Ir para o conteúdo PPGEF Ir para o menu PPGEF Ir para a busca no site PPGEF Ir para o rodapé PPGEF
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Quem mora no Pampa?



Você sabia que 70% das famílias assentadas no RS estão no Pampa?
São 12.272 famílias assentadas em 98 municípios, distribuídos em 345 projetos de assentamentos no RS, segundo o INCRA. Só no bioma Pampa, estão presentes mais de 220 assentamentos da reforma agrária, com mais de 8.600 famílias.
O Programa Conexus – Sistemas biodiversos para inclusão social e qualidade ambiental no bioma Pampa: conexões entre a abordagem Nexus e o Programa Quintais Sustentáveis, tem como público alvo as famílias assentadas da reforma agrária no bioma Pampa, desenvolvendo conhecimentos e tecnologias sociais, com ênfase em arranjos multiestratos e biodiversos através dos sistemas agroflorestais, para efetivação da segurança alimentar aliada à segurança hídrica e energética.
Utilizando metodologias participativas na forma de oficinas e mutirão, o Conexus busca envolver as famílias em todas as etapas do projeto, construindo junto com a comunidade as demandas e ações.
Ao estimularmos a autonomia, desenvolvimento e a adequação das práticas agropecuárias, estamos fortalecendo o uso sustentável do Pampa. Valorizar o conhecimento tradicional e os saberes locais é fundamental para promover a conservação da sociobiodiversidade do bioma.
O Conexus é desenvolvido pelo NEPRADE e o NESAF (Núcleo de Estudos em Agricultura Familiar), com apoio financeiro do CNPq.
*Vale ressaltar que os registros foram realizados antes da pandemia.*

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes