Ir para o conteúdo PPGEMEF Ir para o menu PPGEMEF Ir para a busca no site PPGEMEF Ir para o rodapé PPGEMEF
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Educação Matemática

Nome do aluno: ADRIANO TORRI SOUZA

Ano de ingresso: 2013

Ano de defesa: 2015

Nome da dissertação: UMA ANÁLISE DO TRATAMENTO DADO À TRIGONOMETRIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO PUBLICADOS NO BRASIL EM DIFERENTES DÉCADAS DO SÉCULO XX

Área de concentração: Educação Matemática

Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos

Palavras-chave: Livro Didático; História da Educação Matemática; Hermenêutica de Profundidade; Trigonometria.

Sujeitos: —

Nível escolar: Ensino Médio

Local de realização da pesquisa: –

Link da dissertação: —

Nome do aluno: ANDRÉ EDUARDO VENTORINI

Ano de ingresso: 2013

Ano de defesa: 2015

Nome da dissertação: CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES FUNCIONAIS ATRAVÉS DO SOFTWARE SCRATCH

Área de concentração: Educação Matemática

Linha de pesquisa:Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Matemática

Palavras-chave: Relações funcionais, Função. Teoria dos Campos Conceituais. Teoria do Construcionismo. Scratch.

Sujeitos: alunos do primeiro ano do Ensino Médio

Nível escolar: Ensino Médio

Local de realização da pesquisa: Colégio Estadual Manoel Ribas – Santa Maria (RS)

Link da dissertação: http://cascavel.cpd.

ufsm.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7876

Nome do aluno: ANDRIELI MARIA PAULI

Ano de ingresso: 2013

Ano de defesa: 2015

Nome da dissertação: FÍSICA E O FUTEBOL NO ENSINO FUNDAMENTAL

Área de concentração: Educação Matemática

Linha de pesquisa: Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Matemática

Palavras-chave: Ensino de Física. Ensino Fundamental. Ensino Inovador. Construtivismo. Futebol. Mecânica.

Sujeitos: alunos do último ano do Ensino Fundamental (9º ano)

Nível escolar: Ensino Fundamental

Local de realização da pesquisa: Escola pública de Ensino Fundamental em Santa Maria (RS)

Link da dissertação: http://cascavel.cpd.

ufsm.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7860

Nome do aluno: CARMEN REISDOERFER

Ano de ingresso: 2013

Ano de defesa: 2015

Nome da dissertação: SOBRE AS AÇÕES DO PIBID/MATEMÁTICA NA CONSTITUIÇÃO DE SABERES DOCENTES DE EXBOLSISTAS DESSE PROGRAMA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Área de concentração: Educação Matemática

Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos

Palavras-chave: Formação de professores. Saberes docentes. História oral. PIBID. Professores que ensinam matemática.

Sujeitos: ex-bolsistas PIBID – hoje professores de matemática e

Nível escolar: Graduação

Local de realização da pesquisa: –

Link da dissertação: http://cascavel.cpd.

ufsm.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7748

Nome do aluno: CAROLINE SCHÜTZ

Ano de ingresso: 2013

Ano de defesa: 2015

Nome da dissertação: MODELAGEM MATEMÁTICA E RECURSOS TECNOLÓGICOS: UMA EXPERIÊNCIA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Área de concentração: Educação Matemática

Linha de pesquisa: Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Matemática

Palavras-chave: Modelagem Matemática. Recursos Tecnológicos. Formação Inicial de Professores.

Sujeitos: alunos de graduação (Matemática Licenciatura UFSM)

Nível escolar: Graduação

Local de realização da pesquisa: UFSM

Link da dissertação:http://cascavel.cpd.

ufsm.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7861

Nome do aluno: CRISTIAM WALLÃO ROSA

Ano de ingresso: 2013

Ano de defesa: 2015                          

Nome da dissertação: A MATEMÁTICA EM LIVROS DIDÁTICOS ESTADUNIDENSES E BRASILEIROS: UMA ANÁLISE SOBRE O ENSINO DE LOGARITMOS

Área de concentração: Educação Matemática

Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos

Palavras-chave: Logaritmos; Livros didáticos; Educação Matemática; História da Matemática; Pesquisa Bibliográfica.

Sujeitos: —

Nível escolar: —

Local de realização da pesquisa: –

Link da dissertação: —

Nome do aluno: DIONÉIA ZANNON BARBIEIR

Ano de ingresso: 2013

Ano de defesa: 2016

Nome da dissertação: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO MÉDIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL NO INÍCIO DO SÉCULO XXI: O ENSINO DE MATEMÁTICA

Área de concentração: Educação Matemática

Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos

Palavras-chave: Políticas Públicas. Ensino Médio. Ensino de Matemática.

Sujeitos: —

Nível escolar: Ensino Médio

Local de realização da pesquisa: Rio Grande do Sul

Link da dissertação:http://cascavel.cpd.

ufsm.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8764

Nome do aluno: ELISA SEER SPLETT

Ano de ingresso: 2013

Ano de defesa: 2015

Nome da dissertação: INCLUSÃO DE ALUNOS CEGOS EM CLASSES REGULARES E O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Área de concentração: Educação Matemática

Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos

Palavras-chave: Matemática; Alunos Cegos; Educação Inclusiva; Processo Ensino e Aprendizagem.

Sujeitos: professores de matemática da escola que possuem alunos cegos em suas classes regulares, a educadora especial da escola e os alunos cegos

Nível escolar: Ensino Fundamental

Local de realização da pesquisa: Santa Maria (RS)

Link da dissertação: http://cascavel.cpd.

ufsm.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7865

Nome do aluno: FABRÍCIO FERNANDO HALBERSTADT

Ano de ingresso: 2013

Ano de defesa: 2015

Nome da dissertação: A APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA ANALÍTICA DO ENSINO MÉDIO E SUAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO GRAFEQ

Área de concentração: Educação Matemática

Linha de pesquisa: Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Matemática

Palavras-chave: Geometria Analítica. Teoria dos Registros de Representação

Semiótica. Engenharia Didática. GrafEq.

Sujeitos: alunos do terceiro ano do Ensino Médio

Nível escolar: Ensino Médio

Local de realização da pesquisa: Colégio Estadual Manuel Ribas (Santa Maria – RS)

Link da dissertação: http://cascavel.cpd.

ufsm.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7617

Nome do aluno: JANAÍNA XAVIER DE ALMEIDA

Ano de ingresso: 2013

Ano de defesa: 2015

Nome da dissertação: AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES AO ENSINAR QUADRILATEROS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E AS POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÕES DAS TIC

Área de concentração: Educação Matemática

Linha de pesquisa: Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Matemática

Palavras-chave: Saberes Docentes. Tecnologias. Geometria. Formação de Professores.

Sujeitos: professores de Educação Básica da Rede Escolar Pública Municipal de Formigueiro/RS atuantes no ensino fundamental e os professores de Educação Básica da Rede Escolar Pública Municipal de Formigueiro/RS participantes do PNAIC/2014

Nível escolar: Ensino Fundamental

Local de realização da pesquisa: Formigueiro (RS) – REPM

Link da dissertação: http://cascavel.cpd.

ufsm.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8148

Nome do aluno: MARINELA DA SILVEIRA BOEMO

Ano de ingresso: 2013

Ano de defesa: 2015

Nome da dissertação: REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA MOBILIZADOS NO ESTUDO DE SISTEMAS LINEARES NO ENSINO MÉDIO

Área de concentração: Educação Matemática

Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos

Palavras-chave: Representações matemáticas. Registros de representação semiótica. Sistemas Lineares. Ensino médio.

Sujeitos: professores e alunos do segundo ano do Ensino Médio

Nível escolar: Ensino Médio

Local de realização da pesquisa: Colégio – São Sepé (RS)

Link da dissertação: http://cascavel.cpd.

ufsm.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7890

Nome do aluno: PAULA GABRIELI DOS SANTOS DE ASSUMPÇÃO

Ano de ingresso: 2013

Ano de defesa: 2015

Nome da dissertação: PERÍMETRO E ÁREA: UMA ENGENHARIA DIDÁTICA UTILIZANDO O GEOGEBRA SOB O OLHAR DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS

Área de concentração: Educação Matemática

Linha de pesquisa: Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Matemática

Palavras-chave: Perímetro. Área. Registros de representação semiótica. GeoGebra

Sujeitos: alunos de duas turmas do 7ª ano do ensino fundamental

Nível escolar: Ensino Fundamental

Local de realização da pesquisa: Toropi (RS)

Link da dissertação: http://cascavel.cpd.

ufsm.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7577

Nome do aluno: SIMÉIA TUSSI JACQUES

Ano de ingresso: 2013

Ano de defesa: 2015

Nome da dissertação: CONSTITUIÇÃO DE ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS EM ALUNOS DE ANOS INICIAIS TENDO O GEOGEBRA COMO INSTRUMENTO MEDIADOR

Área de concentração: Educação Matemática

Linha de pesquisa: Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Matemática

Palavras-chave: Escola Histórico-Cultural. Zona de Desenvolvimento Proximal. GeoGebra. Conceitos geométricos.

Sujeitos: estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I, de um colégio privado do município de Santa Maria/RS

Nível escolar: Ensino Fundamental

Local de realização da pesquisa: Santa Maria (RS)

Link da dissertação: http://cascavel.cpd.

ufsm.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7934

Nome do aluno: SIMONE BRAGA CASTANHO

Ano de ingresso: 2013

Ano de defesa: 2015

Nome da dissertação: ANÁLISE DE ERROS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA TRANSIÇÃO DO 5º PARA O 6º ANO

Área de concentração: Educação Matemática

Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos

Palavras-chave: Análise de Erros. Ensino e aprendizagem. Estratégias de Ensino. Ensino Fundamental.

Sujeitos: alunos do 6º ano do Ensino Fundamental

Nível escolar: Ensino Fundamental

Local de realização da pesquisa: Escola rede pública de Santa Maria (RS)

Link da dissertação: http://cascavel.cpd.

ufsm.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7891

Nome do aluno: VANESSA ZUGE

Ano de ingresso: 2013

Ano de defesa: 2015

Nome da dissertação: PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM FORMAÇÃO: UM OLHAR A OARTIR DE DISCUSSÕES SOBRE O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL NO CONTEXTO DO PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Área de concentração: Educação Matemática

Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos

Palavras-chave: Formação de Professores que ensinam Matemática. Sistema de Numeração Decimal. Aprendizagem da docência. Anos Iniciais. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Sujeitos: professores orientadores de estudos do PNAIC

Nível escolar: —

Local de realização da pesquisa: POLO SANTA MARIA

Link da dissertação: http://cascavel.cpd.

ufsm.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7987

Nome do aluno: ALINE BRUM OTTES

Ano de ingresso: 2014

Ano de defesa: 2016

Nome da dissertação: EXPRESSÃO NUMÉRICA: A HIERARQUIA DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS

Área de concentração: Educação Matemática

Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos

Palavras-chave: Expressões numéricas. Hierarquia. Operações aritméticas. Regra. Justificativa.

Sujeitos: —

Nível escolar: Ensino Fundamental

Local de realização da pesquisa: –

Link da dissertação:https://repositorio.

ufsm.br/bitstream/handle/1/12435/DIS_

PPGMEF_2016_OTTES_ALINE.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Nome do aluno: ELICIANE BRÜNNING DE SALLES

Ano de ingresso: 2014

Ano de defesa: 2016

Nome da dissertação: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NA AVALIAÇÃO DE COORDENADORAS LOCAIS A PARTIR DE AÇÕES DO PNAIC EM MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO SUL

Área de concentração: Educação Matemática

Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos

Palavras-chave: Formação continuada de professores. Políticas Públicas Educacionais. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Ensino e aprendizagem de Matemática.

Sujeitos: professoras coordenadoras locais das ações do PNAIC em municípios do Rio Grande do Sul

Nível escolar: —

Local de realização da pesquisa: Rio Grande do Sul

Link da dissertação: http://cascavel.cpd.

ufsm.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8301

Nome do aluno: MARI LÚCIA MILITZ

Ano de ingresso: 2014

Ano de defesa: 2016

Nome da dissertação: ANÁLISE DO CONTEÚDO DE GEOMETRIA ESPACIAL EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: UMA ATIVIDADE NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Área de concentração: Educação Matemática

Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos

Palavras-chave: Livro Didático. Mapa Conceitual. Aprendizagem Significativa. Formação de Professor.

Sujeitos: alunos do curso de Matemática Licenciatura Noturno da UFSM

Nível escolar: Graduação

Local de realização da pesquisa: UFSM

Link da dissertação: https://repositorio.

ufsm.br/bitstream/handle/1/12168/DIS_

PPGMEF_2016_MILITZ_MARI.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Nome do aluno: MATHEUS BOTH

Ano de ingresso: 2014

Ano de defesa: 2016

Nome da dissertação: RELAÇÕES ENTRE GRANDEZAS GEOMETRICAS: UM ESTUDO DE CASO BASEADO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E ANÁLISE DE ERROS

Área de concentração: Educação Matemática

Linha de pesquisa: Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Matemática

Palavras-chave: GeoGebra. Aprendizagem Significativa. Análise de Erros. Grandezas Geométricas. Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Sujeitos: alunos ingressantes no ano de 2015 do curso de Matemática Diurno UFSM

Nível escolar: Graduação

Local de realização da pesquisa: UFSM

Link da dissertação: —

Nome do aluno: NATÁLIA ALESSANDRA KEGLER

Ano de ingresso: 2014

Ano de defesa: 2016

Nome da dissertação: O ASPECTO LÚDICO PRESENTE NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Área de concentração: Educação Matemática

Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos

Palavras-chave: Lúdico, Matemática, Cursos de Formação Inicial, Projetos Pedagógicos dos Cursos.

Sujeitos: análise de projetos pedagógicos de cursos de Matemática Licenciatura

Nível escolar: Graduação

Local de realização da pesquisa: Rio Grande do Sul

Link da dissertação: —

Nome do aluno: OLGA REGINA SILVA ROSALES COSTA

Ano de ingresso: 2014

Ano de defesa: 2016

Nome da dissertação: A MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO

Área de concentração: Educação Matemática

Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos

Palavras-chave: O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM). Análise de Conteúdo. Documentos Oficiais. Ensino Médio. Tendência em Educação Matemática.

Sujeitos: —

Nível escolar: Ensino Médio

Local de realização da pesquisa: –

Link da dissertação: http://cascavel.cpd.

ufsm.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8766

Nome do aluno: PATRICIA MANFIO COCCO

Ano de ingresso: 2014

Ano de defesa: 2017

Nome da dissertação: INVESTIGAÇÃO SOBRE O TRABALHO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE SANTA MARIA (RS) QUE POSSUEM ALUNOS INCLUÍDOS EM SUAS SALAS DE AULA

Área de concentração: Educação Matemática

Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos

Palavras-chave: Análise de Singularidades e Análise de Convergências. Educação Inclusiva em aulas de Matemática. História Oral.

Sujeitos: professores de matemática da rede pública estadual de Santa Maria que trabalham com alunos incluídos

Nível escolar: anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Local de realização da pesquisa: Santa Maria

Link da dissertação: https://repositorio.

ufsm.br/bitstream/handle/1/12743/DIS

_PPGMEF_2017_COCCO_PATRICIA.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Nome do aluno: RENTA CEZAR PINTO

Ano de ingresso: 2014

Ano de defesa: 2016

Nome da dissertação: ANÁLISE DE QUESTÕES DE MATEMÁTICA DO ENEM: UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA NA PERSPECTIVA AUSUBELIANA

Área de concentração: Educação Matemática

Linha de pesquisa: Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Matemática

Palavras-chave: Teoria da Aprendizagem Significativa. GeoGebra. Exame Nacional do Ensino Médio.

Sujeitos: Participantes de dois minicursos na área de Educação Matemática na UFSM

Nível escolar: Ensino Médio

Local de realização da pesquisa: UFSM

Link da dissertação: https://repositorio.

ufsm.br/bitstream/handle/1/11990

/DIS_PPGEMEF_2016_PINTO_RENATA.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Nome do aluno: ROBERTA LIED

Ano de ingresso: 2014

Ano de defesa: 2016

Nome da dissertação: CONTRIBUIÇÕES COM RÉGUA E COMPASSO ENVOLVENDO LUGARES GEOMÉTRICOS: UMA PROPOSTA DINÂMICA ALIADA A TEORIA DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA

Área de concentração: Educação Matemática

Linha de pesquisa: Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Matemática

Palavras-chave: Lugares Geométricos. Registros de Representação Semiótica. GeoGebra.

Sujeitos: aluno do curso de Graduação em Matemática da UFSM

Nível escolar: Graduação

Local de realização da pesquisa: UFSM

Link da dissertação: http://cascavel.cpd.

ufsm.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8761

Nome do aluno: SHAYENE VIEIRA MOSSI

Ano de ingresso: 2014

Ano de defesa: 2016

Nome da dissertação: ANÁLISE DISCURSIVA DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS MOBILIZADAS POR LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM

Área de concentração: Educação Matemática

Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos

Palavras-chave: Registros de representação semiótica. Funções. Análise discursiva. Licenciatura em Matemática.

Sujeitos: alunos do curso de Matemática Licenciatura

Nível escolar: Graduação

Local de realização da pesquisa: UFSM

Link da dissertação: http://cascavel.cpd.

ufsm.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8726

Nome do aluno: TIELE AQUINO SCHUNEMANN

Ano de ingresso: 2014

Ano de defesa: 2016

Nome da dissertação: MATEMÁTICA FINANCEIRA: UMA META-ANÁLISE SOB O PONTO DE VISTA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA

Área de concentração: Educação Matemática

Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos

Palavras-chave: Matemática Financeira. Educação Financeira. Registros de Representação Semiótica. Meta-análise.

Sujeitos: —

Nível escolar: —

Local de realização da pesquisa: —

Link da dissertação: http://cascavel.cpd.

ufsm.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8811

Nome do aluno: WILIAN SCHMIDT

Ano de ingresso: 2014

Ano de defesa: 2016

Nome da dissertação: RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO: UMA META-ANÁLISE A PARTIR DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA

Área de concentração: Educação Matemática

Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos

Palavras-chave: Raciocínio Combinatório. Meta-análise. Registros de representação.

Sujeitos: —

Nível escolar: —

Local de realização da pesquisa: —

Link da dissertação: http://cascavel.cpd.

ufsm.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8810

Nome do aluno: ALEXANDRE XAVIER DOS SANTOS

Ano de ingresso: 2015

Ano de defesa: 2017

Nome da dissertação: UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA COM MODELAGEM MATEMÁTICA PARA A APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE VOLUME EM UMA ESCOLA MILITAR DO RS

Área de concentração: Educação Matemática

Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos

Palavras-chave: Aprendizagem significativa. Modelagem matemática. UEPS. Volume.

Sujeitos: alunos do terceiro ano do Ensino Médio

Nível escolar: Ensino Médio

Local de realização da pesquisa: Colégio Tirandentes – São Borja

Link da dissertação: https://repositorio.

ufsm.br/bitstream/handle/1/13501/DIS_

PPGEMEF_2017_SANTOS_ALEXANDRE.

pdf?sequence=1&isAllowed=y

Nome do aluno: ÂNGELA JOANELLA CARDOSO ROCHA

Ano de ingresso: 2015

Ano de defesa: 2017

Nome da dissertação:

Área de concentração: Educação Matemática

Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos

Palavras-chave:

Sujeitos: —

Nível escolar: —

Local de realização da pesquisa: —

Link da dissertação:

Nome do aluno: CAROLINE RODRIGUES TRINDADE

Ano de ingresso: 2015

Ano de defesa: 2017

Nome da dissertação:

Área de concentração:

Linha de pesquisa:

Palavras-chave:

Sujeitos: —

Nível escolar: —

Local de realização da pesquisa: —

Link da dissertação:

Nome do aluno: HAKEL FERNANDES DE AWILA

Ano de ingresso: 2015

Ano de defesa: 2017

Nome da dissertação: UMA ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DO GEOGEBRA COMO RECURSO INTERATIVO PARA O ESTUDO DE ÁREAS E VOLUMES

Área de concentração: Educação Matemática

Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos

Palavras-chave: Área. Volume. Área e volume.Sequência didática. GeoGebra.

Sujeitos: Calouros de Graduação de Matemática da UFSM

Nível escolar: Graduação.

Local de realização da pesquisa: Universidade Federal de Santa Maria

Link da dissertação: https://repositorio.

ufsm.br/bitstream/handle/1/13531

/DIS_PPGEMEF_2017_AWILA%20_

HAKEL.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Nome do aluno: IVONETE PEREIRA AMADOR

Ano de ingresso: 2015

Ano de defesa: 2017

Nome da dissertação: A MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO VISANDO CONHECER AS PRINCIPAIS DIFICULDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CACHOEIRA DO SUL (RS)

Área de concentração: Educação Matemática

Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos

Palavras-chave: Matemática. Dificuldades. Ensino. Aprendizagem.

Sujeitos: Professores e alunos dos anos finais do Ensino Fundamental em escolas municipais rurais e urbanas de Cachoeira do Sul/RS

Nível escolar: Ensino Fundamental

Local de realização da pesquisa: Escolas de Cachoeira do Sul (RS)

Link da dissertação: https://repositorio.

ufsm.br/bitstream/handle/1/14478/

DIS_PPGEMEF_2017_

AMADOR_IVONETE.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Nome do aluno: JANAINA DA SILVA CÔRREA

Ano de ingresso: 2015

Ano de defesa: 2017

Nome da dissertação: REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA MOBILIZADOS NA OBTENÇÃO DO VOLUME DE UM CILINDRO: UMA ATIVIDADE ORIENTADA PELOS PRINCÍPIOS DA MODELAGEM MATEMÁTICA

Área de concentração: Educação Matemática

Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos

Palavras-chave: Registros de representação semiótica. Volume do cilindro. Modelagem matemática. Geometria espacial.

Sujeitos: Acadêmicos do curso de Matemática Licenciatura da UFSM

Nível escolar: Graduação

Local de realização da pesquisa: Universidade Federal de Santa Maria

Link da dissertação: https://repositorio.

ufsm.br/bitstream/handle/1/13481/DIS

_PPGEMEF_2017_CORREA_JANAINA.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Nome do aluno: JULIANE DE CARLA BERLANDA

Ano de ingresso: 2015

Ano de defesa: 2017

Nome da dissertação: MOBILIZAÇÕES DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NO ESTUDO DE TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA

Área de concentração: Educação Matemática

Linha de pesquisa: Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Matemática

Palavras-chave: Trigonometria no triângulo retângulo. GeoGebra. Registros de representação semiótica. Engenharia didática.

