Ir para o conteúdo PPGEP Ir para o menu PPGEP Ir para a busca no site PPGEP Ir para o rodapé PPGEP
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Dissertação do PPGEP recebe premiação da ABEPRO



dissertação de mestrado do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da UFSM intitulada “Gráficos de controle para dados do tipo taxas e proporções autocorrelacionados”, de autoria de Cátia Michele Tôndolo e orientada pelo professor Fábio Mariano Bayer, recebeu o Prêmio Abepro de Trabalhos Científicos de 2016.

Nesta dissertação, são propostos novos gráficos de controle para dados autocorrelacionados. Em específico, é considerado o caso em que se deseja controlar estatisticamente dados do tipo taxas, proporções e frações, na presença de correlação temporal. Dados com essas características são amplamente encontrados em problemas industriais, como fração de dados não conformes, epidemiológicos e ambientais.

O documento apresenta um revisão do estado da arte, introduzindo as alternativas encontradas na literatura para controle estatístico de dados duplamente limitados autocorrelacionados, até introduzir os gráficos de controle propostos. Os métodos propostos são descritos com rigor matemático/estatístico adequado e extensivamente avaliados por meio de simulações de Monte Carlo. Os resultados numéricos via simulações evidenciam melhor desempenho dos métodos propostos frente aos encontrados na literatura.

Mais informações no site da premiação.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-551-339

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes