Ir para o conteúdo PPGEP Ir para o menu PPGEP Ir para a busca no site PPGEP Ir para o rodapé PPGEP
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Defesa da Dissertação

Para abrir o processo de solicitação de defesa de dissertação (ao final do curso), é necessário que o aluno esteja com seu Plano de Estudos devidamente cumprido. Ou seja, o Plano de Estudos deve estar igual ao Histórico Escolar (mesmo código de disciplina, mesmo nome da disciplina e mesmo número de créditos). Se houver divergências, o discente deve solicitar a alteração do Plano de Estudos no Portal do Aluno e tramitar para o seu orientador.

É responsabilidade do discente a abertura online do processo de defesa, no Portal do Aluno, em Pós-Graduação/Defesa de MDT, pelo menos 30 dias antes da data da defesa.

A comissão examinadora será constituída de três membros efetivos (sendo um deles membro externo à UFSM) e um suplente. A presidência dos trabalhos na comissão examinadora será exercida pelo professor orientador, e os demais membros deverão possuir o título de doutor.

É necessário pelo menos um membro externo à UFSM para composição da banca. Para preenchimento da solicitação de defesa é preciso ter o nome completo, CPF, data de nascimento e Instituição de origem dos membros externos à UFSM. 

A coleta dos dados pessoais do membro externo (nome completo, CPF, data de nascimento e Instituição de origem – disponível no lattes) são de responsabilidade do discente.

A abertura do processo de solicitação de defesa de dissertação é de responsabilidade do discente, que preencherá formulário específico no Portal do Aluno, em Pós-Graduação/Defesa de MDT e o encaminhará ao Professor Orientador.

Esta é uma responsabilidade de todo discente de pós-graduação. Além disso, é importante que o aluno saiba que, uma vez aberto o processo de defesa de dissertação, não é mais permitido alterar o Plano de Estudos.

Informativos importantes: