Continuando nossa série de postagem sobre o bioma Pampa, trazemos dois projetos executados por alunos de pós-graduação do NEPRADE. No primeiro relato temos uma palavra de Jhonitan Matiello, pós-graduando vínculado ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal (UFSM) e responsável pelo projeto Espécies nativas para usos paisagísticos: descobrindo e validando o potencial da flora do bioma Pampa.
Em suas palavras:
“A imensa riqueza de formas, cores, texturas e interações ecológicas conferem às espécies nativas da flora do Pampa um imenso potencial ornamental!”
Confira um breve teaser elaborado pelo Jhonitan e publicado em nosso Facebook através do link: Relato Jhonitan Matiello!









O segundo relato pertence ao acadêmico Matheus Degrandi Gazzola, pós graduando vínculado ao programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola (UFSM) e responsável pela execução do projeto Semeadura Direta de espécies florestais para restauração ecológica.
Na transição entre os biomas Pampa e Mata Atlântica, o NEPRADE desenvolve o projeto que avalia o desenvolvimento inicial de algumas espécies-chave na sucessão ecológica das florestas e ressalta a importância das sementes nativas regionais. Além da inovação que a técnica representa para a restauração ecológica no RS, esperamos que a valorização das sementes enquanto produtos florestais não-madeireiros lance luz sobre a urgência do fomento a redes de sementes nativas do Bioma Pampa.




Gostou? Fique atento para mais conteúdos e não esqueça de compartilhar essas informações. Acreditamos que todo o conhecimento científico deve ser difundido para que a sociedade possa valorizar a biodiversidade linda e singular que esse bioma nos proporciona1