Sujeitos: Alunos do primeiro ano do Ensino Médio de escola pública estadual do município de Erechim, RS

Nível escolar: Ensino Médio

Local de realização da pesquisa: Escola Pública Estadual de Erechim (RS)

Link da dissertação: https://repositorio.

ufsm.br/bitstream/handle/1/13533/DIS_

PPGEMEF_2017_BERLANDA_JULIANE.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Nome do aluno: KAREN RODRIGUES COPELLO

Ano de ingresso: 2015

Ano de defesa: 2017

Nome da dissertação: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E FUNÇÕES PEDAGÓGICAS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA SÉRIE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO

Área de concentração: Educação Matemática

Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos

Palavras-chave: História da Mátemática. Funções pedagógicas e perspectivas teóricas.

Sujeitos: —

Nível escolar: —

Local de realização da pesquisa: —

Link da dissertação: https://repositorio

.ufsm.br/bitstream/handle/1/13786

/DIS_PPGEMEF_2017_COPELLO_KAREN.

pdf?sequence=1&isAllowed=y

Nome do aluno: MALUZA GONÇALVES DOS SANTOS

Ano de ingresso: 2015

Ano de defesa: 2017

Nome da dissertação: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO RIO GRANDE DO SUL: DIÁLOGOS COM PROFESSORES FORMADORES

Área de concentração: Educação Matemática

Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos

Palavras-chave: Licenciatura em educação do campo. Professores formadores. Educação matemática.

Sujeitos: Professores formadores do componente curricular voltado a área de Educação Matemática dos curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza, de três instituições de Ensino Federal do RS

Nível escolar: Graduação

Local de realização da pesquisa: UFRGS, UNIPAMPA – Dom Pedrito, UFFS – Erechim

Link da dissertação: https://repositorio.

ufsm.br/bitstream/handle/1/13497/DIS

_PPGEMEF_2017_SANTOS_MALUZA.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Nome do aluno: MÁRCIO RICARDO DA SILVA HAETINGER

Ano de ingresso: 2015

Ano de defesa: 2017

Nome da dissertação: A CANOAGEM COMO ESPAÇO NÃO FORMAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Área de concentração: Educação Matemática

Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos

Palavras-chave: Canoagem. Educação matemática. Espaço não formal.

Sujeitos: grupo de jovens canoístas, participantes de um projeto social e que praticam como atividade esportiva a canoagem, junto as margens do Rio Jacuí, em Cachoeira do Sul/RS

Nível escolar: Espaço não formal

Local de realização da pesquisa: —

Link da dissertação: https://repositorio.

ufsm.br/bitstream/handle/1/13532/DIS

_PPGEMEF_2017_HAETINGER_MARCIO.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Nome do aluno: NANDYNE LONDERO

Ano de ingresso: 2015

Ano de defesa: 2017

Nome da dissertação: EXPLORANDO RECURSOS DO GEOGEBRABOOK NO ESTUDO DE QUÁDRICAS A PARTIR DE DIFERENTES REPRESENTAÇÕES

Área de concentração: Educação Matemática

Linha de pesquisa: Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Matemática

Palavras-chave: Superfícies quádricas. GeoGebraBook. Registros de representação semiótica.

Sujeitos: —

Nível escolar: —

Local de realização da pesquisa: —

Link da dissertação: https://repositorio.

ufsm.br/bitstream/handle/1/13480/DIS_

PPGEMEF_2017_LONDERO_NANDYNE.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Nome do aluno: PRISCILA ARCEGO

Ano de ingresso: 2015

Ano de defesa: 2017

Nome da dissertação: REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS MOBILIZADAS NO ESTUDO DA ÁREA DO CÍRCULO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Área de concentração: Educação Matemática

Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos

Palavras-chave: Registros de representação semiótica. Apreensões. Ensino de geometria. Área do círculo. Ensino Fundamental.

Sujeitos: estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental

Nível escolar: Ensino Fundamental

Local de realização da pesquisa: Escola de Ensino Fundamental

Link da dissertação:https://repositorio.

ufsm.br/bitstream/handle/1/13530/DIS_

PPGEMEF_2017_ARCEGO_%20PRISCILA.pdf?sequence=1&isAllowed=y