Ir para o conteúdo PPGENF Ir para o menu PPGENF Ir para a busca no site PPGENF Ir para o rodapé PPGENF
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade

GRUPO DE PESQUISA CUIDADO À SAÚDE DAS PESSOAS, FAMÍLIAS E SOCIEDADE (GP-PEFAS)

Pesquisa Em Atividade

Contato:

gppefas@ufsm.br (55) 3220 8938 Prédio:26 Sala:1336 – CCS
Apresentação

O Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade (GP-PEFAS), é vinculado ao Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul/Brasil, e certificado desde 1998. Contempla um conjunto articulado de projetos de extensão e pesquisa, para subsidiar a prática baseada em evidências, com enfoque nos temas: HIV; violência contra mulher; aleitamento materno; segurança alimentar com enfoque, principalmente, na população de crianças e adolescentes.

As atividades do grupo são convergentes à política de extensão da UFSM, exercendo relevante papel democrático e público, na medida em que assume uma postura crítica diante das questões sociais e das políticas públicas. Contemplam um conjunto articulado de projetos, integrados às atividades de extensão, pesquisa e ensino, e convergem servidores técnico-administrativos e discentes da UFSM (da graduação e pós-graduação) e de outras instituições, públicas e privadas, de formação, de assistência, de gestão e de apoio à sociedade. Conta com financiamento de bolsa de pesquisadores (PQ/CNPq), de mestrado e de doutorado (CAPES), de extensão (FIEX/UFSM) e de iniciação científica (CNPq, FAPERGS e UFSM) bem como de custeio e capital com editais internos da UFSM e de agências de fomento a pesquisa.

As atividades realizadas desenvolvem-se na área do conhecimento das ciências da saúde, mais especificamente nas áreas temáticas saúde e educação, linha de extensão saúde humana, operacionalizada na promoção da saúde, humanização do atendimento nos serviços, prestação de serviços institucionais em hospitais universitários e outros cenários, atenção à saúde de pessoas em diferentes fases do desenvolvimento humano e problematização do cotidiano na educação e na saúde.
Para tanto, o grupo articula a produção do conhecimento em parceria com outros grupos de pesquisa, nacional e internacionalmente, e as pesquisas possuem um caráter intersetorial e multicêntrico, o que possibilita a convergência de diferentes olhares, a discussão interdisciplinar e a aproximação de profissionais e estudantes, bem como a articulação da pesquisa com o ensino e a assistência, visando a prática baseada em evidências.

Objetivos:

Articular graduação e pós-graduação, no interesse do ensino, da pesquisa e da extensão para o desenvolvimento do conhecimento em Enfermagem e na Saúde, reconhecendo a diversidade e complementaridade do pensar crítico inserido na prática profissional interdisciplinar.

Oportunizar o aprimoramento de habilidades dos estudantes e profissionais membros do grupo, com foco na pesquisa científica; tendo como premissa o comprometimento ético com as pessoas, famílias e sociedade.

Produzir e disseminar conhecimento técnico-científico e de relevância social para a prática baseada em evidência, inclusive construção/fortalecimento de tecnologias inovadoras de cuidados em Enfermagem e na Saúde, coerentes aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.

O GP-PEFAS está vinculado as redes de pesquisa:
  • Rede Internacional de Enfermagem em Saúde Infantil (RED ENSI)
  • Rede Internacional de Enfermagem em Saúde Materna-Neonatal (SAMANEO)
  • Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (RBPSSAN)
  • Rede de Estudos de Tecnologias Educacionais (RETE)

Gestão de líderança

  • 1998-2001 Stela Maris de Mello Padoin
  • 2002-2005 Stela Maris de Mello Padoin & Eliane Tatsch Neves
  • 2006-2009 Cristiane Cardoso de Paula & Stela Maris de Mello Padoin
  • 2010-2013 Stela Maris de Mello Padoin & Marlene Gomes Terra
  • 2014-2017 Stela Maris de Mello Padoin & Cristiane Cardoso de Paula
  • 2018-2021 Cristiane Cardoso de  Paula e Stela Maris de Mello Padoin
  • 2017-2021 Cristiane Cardoso de Paula e Stela Maris de Mello Padoin

Para acessar a normativa do GP-PEFAS clique aqui

Em 2017 houve um desdobramento do GP-PEFAS na criação de outros dois grupos de pesquisa. Isso decorreu da necessidade de dar visibilidade as linhas de pesquisa com a especificidade temática de saúde do neonato, da criança e do adolescente, bem como da saúde mental, as quais integraram  GP-PEFAS desde a sua criação e no decorrer de 20 anos se consolidaram em projetos e produções que culminaram na composição dos seguintes grupos de pesquisa, liderados por pesquisadoras egressas:

  • Marlene Gomes Terra

GP: Cuidado em Saúde Mental e Formação em Saúde

  • Eliane Tatsch Neves – PQ2/CNPq

GP: Saúde do neonato, criança, adolescente e família