Ir para o conteúdo PPGEP Ir para o menu PPGEP Ir para a busca no site PPGEP Ir para o rodapé PPGEP
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Aproveitamento de Créditos ou Dispensa de Disciplinas

O aluno de mestrado e doutorado poderá solicitar o aproveitamento ou a dispensa de disciplinas já cursadas na UFSM como aluno especial e regular e em outras instituições de ensino superior, ao critério do Colegiado do programa.

Conforme Art. 53: poderá ser solicitado aproveitamento de créditos obtidos em disciplinas ou atividades de cursos de pós-graduação de outras instituições ao colegiado do programa, respeitando o regulamento de cada programa. (Regimento Geral da Pós-Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu da UFSM)

As disciplinas de Docências Orientadas não são possíveis de aproveitamento.

  • No curso de Mestrado podem ser aproveitados até 9 (nove) créditos através de disciplinas de outros cursos, incluindo as realizadas na modalidade Aluno Especial;
  • No curso de Doutorado podem ser aproveitados até 24 (vinte e quatro) créditos através de disciplinas de outros cursos, incluindo as realizadas na modalidade Aluno Especial.

Para requerer o aproveitamento ou a dispensa de disciplinas, o aluno deverá seguir o passo-a-passo:

I – Preencher o (1) Requerimento de Dispensa ou Aproveitamento de Disciplinas (requerimento em .PDF ou em .DOC), e efetuar a abertura do processo PEN da UFSM (Processo Eletrônico Nacional), anexando o (2) histórico escolar (constando as disciplinas cursadas com o conceito de aprovação) no âmbito da UFSM. Para as disciplinas cursadas externamente a UFSM, o aluno deverá ser anexar a (3) ementa e programa da disciplina;
III – Após a abertura do processo, este deverá ser tramitado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (código 07.10.02.00.0.0 – CURSO-PROGRAMA PG ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – CPPGEP) para a apreciação do colegiado;
IV – A secretaria recebe e confere a documentação, caso não esteja de acordo, retorna ao aluno para correção;
V – As disciplinas cursadas externamente à UFSM e ao PPGEP, serão analisadas, primeiramente, pelo orientador do aluno que irá verificar a viabilidade de aproveitamento à pesquisa a ser desenvolvida;
VI – Após, o colegiado irá apreciar o pedido, deferir ou indeferir, a solicitação, e que constará em ata da reunião;
VII – A secretaria de PPGEP irá dar conhecimento ao aluno sobre a decisão e tramitará o processo PEN ao DERCA para a inclusão no histórico escolar do acadêmico(a). Após o processo será arquivado.

Dados para preenchimento do Requerimento de Dispensa ou Aproveitamento de Disciplinas (requerimento em .PDF ou em .DOC):

– Código do curso: 1059 para mestrado; e 1141 para doutorado.
– Para as disciplinas cursadas na UFSM, preencher no local espaço em cor cinza, código e nome da disciplina a ser dispensada.
– Para disciplinas cursadas em outras instituições, preencher no local espaço em cor cinza, deixar o espaço de “Código da disciplina” sem preenchimento, e preencher com o nome da disciplina cursada de acordo com o histórico escolar, no espaço “Nome da disciplina a ser dispensada” (conforme a figura abaixo) .

Para os testes de suficiência, verificar as instruções aqui; Após isso, abrir o processo no PEN com o (1) requerimento disponível aqui e o (2) certificado de aprovação no teste.

Tutorial para a abertura e tramitação do Processo Eletrônico Nacional – PEN/UFSM para requerer o Aproveitamento e Dispensa de Disciplinas de Pós-Graduação:

  • Na barra superior, selecionar NOVO.

  • Irá aparecer esta tela para NOVO PROCESSO ELETRÔNICO.

 

=> O item ‘Tipo documental’ refere-se a qual tipo de processo você está abrindo e que é: Solicitação de aproveitamento de disciplinas de pós-graduação – APG (134.23).

 

  • O campo ‘Procedência’ virá preenchido automaticamente com o nome do aluno de acordo com o Tipo documental. Poderá vir mais de número de matrícula, procure a que se refere o processo.

=> Na ‘Descrição’ o sistema já carrega automaticamente a descrição padrão, mas poderá ser complementado.

  • Ao completar os campos da tela inicial (acima), SALVAR o processo, e avançar para a inclusão dos documentos.
    O processo já está criado e já possui um NUP (Número Único de Protocolo) que inicia por 23081., (anote esse número).

  • Na tela acima, Documentos, já constam algumas opções de Tipos de Documentos. Para adicionar, você deve clicar no ícone +Adicionar, que aparece à frente do documento. 

⇒Documentos obrigatórios a serem anexados:
– Requerimento de Dispensa ou Aproveitamento de Disciplinas (requerimento em .PDF ou em .DOC)
– Histórico escolar das disciplinas cursadas;
– Demais documentos a serem anexados (disciplinas cursadas externamente a UFSM, deverá ser anexada a ementa e programa da disciplina), devem ser adicionados pelo botão Inserir outros documentos, conforme a figura abaixo.

  • Para a tela abaixo, Tipo documental procure os documentos como exemplo: Histórico escolar de mestrado/doutorado (134.41), ou a opção que for necessária; Ementa de disciplinas de mestrado/doutorado (132.3).
     Após a adição de cada documento clicar em ADICIONAR.
  • Na opção de ‘Pessoa responsável pela guarda’ deve ser indicado quem tem a guarda do documento original utilizado, ou seja, nome do aluno, sendo que as opções que vêm preenchidas podem ser alteradas conforme necessidade.

  • Após incluídos os documentos, e salvar, não é mais possível remover os arquivos. Então, antes de salvar, você pode conferir o arquivo incluído no botão ‘Detalhes’, e se for o caso, excluir o item antes de salvar.
  • Conforme tela abaixo, ir em TRAMITAR.

Na próxima tela, abaixo, tramitar o processo ao PPGEP (código 07.10.02.00.0.0 – CURSO-PROGRAMA PG ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – CPPGEP), colocar o despacho e TRAMITAR.

 

Para acompanhar o processo, consulte pelo NUP (Número Único de Protocolo), acessando o Portal Documentos e ou  pelos campos disponíveis na consulta, como nome do interessado, tipo documental, etc, ou, ainda, o aluno pode acompanhar o processo fazendo login no Portal Documentos, ir na aba ‘Meus Documentos’, ‘Interessado’.

O DAG tornou acessível o tutorial genérico que orienta a abertura de processos no PEN-SIE:
https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/416/2020/05/tutorial-de-abertura-pensie.pdf