Ir para o conteúdo PPGEF Ir para o menu PPGEF Ir para a busca no site PPGEF Ir para o rodapé PPGEF
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

17 de Dezembro – dia do bioma Pampa



Hoje é o dia nacional do Bioma Pampa!
Mas você sabe por que é comemorado nessa data?
17 de dezembro homenageia o nascimento do ambientalista, agrônomo, pesquisador e escritor José Antônio Lutzenberger, que lutou e concretizou importantes conquistas ambientais no RS. Fundou a Agapan (Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural), uma das precursoras do movimento ambientalista em Porto Alegre O movimento ganhou rapidamente apoio da opinião pública e passou a alcançar importantes conquistas, como a criação do Parque Estadual Delta do Jacuí, do Parque Estadual de Itapuã e da Reserva Biológica do Lami, além de incentivar outras formas de organizações em prol do meio ambiente.
Lutz, como era chamado carinhosamente, também escreveu importantes obras como: Manifesto Ecológico Brasileiro: O Fim do Futuro? (1976) Gaia, o Planeta Vivo: por um caminho suave, Manual de Ecologia: do jardim ao poder. Também criou a Fundação Gaia e sua sede rural, o Rincão Gaia, uma área de 30 hectares que fora uma antiga pedreira de basalto, e que se tornou exemplo de recuperação de áreas degradadas.
O dia nacional do bioma Pampa é, portanto, um reconhecimento à vida e obra de José Antônio Lutzenberger e ao nosso bioma Pampa!!
Fontes:

Notícia vinculada a


Publicações Recentes