas de Silvicultura, Tecnologia de Produtos Florestais e Manejo Florestal.
O evento contou com o apoio da PRPGP, Prof. Paulo Renato Schneider, da PRE, Prof. Rudiney Soares Pereira.
Na fala do prof. Jorge Antonio de Farias, coordenador do PPGEF, foi enfatizado que o momento se configura como um ponto de inflexão no processo de integração Universidade-Empresa, e que a partir de agora, de forma institucionalizada, se estabelece uma relação duradoura e produtiva entre a UFSM/PPGEF e a CMPC, um modelo que deverá ser replicado para os demais segmentos do setor de base florestal do RS.
O PPGEF agradece a AGITTEC pelo apoio e concessão do espaço coworking para a realização do evento, a todos os professores do PPGEF que ajudaram na organização do evento e especialmente os alunos de Doutorado que fizeram a maioria das apresentações, demonstrando o nível de excelência do nosso programa.


Publicações Recentes