Ir para o conteúdo PPGENF Ir para o menu PPGENF Ir para a busca no site PPGENF Ir para o rodapé PPGENF
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Objetivo, Área de concentração, Linha de Pesquisa, Grupos e Núcleos de Pesquisa

 
O Programa de Pós Graduação em Enfermagem (PPGENF) está lotado no Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Santa Maria Campus Sede em Camobi, cidade de Santa Maria no Estado do Rio Grande do Sul. Compreende os Cursos stricto sensu Acadêmico na Área de Enfermagem de Mestrado e Doutorado. 
 
O objetivo é qualificar enfermeiros e profissionais do campo da saúde capazes de produzir conhecimento científico com domínio de concepções teóricas, metodológicas e tecnológicas de cuidado, educação, trabalho em enfermagem e saúde. 
 
A Área de concentração é “Cuidado, Educação e Trabalho em Enfermagem e Saúde” que compreende estudos sobre cuidado, educação, trabalho e gestão em enfermagem e em saúde, para a produção de conhecimento, tecnologia e inovação, contribuindo com a construção e consolidação de políticas públicas.
 
As Linhas de Pesquisa do PPGENF são: Cuidado e Educação em Enfermagem e Saúde e Trabalho e Gestão em Enfermagem e Saúde.
 
A Linha de Pesquisa Cuidado e Educação em Enfermagem e Saúde, conhecida como Linha do Cuidado, congrega estudos sobre o cuidado e educação às pessoas e famílias, nos diversos ciclos da vida, inseridos no contexto das políticas públicas.  Os Grupos vinculados a esta Linha são: 
 
Trabalha com temáticas relacionadas a Educação, Saúde e Enfermagem, práticas de cuidado de enfermagem e saúde durante o processo de viver e morrer e tecnologias nos vários cenários de atuação em enfermagem. O GEPES é coordenado pelas professoras Dra. Elisabeta Albertina Nietsche e Dra. Silvana Bastos Cogo. Tendo como colaboradora a professora Dra. Graciela Dutra Sehnem.
 
Trabalha com Produção de Tecnologias Educativas na promoção da saúde em Segurança Alimentar e Nutricional e cuidado de crianças pequenas, de Boas Práticas na Atenção ao Parto e Nascimento, na atenção às pessoas com HIV e sífilis e atenção à saúde da mulher em situação de violência. As temáticas são sustentadas pela Prática Baseada em Evidências e a execução é pautada no modelo conceitual da Tradução do Conhecimento em Ação. Integram o PEFAS as professoras pesquisadoras Dra Aline Cammarano Ribeiro e Dra Tassiane F. Langendorf e sua coordenação é compartilhada pelas professoras Dra. Cristiane Cardoso de Paula e Dra. Stela Maris de Mello Padoin.
 
Sob liderança das professoras Dra. Daiana Foggiato de Siqueira e Dra. Cristiane Arnemann, conta com a colaboração da idealizadora do grupo Profa. Dra. Marlene Gomes Terra e atua nas linhas de pesquisa “Saúde Mental e Substâncias Psicoativas” e “Educação e Formação em Saúde”. Integra estudantes da graduação e pós-graduação, pesquisadores e trabalhadores dos serviços de saúde.
 
Trabalha com temáticas relacionadas ao cuidado à criança, adolescente e suas famílias no contexto da cronicidade; crianças com necessidades especiais de saúde; políticas e práticas na saúde do neonato, criança, adolescente e suas famílias. O CRIANDO é coordenado pela professora Dra. Eliane Tatsch Neves e, tendo como colaboradores externos as professoras Dra. Neila Santini de Souza, Dra. Andressa de Silveira, Dra. Beatriz Tozzo e os professores Dr. Leonardo Bigolin e Dr. Rivaldo Farias.
 
          O Núcleo de Estudos em Cuidado e Família, integra o Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem, dedica-se a estudos e pesquisas relacionadas a família, cuidador familiar, experiência de adoecimento por situações crônicas, cuidados de enfermagem, estomias e tecnologias cuidativo-educacionais, desde 2015.. O NECFAM é coordenado pela Profa Dra Nara Marilene Oliveira Girardon-Perlini.
          O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão Práticas de Cuidado nos Cenários da Saúde, integra o Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem, trabalha com as temáticas das Doenças Crônicas Não Transmissíveis; Doenças Crônicas Transmissíveis; Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e Atenção Primária à Saúde. O PraCCeS é coordenado pela Profa. Dra. Maria Denise Schimith e Profa. Dra. Laís Mara Caetano da Silva, e conta com o professor colaborador Dr. Marcio Rossato Badke.
 
Atua com temáticas relacionadas as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, É um espaço multiprofissional vinculado ao Centro de Ciências da Saúde da UFSM que oferece à comunidade de Santa Maria e região práticas de Reiki, Auriculoterapia, Yoga Integrativo e Barras de Access e conta com a atuação de terapeutas voluntários. O LAPICS é coordenado pelo Prof Dr. Marcio Rossato Badke em colaboração com a Prof. Dra. Ângela Kemel Zanella e a Profª Drª Silvana Bastos Cogo.
 
 
A Linha de Pesquisa Trabalho e Gestão em Enfermagem e Saúde, conhecida como Linha do Trabalho, compreende estudos que contemplem o trabalho e a gestão em enfermagem e em saúde, sustentados em diferentes referenciais teóricos e metodológicos, nos diversos cenários. Os Grupos vinculados a esta Linha são:
 
Atua com as temáticas relacionadas a diferentes agravos à saúde do trabalhador e segurança do paciente, implicações éticas ao trabalho na busca de evidências que visem intervenções/estratégias para promoção de ambientes laborais saudáveis e práticas seguras. O GTESSP é coordenado pela líder Profa Dra Graziele de Lima Dalmolin e vice-líder Profa Dra Rafaela Andolhe. E conta com os professores colaboradores Profa Dra Tânia Solange Bosi de Souza Magnago (UFSM), Profa Dra Patrícia Bitencourt Toscani Greco (URI), Yuliett Mora Perez (Cuba) e Paula Andrea Cevallos Vasquez (Chile).
 
          O subgrupo de Pesquisa em Saúde do Trabalhador Trabalho e Bem-Estar (GEST) atua com temáticas relacionadas ao sono, trabalho em turnos, ritmo circadiano, qualidade de vida e aspectos psicossociais do trabalho. O GEST é coordenado pelas professoras Dra. Rosângela Marion da Silva e Dra. Carmem Lúcia Colomé Beck. Tendo como colaboradora a Profa. Dra. Alexa Pupiara F. Coelho Centenaro.
          O subgrupo Grupo de Estudos em Trabalho, Enfermagem, Saúde, Segurança e Meio Ambiente integra o Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem (GETESSMA) atua com temáticas relacionadas ao trabalho em saúde e enfermagem, ambiente de trabalho, saúde do trabalhador, condições de trabalho da enfermagem e transição do cuidado. O GETESSMA é coordenado pelas Professoras Dra Silviamar Camponogara e Dra Etiane de Oliveira Freitas.
         O subgrupo Gestão e Atenção em Saúde e Enfermagem (GASENF) desenvolve pesquisas relacionados à gestão em saúde, melhoria da qualidade da assistência, gerenciamento do cuidado e dos serviços de saúde, buscando discutir estas concepções teóricas e suas relações com a saúde do trabalhador e a organização da rede integrada dos serviços de saúde. O GASEnf é coordenado pela Profa. Dra Suzinara Beatris Soares de Lima e conta com professores colaboradores Dr. Valdecir da Costa Zavarese, Dra. Vera Regina Real Garcia da UFSM, Dra. Thaís Dresch Eberhardt (UPF) e o Profe. Dr. Paulo Jorge Pereira Alves da (Universidade Católica Portuguesa/ Portugal.
 
Atua com temáticas do campo da saúde coletiva nos diferentes espaços de produção de saúde por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão. O GEPESC é coordenado pela Profa Dra. Teresinha Heck Weiller e Profe Dr. Guilherme Pinheiro. Tendo como colaboradores externos os professores Dr. Adalvane Damasceno (UNISINOS), Dr. Pedro Palha (EERP/USP), Dra. Jaqueline Ballestero (EERP/USP) e Dra. Juliana Colomé (UFN).