Ir para o conteúdo PPGEP Ir para o menu PPGEP Ir para a busca no site PPGEP Ir para o rodapé PPGEP
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Exame de Qualificação

O exame de qualificação tem o objetivo de avaliar e qualificar o projeto de pesquisa, bem como a capacidade do mestrando em sua consecução.

No exame de qualificação serão avaliados o projeto de pesquisa, a sua originalidade, os resultados parciais quando disponíveis, a competência e o potencial do discente para conduzir pesquisas inovadoras, e de uma maneira criativa na área de estudo, e seus conhecimentos gerais de ciência e pesquisa.

O discente somente poderá requerer e prestar o Exame de Qualificação após ter concluído, no mínimo, setenta e cinco por cento dos créditos requeridos e deverá ser feito em até doze (12) meses após o ingresso do discente no Curso, sendo permitida apenas uma segunda defesa em até três (3) meses após a data da primeira. 

É responsabilidade do discente a abertura de processo à solicitação do exame de qualificação sugerindo, com a aprovação do orientador, a composição da banca examinadora.

A abertura do processo à realização do exame de qualificação deve ser efetivada em até doze meses após o ingresso no programa, sob pena do discente ser desligado do curso.

Uma vez aberto o processo solicitando o exame de qualificação pelo discente, o processo é direcionado ao orientador para anuência e, posteriormente, é enviado à coordenação do curso para submeter à análise e aprovação da banca pelo Colegiado do programa/curso.

Para abertura do processo à realização do exame de qualificação, o discente deverá trazer na secretaria do programa o requerimento preenchido e assinado: